Cotidiano
Segurança investiga vídeos em que facções brigam por território no AC e critica ‘idolatria ao crime’
Secretário de segurança disse que quem for identificado vai ser representando por organização criminosa.

Segurança investiga vídeos em que facções brigam por território no AC — Foto: Hugo Costa/CBN
Por Alcinete Gadelha, G1 AC — Rio Branco
Após circulação de vídeos em que grupos criminosos brigam por território no Acre, o secretário de Segurança Paulo Cézar Santos, disse, na tarde desta terça-feira (16), durante entrevista a jornalistas, que investiga as imagens. Segundo ele, quem for identificado vai ser representando por organização criminosa.

Secretário de Segurança Pública do Acre, Paulo Cézar Santos (Foto: internet)
“Não podemos adotar um discurso de idolatria ao crime. Essas pessoas são criminosas, elas estão botando a cara e dizendo que são criminosas e que estão saindo de um grupo para outro.
É dessa forma que o sistema de segurança está tratando, como bandidos. Então todos estão sendo identificados e serão representados por organização criminosa”, disse o secretário.
Santos disse que desde o início do ano, as forças de segurança atuam para combater a criminalidade no estado. Ele ressalta que a resposta será dada.
“Estamos procurando tomar a rédea. Existe uma condução dura em relação ao crime. Essas pessoas que estão utilizando as redes sociais para dizer que migraram para uma organização ou outra, nós temos que lembrar que são bandidos que fizeram uma escolha pelo crime”, disse o secretário.
O secretário disse ainda que as notícias de enfrentamento entre grupos criminosos não é exclusividade do estado do Acre e afirma que o narcotráfico é um problema que está em toda América Latina.

Coronel Ulisses – Foto: Arquivo
“Nada do que está ocorrendo é de graça. Nós tivemos, na semana passada, um ministro de estado, anunciando o enfrentamento ao crime organizado, enfrentamento ao narconegócio através da instalação de um programa nacional chamado vigia. E há um mês começou a atuar uma força de forma integrada no combate aos crimes de fronteira (Gefron)”, destaca.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ulysses Araújo, disse que a PM tem trabalhado no combate à criminalidade.
“A PM não está fazendo nenhuma ação em virtude do que tem acontecido, mas em virtude de tudo que estamos fazendo desde o início do ano, e temos trazido alguns resultados com mais de 8 mil ocorrências que nós temos só de apreensão de droga. E isso é o que mais afeta o crime organizado”, disse.
Comentários
Cotidiano
Sexta-feira será de tempo instável e alta probabilidade de chuva em todo o Acre
Previsão indica pancadas fortes, elevada umidade e risco de temporais isolados em diversas regiões do estado

O tempo permanece instável nesta sexta-feira (13) em todo o Acre, com previsão de chuvas a qualquer hora do dia, que podem ser fortes em diversas áreas. As informações são do portal O Tempo Aqui, que aponta elevada umidade do ar e condições favoráveis para temporais isolados.
🌧️ Leste e sul do estado
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira, o tempo segue instável, com chuvas a qualquer momento e alta probabilidade de precipitações intensas. A chance de temporais é considerada média.
A umidade relativa do ar mínima varia entre 70% e 80% durante a tarde, enquanto a máxima pode atingir entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos sopram fracos, predominantemente do noroeste, com variações do norte e oeste. A probabilidade de ventos fortes é baixa.
🌦️ Centro e oeste do estado
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a previsão também indica tempo instável, com chuvas que podem ser intensas. A probabilidade de chuvas fortes é alta e a de temporais é média.
A umidade mínima varia entre 65% e 75% à tarde, e a máxima entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos são fracos, vindos do norte, com variações de noroeste e nordeste.
🌡️ Temperaturas por região
• Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 21°C e 23°C; máximas entre 27°C e 29°C.
• Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 21°C e 23°C; máximas entre 26°C e 28°C.
• Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 21°C e 23°C; máximas entre 26°C e 28°C.
• Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 27°C e 29°C.
• Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.
• Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 28°C e 30°C.
• Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.
Comentários
Cotidiano
Federação Aquática oficializa calendário da temporada de 2026

Foto FAEA: Estadual começa no dia 28 de março na piscina da AABB
A Federação Aquática do Estado do Acre(FAEA) oficializou o calendário de competições de 2026. A primeira etapa do Campeonato Estadual de Natação abre a temporada no dia 28 de março, na piscina da AABB.
“Teremos nove eventos durante o ano e esse é um número considerável. Os técnicos das equipes participaram da elaboração do calendário e isso foi importante”, declarou o presidente da FAEA, professor Ricardo Sampaio.
Torneios fora
Os nadadores acreanos deverão disputar a Copa Bolpebra em Porto Maldonado, no Peru, Jogos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude e Copa Rondônia.
“Não programamos a Copa Norte e Campeonato Brasileiro porque a participação necessita de índices e também de patrocínio. Vamos ter um ano bem movimentado”, avaliou o presidente.

Comentários
Cotidiano
Delegação do Guaporé chega no domingo e visa duelo na Copa do Brasil

Foto PHD: Márcio Parreiras espera um duelo equilibrado na Arena
A delegação do Guaporé, de Rondônia, desembarca em Rio Branco no domingo, 15, e na quarta, 18, enfrenta o Galvez pela primeira fase da Copa do Brasil. O jogo será disputado, a partir das 19 horas, na Arena da Floresta, e quem vencer garante uma vaga na segunda fase do torneio nacional.
“Sabemos da qualidade do Galvez, mas estamos em um bom momento. O futebol de Rondônia aposta na força e o acreano é mais técnico, vamos ter uma grande partida”, avaliou o técnico do Guaporé, Márcio Parreiras.
Joga no sábado
O Guaporé enfrenta o União Cacoalense, em Cacoal, no sábado, 14, fora de casa.
“Conseguimos uma vitória diante do Barcelona e vamos para mais uma partida difícil. A meta é realizar um grande jogo fora de casa”, declarou o treinador.

Você precisa fazer login para comentar.