Conecte-se conosco

Cotidiano

Segurança Pública realiza operação com foco no combate à criminalidade em Rio Branco

Publicado

em

Entre os conteúdos abordados estão técnicas de abordagem a veículos e pessoas, uso de armamento, munição e tiro, algemamento, sobrevivência policial e aplicação de torniquetes táticos

Segurança Pública realiza operação no fim de semana com foco no combate à criminalidade em Rio Branco. Foto: Italo Sousa/Sejusp

Durante todo o final de semana, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) realizou uma operação integrada em pontos estratégicos da capital, Rio Branco. A ação contou com a participação dos alunos do Curso de Formação de Operadores Aerotáticos (COA) e do Curso Operacional Integrado de Segurança Pública (Coisp), que estão em fase de conclusão de suas formações.

A operação teve como objetivo reforçar o combate à criminalidade e garantir a presença ostensiva das forças de segurança nas áreas mais sensíveis da cidade. Segundo o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, a mobilização representa o compromisso do governo com a segurança da população. “Estamos intensificando as ações integradas e ampliando a presença das forças de segurança nos bairros com maior incidência de ocorrências. Essa operação mostra a importância da capacitação contínua dos nossos agentes e do fortalecimento do Sistema Integrado de Segurança Pública”, destacou.

A operação consolida a integração entre capacitação e atuação prática no combate à criminalidade. O coordenador do Coisp, Fabrizzio Sobrera, ressaltou o papel formativo da ação para os alunos, além do impacto direto na segurança da comunidade. “Estamos hoje aqui na Cidade do Povo completando mais um ciclo de formação do Curso de Operações Aerotáticas, no qual também concluímos a etapa do Coisp. Aqui os alunos estão colocando em prática tudo que aprenderam durante as instruções. É, mais uma vez, a segurança pública se fazendo presente para garantir a tranquilidade da população de bem”, afirmou.

Operação teve como objetivo reforçar o combate à criminalidade e garantir a presença ostensiva das forças de segurança nas áreas mais sensíveis da cidade. Foto: Italo Sousa/Sejus

O COA, que teve início há cerca de 15 dias, visa capacitar profissionais das forças de segurança para atuação em regiões estratégicas como Rio Branco e Juruá. O curso foca em operações táticas com uso de aeronaves, resgates, patrulhamentos e missões de alto risco, ampliando a capacidade técnica das equipes envolvidas.

Já a 23ª edição do Coisp tem como missão padronizar as práticas operacionais das instituições que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp). Entre os conteúdos abordados estão técnicas de abordagem a veículos e pessoas, uso de armamento, munição e tiro, algemamento, sobrevivência policial e aplicação de torniquetes táticos, além de palestras voltadas para o aprimoramento profissional.

Um dos instrutores do curso, Alciderlando Furtado, destacou a importância da atividade prática para a formação profissional. “Tivemos uma semana intensa de capacitação e hoje estamos colocando em prática tudo que aprendemos. Esse curso integrado está sendo essencial. Aqui estamos fazendo a manutenção da ordem pública e realizando patrulhamentos, é uma experiência que reforça nossa preparação para servir com eficiência”, disse.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo