Acre
Sem alimentação adequada, paciente sofre à míngua no Hospital do Juruá
A chamada “alimentação parenteral”está em falta na unidade.

José Orleir Marques da Fonseca, 38 anos, sofre de vasculite, uma doença silenciosa e perigosa que inflama os vasos sanguíneos
Um paciente portador de uma doença grave está internado há quase dois meses no Hospital do Juruá sem receber alimentação adequada. O operador de máquinas pesadas José Orleir Marques da Fonseca, 38 anos, sofre de vasculite, uma doença silenciosa e perigosa que inflama os vasos sanguíneos. Internado desde o dia 02 de janeiro de 2013 no Hospital Regional do Vale do Juruá, considerado um dos melhores hospitais do estado, Orleir já passou por duas cirurgias. Oitenta centímetros do intestino já foram retirados por causa da doença.
“Agora estou só com soro, suco natural e chá. A nutrição Parenteral acabou a quase uma semana. Sinto muita fome, além de dores”, disse o paciente.
Devido ao quadro clínico, o paciente precisa de Nutrição Parenteral, um tipo de alimentação que reduz as complicações provocadas pela deficiência nutricional e serve para complementar ou substituir a alimentação dada pela boca.
Além da falta da alimentação, o paciente reclama que já ficou quatro dias sem receber visita médica. “Ele (o médico) não vem aqui. E quando vem só olha e não fala nada”, diz revoltado.
Ex-colegas de trabalhos sensibilizados com a situação do amigo pedem ajuda. “A situação é triste. Queremos providência, ele precisa dessa alimentação”, disse Francisco das Chagas Silva.
Cada unidade da alimentação parenteral, em falta no Hospital regional do Juruá, custa em média 230 reais. O empresário Orleir Cameli afirmou que está disposto a ajudar, mas antes precisa de esclarecimentos da direção do Hospital. “Ele é ex-funcionário da minha empresa e quero ajudá-lo. Farei o que for preciso, mas preciso saber se eles vão deixar entrar a alimentação parenteral se for adquirida por mim. A situação do paciente é lamentável, se preciso for enviaremos ele para outro estado. Só queremos saber como ajudar” afirma o empresário.
De acordo o diretor clínico do hospital, Heitor Mesquita, o estado do paciente é grave. Mas não há necessidade de encaminhá-lo a hospitais de outros estados. “O procedimento que está sendo feito aqui é o mesmo que será usado em qualquer lugar do Brasil. O Hospital do Juruá dispõe do tratamento que este paciente precisa. Apenas a alimentação ficou em falta na empresa que nos fornece, mas nos próximos dois dias o problema estará resolvido”, garante.
Segundo ele, o tipo de alimentação só é disponibilizado à hospitais, terceiros não podem adquiri-la. Quanto a reclamação do paciente em não receber as visitas do médico responsável, ele garantiu que vai averiguar a situação para tomar os procedimentos cabíveis.
José Orleir Marques da Fonseca mora no Bairro do Telegrafo, em Cruzeiro do Sul. A esposa, que agora é a única provedora do lar, se reversa com a sogra para ficar com ele no hospital.
Glória Maria – Juruá On-line
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.