Acre
Segurança Pública foi debate da 18ª sessão da Câmara de Brasiléia

Comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Estene Barbosa Teixeira, participou da 18º Sessão em Brasiléia – Foto: Assessoria
Carlinhos do pelado PSB:
Iniciou seu discurso, falando do problema da bomba de água da Rodoviária e da dificuldade em abastecer o local que é um cartão postal da cidade. O vereador falou sobre a satisfação da visita do Comandante da Polícia Militar. Comentou sobre as atitudes que estão sendo tomadas com os vendedores ambulantes bolivianos, falou que sabe que eles prejudicam o comércio, mas disse que há vários colonos que não vendem seus produtos no município e sim, na Bolívia. Falou que a prefeitura deve tomar as providências, mas não proibir a venda de forma radical.
Indicações:
- Em sua primeira indicação solicitou que a Prefeitura Faça a manutenção da iluminação na Rodoviária na parte externa e interna do prédio.
- Pediu que o Governo Realize uma reforma no Ginásio de esportes do município.
- Solicitou que a Prefeitura De Brasileia retome as atividades do programa Brasileia Viva.
- Pediu que a Prefeitura Tome decisões com relação aos bolivianos, mas de forma que não os prejudique.
Indicou os nomes do Sr. Belarmino de honra ao mérito e ao Sr. Wilson Bezerra – Policial Federal – Título de Cidadania, para serem homenageados na Sessão Solene.
Bil PMDB:
Cumprimentou a todos, falou sobre o Projeto contra a violência na escola, realizada na Escola KJK, parabenizou a Prefeitura Pelo itinerante na propriedade do Sr. Chiquinho do Aldenir. Fez comentário sobre as manifestações ocorridas no Brasil, referentes as Obras da copa do mundo. Falou sobre o posicionamentos dos irmãos Viana sobre o G-7.
Indicações:
- Solicitou que envie documento a Empresa que está realizando obra no campo de futebol e não deu continuidade, gostaria de saber o motivo e a empresa responsável.
- Pediu que Policia Militar realize rondas na praça Hugo Poli, no local onde é a pista de Skate, está acontecendo uso de drogas durante a madrugada.
- Indicou que a Secretaria De Obras realize serviços de capina na Travessa Amélia Rocha, Bairro Raimundo Chaar.
- Sec. Realize serviços de capina na Rua 2 de novembro, Bairro Raimundo Chaar.
- Solicitou que a Prefeitura Informe como estará a situação da carrocinha e se será construído o canil no município.
- Pediu que a Prefeitura Informe sobre a Vila Brasília
- Conclui solicitando que o INCRA envie a Relação nominal das pessoas que foram contempladas com assentamento.
Erizete Lima PT:
Cumprimentou a todos, falou sobre a problemática dos vendedores ambulantes bolivianos e do constrangimento que esses vendedores causam aos munícipes. Falou também sobre a construção de um canil no município. Falou sobre a multa que a EX- Prefeita Leila Galvão recebeu com relação a seu Governo, mas enfatizou seu apoio a mesma.
Indicações:
- Indicou que a Prefeitura Tome providências em relação as famílias que ficaram desabrigadas durante a enchente, e após um ano, ainda muitas pessoas ainda não conseguiram construir sua casa ou seus pontos comerciais, sobretudo nas proximidades do Hospital.
- Pediu que a Prefeitura Dedique esforços no sentido de realizar uma reforma na Praça Hugo Poli, sobretudo na quadra. Não há bancos na praça e a quadra está danificada.
- Indicou que a Prefeitura Realize uma reforma na quadra do bairro Ferreira Silva.
- Pediu que Pref. Agilize a realização de melhorias no ramal do km 13, linha 9, Princesa. Os alunos estão andando a pé por conta das condições do ramal. Realize também melhorias na ponte da localidade.
- Finalizou pedindo que o Governo através do programa economia solidária, reúna as Instituições envolvidas no sentido de implantar o mesmo no município.
Fernanda Hassen – PT:
Cumprimentou a todos, parabenizou os vereadores pela ação nos Correios, falou sobre o itinerante realizado pelo Executivo, disse que seria interessante que fossem oferecidos outros serviços nesses atendimentos. Falou também sobre os comerciantes que perderam seus pontos durante a alagação. Parabenizou o Governo sobre a pavimentação das ruas do bairro Marcos Galvão. Falou sobre a economia solidária no município. Falou sobre a visita ao km 52 e do encontro proveitoso na comunidade. Se referiu também aos movimentos ocorridos no Brasil referentes a Copa.
Indicações:
- Em sua primeira indicação silicitou que o DNIT resolve o problema dos trechos que estão desmoronando na Br 317, Sentido Rio Branco X Brasileia.
- Pediu que Prefeitura Intervenha junto ao DNIT no que se refere aos desmoronamentos na BR.
- Solicitou que Secretaria De Saúde instale o programa Saúde do Trabalhador. Reiteração
- Pediu que que a Secretaria De Saúde encaminhe o plano de trabalho da Vigilância Sanitária.
- Solicitou que a Prefeitura Encaminhe as medidas que foram tomadas após a aprovação do Código Sanitário.
- Indicou que a Prefeitura Realize melhorias urgentes na Rua Pedro Alexandrino Neto, bairro Sumaúma.
- Pediu que Prefeitura Através da Secretaria De Obras Tome providências com relação ao esgoto da Creche municipal, que coloque bueiros.
- Solicitou que o Governo reative o Centro de reflorestaria do km 26, o local não está sendo utilizado.
- Solicitou que Prefeitura Tome providências com relação a não conclusão da obra do estádio de futebol.
- Pediu que a Prefeitura Construa uma nova garagem municipal com cobertura.
- Indicou que a Prefeitura Elabore junto a Câmara uma cartilha que contenha todas as leis do município.
- Concluiu pedindo que a Prefeitura Realize uma reforma no Parque centenário ainda para as festividades do município.
Naldo – PP:
Iniciou agradecendo ao capitão Estênio da PM pela visita a este Casa, parabenizou o executivo pela realização do itinerante e se possível que o mesmo fosse realizado no ramal do km 59. Parabenizou o Governo pela inauguração das ruas que foram contempladas com as Ruas do Povo. Comentou também sobre os atingidos da enchente que ainda não conseguiram se recuperar. Falou também sobre os preços altos dos terrenos cobrados pela imobiliária. Se referiu sobre o aniversário do Estado do Acre, ocorrido no dia 15 de junho.
Indicações:
1.indicou que a Secretaria De Obras publique o calendário de coleta de elixo.
2. solicitou que Prefeitura e Secretaria De Obras realize reposição de lâmpadas na Rua Altair Pereira Dias, Bairro Marcos Galvão.
Joelso pontes – PRP:
Cumprimentou a todos, agradeceu a vinda do Capitão da PM à Câmara. Comentou sobre a ação dos Correios e a disponibilização de policiais no local. Falou que o município receberá as máquinas para o fomento da agricultura familiar. Falou sobre o aniversário de José Guiomar dos Santos e de sua importância para o Estado do Acre.
Indicações:
- Solicitou que a Prefeitura através do Setor Competente melhore a iluminação da Rua da olaria, Bairro Sumaúma.
- Pediu que Casa do Estudante informe quais os estabelecimentos que são credenciados com meia entrada.
- Solicitou que a Prefeitura Realize melhorias em bueiro nas proximidades do Sr. Chico Caxexa, km 26.
- Pediu que Prefeitura Realize melhorias em uma ponte no ramal do km 19, linha 8.
- Indicou que Prefeitura Informe como está a construção do Posto de Saúde do km 19;
- Solicitou que Prefeitura Reponha as lâmpadas das ruas da agrovila do km 26;
- Pediu que a Prefeitura Intensifique uma operação tapa buracos nas ruas do município.
- Finalizou solicitando que a Prefeitura Realize melhorias no Bairro São João.
Marivaldo – PMDB:
Cumprimentou a todos, parabenizou os parlamentares do Acre pela defesa dos servidores públicos que pode ser demitidos. Falou sobre a visita no ramal do km 84 e o itinerante realizado pelo executivo no local. Falou sobre a dificuldade do executivo em realizar, melhorias com asfalto, tendo em vista que a usina de asfalto está quebrada. Falou sobre o início dos trabalhos nos ramais. Falou que as máquinas irão tão logo iniciar os trabalhos no bairro São João.
Tereza – PT:
Cumprimentou a todos, agradeceu a vinda do Capitão da PM à Câmara. Falou sobre o problema dos ramais do município. Falou que o pagamento de metade do 13º salário já é rotina no município. Enfatizou seu total apoio ao PT.
Indicações:
- Solicitou que a Prefeitura Informe em que situação está a negociação das casas das pessoas que foram atingidas pela enchente e das pessoas de baixa renda do município.
- Pediu que a Secretaria De Obras realize capina no parque da escola do km 26.
- Concluiu fazendo um Convite ao Secretário de Obras para comparecer na 19ª Sessão para falar sobre o Caso Alemão.
Mário Jorge – PSB:
Cumprimentou a todos, falou que recebeu um baixo assinado dos servidores do Hospital contra a demissão do Sr. Vildomar. Parabenizou o INCRA E A CONSUPLAN pela atividade no ramal do km 67. Falou sobre a vinda do Governador no município e a falta de divulgação desse evento. Falou ainda que o bairro Marcos Galvão não foi contemplado por completo.
Indicações:
- Em sua primeira indicação solicitou que o programa Luz para todos beneficie três famílias do ramal do km 59.
- Pediu uma Moção de Aplauso ao Capitão Estene pela ação nos Correios e pelos os Projetos no município.
- Pediu que Prefeitura Realize melhorias nos ramais do km 59 e 35.
- Solicitou que a Prefeitura Realize melhorias em uma ponte próxima Ao Sr. Tilibra, km 05.
- Conclui solicitando que a Prefeitura Realize serviços de limpeza nas laterais do ramal do Polo.
Ordem do dia:
Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 02 de 2013 que dispõe sobre a criação do conselho municipal de educação CME.
E apresentado o projeto de lei nº que dispõe sobre pagamentos de débitos ou obrigações do município”, para que seja o conhecimento e posterior aprovação dos membros desta augusta casa.
Assessoria C.M.B
Comentários
Acre
Campeão do Norte de Futsal e Tri-campeão acreana Atlético Brasileense busca mais um título após empate espetacular neste sábado
Campeão do Norte empata com o Quinari fora de casa após estar perdendo por 4 a 0; decisão será no próximo jogo, em Brasiléia ou em outra praça definida pela Fafs

Em um jogo de reviravoltas emocionantes, o Atlético Clube Brasileense garantiu um empate heroico contra o Quinari Sport Clube, na noite deste sábado, pela primeira partida da final do Campeonato Acreano de Futsal 2025. Foto: captada
O Atlético Clube Brasileense (Selecionado de Brasiléia), primeiro e único Campeão do Norte de Futsal e Tri-campeão Acreana, protagonizou uma virada histórica na primeira partida da final do Campeonato Acreano de Futsal 2025, neste sábado, dia 20. Mesmo perdendo por 4 a 0 para o Quinari Sport Clube, no ginásio José Édson Honorato, a equipe conseguiu reagir e garantir um empate heroico fora de casa, deixando a taça em aberto para o segundo jogo.
O time, que é o primeiro e único acreano campeão do Norte na modalidade Futsal e já possui três estaduais, terá agora a vantagem de decidir o título em sua cidade, diante da torcida. Na semifinal, o Brasileense havia eliminado o Fluminense da Bahia e garantido a melhor campanha da competição, o que lhe deu o direito de jogar a primeira final fora.
Agora, basta uma vitória simples em casa para que o Selecionado de Brasiléia levante a taça de campeão acreano de 2025.

O time, que já é tricampeão estadual e único campeão do Norte de Futsal, chega à decisão com a melhor campanha da competição e a confiança renovada após a reação no primeiro jogo. Foto: captada
A decisão da Fafs e recursos da Atlético Brasileense
A Federação Acreana de Futebol de Salão (Fafs) divulgou na sexta-feira (19), resposta aos recursos apresentados pelo gerência do Atlético Clube Brasileense (Selecionado de Brasiléia). Em resumo, a entidade decidiu manter até então a perda de três mandos de quadra do time do interior.
A decisão inicial da Fafs ocorreu em virtude da série de ocorrências do duelo de volta das semifinais do Campeonato Acreano de Futsal Série A entre Atlético Clube Brasileense (Selecionado de Brasiléia) e Fluminense da Bahia, na última sexta-feira (12), no ginásio poliesportivo Eduardo Lopes Pessoa, na fronteira.
Na ocasião, a Fafs levou em consideração: tentativas de torcedores em derrubar uma das traves; puxão na camisa do árbitro Talisson Gomes – o que levou a paralisação do jogo – e arremessos de “bomba, latas de cervejas e pedras de gelo” da torcida na quadra.

Atlético Brasileense, que saiu de 4 a 0 para igualar o placar, precisa vencer em casa para conquistar o título estadual de 2025. Foto: cedida
Apesar do Atlético Clube Brasileense (Selecionado de Brasiléia) alegar que a perda de mandos de quadra não consta no artigo 25 do regulamento da competição, base para aplicação da punição, a Fafs destacou que a pena está prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), e que entidade – assim como as demais – está submetida.
Veja abaixo o que diz o artigo 25 do regulamento da competição:
- “Caso venham a ocorrer quaisquer animosidades, agressões, tentadas ou consumadas, física ou verbal, brigas, tumultos de qualquer natureza ou incidentes que venham causar, ou não, suspensão ou paralisação de jogo, arremesso de objetos ou líquidos de qualquer espécie dentro da quadra, independente de serem os autores membros das comissões técnicas, atletas, funcionários, colaboradores, dirigentes ou integrantes das torcidas, as equipes responsáveis, visitantes ou não, são passíveis de apenação, independentemente da ordem ou sequência de aplicação, com as seguintes sanções: Suspensão ou fim do jogo, Exclusão do jogador ou equipe da competição”.
A Fafs considerou ainda que, a perda dos três mandos de quadra, representam uma punição “sevara, de caráter pedagógico”, e “proporcional à gravidade dos fatos”. Na decisão, a Fafs informou ainda que será responsável por definir onde o Atlético Clube Brasileense (Selecionado de Brasiléia) vai mandar o segundo jogo da decisão: Rio Branco, Senador Guiomard ou em Xapuri.

Brasiléia x Fluminense da Bahia – semifinal volta Acreano de Futsal Série A. Foto: Divulgação/Fafs
Desta forma, a Federação Acreana de Futebol de Salão (Fafs) negou o recurso apresentado pela equipe do Fluminense da Bahia, que pedia a exclusão do Atlético Clube Brasileense (Selecionado de Brasiléia) com base no artigo 25 do regulamento da competição do futsal acreano.
Ida da final neste sábado
Quinari Sport Clube e Atlético Clube Brasileense (Selecionado de Brasiléia) se enfrentaram neste sábado (20), o jogo aconteceu às 19h, na cidade de Senador Guiomard, no primeiro jogo da decisão do estadual de futsal, com placar de 4+4. Os detalhes da segunda partida – dia, local e horário – ainda serão definidos pela Fafs.
Em caso de empate no número de pontos ganhos após o término de ambos os jogos, o confronto vai para prorrogação. Se persistir a igualdade no tempo extra, o campeão será definido nos pênaltis.
Com informações de Kelton Pinho
Comentários
Acre
Polícia Militar prende suspeito de agiotagem em agência bancária de Sena Madureira
A Polícia Militar do Acre, por meio do 8º Batalhão, prendeu um homem suspeito de envolvimento com a prática de agiotagem, na tarde desta sexta-feira, 20, em uma agência bancária localizada no centro de Sena Madureira.
A ação teve início após denúncia indicando que um indivíduo estaria dentro do banco portando diversos cartões de benefícios sociais e realizando saques de forma suspeita. Diante das informações repassadas, uma guarnição foi deslocada ao local para averiguação.
Ao chegar à agência, os policiais identificaram um homem com as características informadas, que realizava saque em um dos caixas eletrônicos e demonstrou nervosismo ao perceber a presença da equipe. Durante a abordagem, foi constatado que o suspeito estava de posse de vários cartões bancários, incluindo cartões de programas sociais, além de uma quantia significativa em dinheiro.
Na verificação, os militares apreenderam mais de 20 cartões bancários, comprovantes de saque, dinheiro em espécie e objetos pessoais. De acordo com a Polícia Militar, os indícios apontam para um possível esquema de usura, no qual cartões de terceiros seriam retidos como forma de garantia para empréstimos de dinheiro com cobrança de juros acima do permitido por lei.
O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira, juntamente com todo o material apreendido, para a adoção dos procedimentos cabíveis. A ocorrência foi registrada como usura pecuniária, conforme previsto na legislação vigente.
Comentários
Acre
Plácido de Castro lideram taxa de mortalidade no Acre, já Assis Brasil e Brasiléia lidera na região do alto acre, aponta IBGE
Município registrou 6,3 mortes a cada mil habitantes em 2024, seguido por Santa Rosa do Purus e Epitaciolândia; dados reforçam tendência histórica no estado

Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) colocam o município de Epitaciolândia, com 6,1 óbitos por mil habitantes. Foto: arquivo
Plácido de Castro, município de pouco mais de 16 mil habitantes, encerrou 2024 com a maior taxa proporcional de mortalidade do Acre: 6,3 mortes a cada mil moradores. Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último dia 10, colocam o município à frente de Santa Rosa do Purus e Epitaciolândia, ambas com 6,1 óbitos por mil habitantes.
A taxa, que considera a proporção de mortes em relação ao tamanho da população, permite comparar municípios de diferentes portes. Os números reforçam uma tendência já observada em anos anteriores no estado. Em 2021, por exemplo, o Acre havia registrado redução de 5,8% nas mortes em relação a 2020, mas ainda assim permanecia acima da média nacional.
Já entre os municípios mais populosos do estado, Cruzeiro do Sul e Rio Branco registraram 5,2 mortes por mil habitantes em 2024. A capital acreana tem população estimada em 364.756 pessoas, enquanto Cruzeiro do Sul reúne cerca de 91.888 moradores.
Outras cidades com taxas elevadas foram Senador Guiomard, com 5,6 óbitos por mil habitantes, Assis Brasil, com 5,4, Brasiléia, com 5,3, Capixaba, com 5,1, e Feijó, que fechou o ano com 5 mortes por mil habitantes.
Por outro lado, municípios com menor população registraram os menores índices proporcionais de óbitos no estado. Porto Walter teve 1,9 morte por mil habitantes, Jordão registrou 2,2, e Marechal Thaumaturgo, 2,5 óbitos por mil moradores em 2024.

As cidades com taxas elevadas foram Senador Guiomard, com 5,6 óbitos por mil habitantes, Assis Brasil, com 5,4, Brasiléia, com 5,3, Capixaba, com 5,1, e Feijó, que fechou o ano com 5 mortes por mil habitantes. Foto: arquivo
Também aparecem abaixo da média estadual Rodrigues Alves, com 3,3, Acrelândia, com 3,6, Bujari, com 3,8, e Manoel Urbano, que marcou 4,3 óbitos por mil habitantes.
O levantamento integra as Estatísticas do Registro Civil de 2024 do IBGE, que detalham os registros de óbitos em todo o país. Apesar de não representar o número absoluto de mortes, o índice revela a intensidade relativa dos óbitos em cada localidade, servindo como um importante indicador para políticas públicas de saúde e planejamento.

Com taxas elevadas está Assis Brasil, com 5,4 e Brasiléia, com 5,3, que fechou o ano com 5 mortes por mil habitantes, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foto: arquivo












Você precisa fazer login para comentar.