Cotidiano
Seleção confirma domínio no continente neste século
Tricampeão em 2004, 2007 e 2019, o Brasil abriu vantagem em relação ao Chile, bicampeão com as taças levantadas em 2015 e 2016. Colômbia (2001) e Uruguai (2010) foram os outros campeões no século.
Leia também
- VAR da final mostra que arbitragem foi o pior da Copa América 2019
- Everton entra para o seleto grupo de brasileiros que foram artilheiros da Copa América
- Torcida foi de vaias no início a apoio na reta final da Copa América
- Final da Copa América bate recorde de renda no futebol brasileiro
Porém, a seleção brasileira, dona de nove conquistas, ainda persegue os vizinhos argentinos e uruguaios no histórico da competição.
Sem conquistar o título desde 1993, a Argentina tem 14 troféus da Copa América. No século, foram vice-campeões em quatro ocasiões: 2004, 2007 (ambas contra o Brasil), 2015 e 2016 (ambas contra o Chile).
Já o Uruguai, campeão em 2011, ainda lidera o ranking de vencedores da Copa América, com 15 títulos. Foi também a última vez que chegaram à decisão –na atual edição, foram eliminados nos pênaltis, pelo Peru, nas quartas de final.
Depois do Brasil, Chile, Paraguai e Peru têm dois títulos cada, seguidos de Colômbia e Bolívia, com uma conquista.
É a terceira vez que a seleção brasileira se sagra campeã jogando o torneio como anfitriã. A primeira glória veio em 1919, há cem anos. Com apenas quatro participantes, todos se enfrentavam em um único turno e quem somasse mais pontos levaria o troféu.
Brasil e Uruguai encerraram a disputa com cinco pontos cada um (a vitória valia dois pontos, e ambas as seleções venceram dois jogos e empataram um). Foi necessária, então, uma partida de desempate, na qual os brasileiros venceram os uruguaios por 1 a 0, gol de Arthur Friedenreich, em duelo disputado no estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro.
A segunda taça em solo brasileiro foi erguida setenta anos depois, em 1989. A seleção ficou em segundo lugar no Grupo A, atrás do Paraguai, e se classificou à fase final da Copa América. Nesse estágio, a equipe que somasse mais pontos seria consagrada como campeã.
Com triunfos sobre a Argentina e o Paraguai, bastou uma vitória, novamente diante dos uruguaios, também por 1 a 0, para faturar o título. O gol foi marcado por Romário, no Maracanã, em mais uma conquista confirmada no Rio.
Além de levantar a taça no Rio mais uma vez, o título da atual edição tem em comum com as outras a invencibilidade da seleção brasileira. Na edição de 2019, a equipe do técnico Tite venceu Bolívia e Peru na fase de grupos e empatou sem gols com a Venezuela, classificando-se ao mata-mata com a segunda melhor campanha -atrás somente da Colômbia, 100% na primeira fase.
Nas quartas de final, o Brasil passou pelo Paraguai, nos pênaltis, depois de empate sem gols no tempo normal.
Na semifinal, fez o duelo mais aguardado da competição contra a Argentina de Lionel Messi. Com gols de Gabriel Jesus e Roberto Firmino, garantiu a ida à decisão, na qual bateu os peruanos pela segunda vez nesta competição para ficar com a taça.
Em 2020, haverá mais uma edição da Copa América, a ser disputada na Argentina e Colômbia. Chance para o Brasil seguir diminuindo a diferença para argentinos e uruguaios.
Fonte: yahoo.com
Comentários
Cotidiano
Quinari bate o Atlético Xapuriense e é o 2º finalista da Série A
Depois de uma vitória por 5 a 4, no tempo normal, e em um empate por 0 a 0, na prorrogação, o Quinari bateu o Atlético Xapuriense por 5 a 3, nas penalidades, nesse sábado, 13, no ginásio Álvaro da Silva Mota, em Xapuri, e garantiu a classificação para a final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A.
Contra Brasileia
O Quinari vai enfrentar Brasileia nas finais do Estadual. A equipe da Fronteira eliminou o Fluminense da Bahia e deixou o futsal de Rio Branco sem representante na decisão
Finais definidas
As finais do Campeonato Estadual estão programadas para os dias 20 e 27 deste mês. O primeiro jogo será disputado em Senador Guiomard e a segunda partida ocorre em Brasileia.
Comentários
Cotidiano
Grêmio Xapuriense vence a AFEX e fica com a taça do Estadual Sub-14
O Grêmio Xapuriense venceu a AFEX por 1 a 0 neste sábado, 13, no Tonicão, e conquistou o título do Campeonato Estadual Feminino Sub-14.
“Conseguimos o nosso objetivo. Tivemos uma competição difícil e o mais importante é seguir com esse trabalho com as jovens da região do Alto Acre”, declarou o técnico Tiago Luiz.
11 competições
A decisão entre Grêmio Xapuriense e AFEX marcou o fechamento da temporada de 2025 das competições promovidas pela Federação de Futebol do Acre(FFAC).
“Tivemos um calendário extenso, mas realizamos as competições dentro do programado”, afirmou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.
Comentários
Cotidiano
Inter define Tite como alvo para treinador em 2026
Clube gaúcho anunciou Abel Braga como diretor técnico e iniciou tratativas com o ex-treinador da seleção brasileira, de acordo com o portal ge
Placar
O Internacional definiu seu alvo para substituir Abel Braga no comando técnico da equipe para 2026: Tite. O portal ge informou nesta sexta-feira, 12, que o Colorado fez uma proposta ao ex-treinador de Corinthians, Flamengo e da seleção brasileira e agora espera um retorno até a próxima segunda-feira, 15. Alessandro Barcelos, presidente do Colorado, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira, 12, e falou sobre o interesse em Tite.
Ao ser questionado sobre o interesse em Tite, Barcelos negou uma “busca formal”, mas fez elogios ao treinador gaúcho de Caxias do Sul , que teve passagem vitoriosa pelo Inter, e também no rival Grêmio.
“O Tite é um grande treinador. Evidente que sempre estará na pauta na medida que decidiu voltar ao trabalho. Faz parte das movimentações, mas formalmente não tive esta conversa ainda, porque a gente entende que é necessário construir um ambiente de perfil de treinadores”, comentou o presidente do Inter.
Ainda na coletiva, Barcelos confirmou Abel Braga como diretor técnico do clube. “O Abel não parou de trabalhar desde domingo, tem trabalhado diariamente conosco, já na perspectiva da busca de um novo treinador”, disse o presidente. O mandatário ainda falou que o contrato de Abel será de um ano.
Tite: último trabalho e passagem pelo Inter
O último trabalho de Tite foi no Flamengo, entre outubro de 2023 até setembro de 2024. Sua demissão aconteceu após a eliminação do rubro-negro na Libertadores contra o Peñarol. No Mengão, o treinador conquistou o Campeonato Carioca de 2024 e comandou a equipe em 70 partidas, com 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas.
Tite chegou a acertar seu retorno ao Corinthians, pelo qual conquistou as maiores glórias de sua carreira, no meio desta temporada, mas acabou desistindo alegando problemas de saúde mental.
Tite treinou o Colorado entre junho de 2008 e outubro de 2009. Na ocasião, ganhou a Sul-Americana de 2008, o Campeonato Gaúcho de 2009 e a Copa Suruga de 2009. O treinador comandou o clube em 109 partidas, com 58 vitórias, 24 empates e 27 derrotas.






Você precisa fazer login para comentar.