Conecte-se conosco

Acre

Segunda edição da Feira do Amor celebra Dia das Mães com atrações do artesanato, comidas típicas e causas sociais neste fim de semana

Publicado

em

Com colaboração de Leandra Haerdrich

A segunda edição da Feira do Amor apresenta atrações do artesanato regional, comidas típicas e causas sociais neste fim de semana, entre os dias 10 e 12, a partir das 16h, no Lago do Amor, com uma programação especial em alusão ao Dia das Mães, comemorado no próximo domingo. Promovida pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), a feira conta com a participação de empreendedores da Economia Solidária, trazendo uma variedade de produtos e opções para presentear as mães.

Segunda edição da Feira do Amor se inicia nesta sexta-feira, 10, e segue até domingo, 12, Dia das Mães, no Lago do Amor. Foto: Alice Leão/Sete

A Feira do Amor apresenta uma programação diversificada, com destaque para as comidas típicas, jardinagem e recreação infantil, e um espaço ideal para comprar o presente do Dia das Mães, além de abraçar causas sociais com a promoção da “Caminhada das Mães” – uma parceria da Sete e da Clínica Belle Plástica, que arrecadarão alimentos não perecíveis para doação à instituição de acolhimento de crianças e adolescentes.

O secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, ressalta a importância do evento: “A Feira do Amor representa uma celebração em diversos aspectos, pois não só comemora a importância de personagens significativas e contribui com causas responsáveis, mas também impulsiona a economia local e proporciona uma excelente opção de entretenimento para a população acreana nessa ocasião especial”, destacou Messias.

Além das atrações tradicionais, a programação da feira inclui atendimento aos doadores de sangue pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) e a apresentação de artistas locais com o apoio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). A parceria com representantes de empresas privadas como a Mary Kay e a Clínica Belle Plástica também enriquece o evento.

Abertura da Feira do Amor

A abertura oficial da Feira do Amor será nesta sexta-feira, 10, às 16h, no Lago do Amor. No espaço, haverá atendimento aos doadores de sangue por equipes especializadas do Hemoacre. A festa também conta com apresentação musical.

“As feiras de economia solidária são importantes estratégias de comercialização local para nossos empreendedores. Temos nos empenhado para criar ambientes confortáveis para o público que frequenta nossas feiras. Estamos unindo esforços com nossos parceiros para proporcionar opções de lazer e fomentar o empreendedorismo local”, destacou a diretora de Empreendedorismo da Sete, Bianca Muniz.

Feira do Amor apresenta diversas produções de empreendedores locais neste final de semana. Foto: Alice Leão/Sete

Na praça de alimentação, haverá comidas tradicionais da região, como salgados, galinha picante, rabada e o tradicional tacacá, além de carne ao molho madeira, carne na chapa, cachorro quente e doces regionais.

Caminhada das Mães

A Feira do Amor continua no sábado, 11, com a “Caminhada das Mães”, às 16h, uma parceria entre a Sete e a Clínica Belle Plástica. Para participar da caminhada, basta levar 1 kg de alimento não perecível e preencher a ficha de inscrição pelo link. Os alimentos arrecadados serão doados para o Educandário Santa Margarida.

Após a Caminhada das Mães, haverá aulas de aeróbica e de dança, além de sorteio de brindes para as mães, como vouchers em lojas de roupas, camisetas e um mês de academia com personal trainer.

Dia das Mães

No Dia das Mães, celebrado sempre no segundo domingo de maio, dia 12 neste ano, a Feira do Amor inicia as atividades a partir das 16h, e a partir das 19h a cantora Isabel Cordeiro anima a festa. Durante os três dias de evento, a tenda “Mulheres que se cuidam”, composta por representantes da Mary Kay, realizará gratuitamente procedimentos como limpeza de pele e maquiagem.

Feira do Amor apresenta atrações do artesanato regional, comidas típicas e causas sociais nesta sexta-feira, sábado e domingo, no Lago do Amor. Foto: Alice Leão/Sete

Confira a programação completa:

Sexta-feira – 10 de maio

  • Abertura – 16h
  • Ônibus Hemoacre – 16h
  • Tenda Mulheres que seu cuidam (Mary Kay) – 16h
  • Apresentação artista Edu Casseb (FEM) – 19h

Sábado – 11 de maio

  • Início e Caminhada das Mães (Sete e Clínica Belle Plástica) – 16h
  • Aulas de aeróbica e dança, e sorteio de brindes – Após a Caminhada das Mães
  • Apresentação Dj Roney Mattos – 17h
  • Tenda Mulheres que seu cuidam (Mary Kay) – 16h

Domingo – 12 de maio

  • Início – 16h
  • Tenda Mulheres que seu cuidam (Mary Kay) – 16h
  • Apresentação artista Isabel Cordeiro (FEM) – 19h

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.

Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.

O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.

A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.

Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Publicado

em

Foto: David Medeiros

As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.

Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.

Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.

Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.

Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.

A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre entra em alerta total com monitoramento de rios e auxílio a famílias

Publicado

em

Foto: José Caminha/Secom

O governo do Estado do Acre, por meio da Defesa Civil Estadual e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), emitiu um alerta sobre a intensificação do período chuvoso na região. Nas últimas 24 horas, o volume de precipitação causou uma elevação rápida no nível dos principais mananciais.

Em Rio Branco, o Rio Acre registrou uma elevação rápida, de quase três metros nas últimas 24 horas mobilizando equipes de socorro para prestar assistência imediata às famílias atingidas.

De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, Cel. Carlos Batista, a bacia do Rio Acre vem sendo monitorada, pois o nível das águas está subindo.

“Esta é uma subida muito rápida, provocada pela grande quantidade de chuvas em toda a calha do Rio Acre, desde Assis Brasil até a capital, passando por Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e a área rural de Capixaba”, explicou o Coronel.

Além do Rio Acre, a bacia do Rio Tarauacá também registrou índices pluviométricos acima da média, mantendo as equipes locais em estado de atenção.

Foto: José Caminha/Secom

A preocupação das autoridades não se restringe apenas aos grandes rios. O monitoramento foi estendido aos igarapés que cortam a capital, que costumam transbordar rapidamente e atingir áreas povoadas.

Enquanto as equipes técnicas monitoram os níveis, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Acre vem ajudando moradores como o senhor José Garcia Rodrigues, de 65 anos, que reside em uma área de risco há oito anos.

“A alagação já chegou. Agora vou tirar minhas coisas para levar para a casa da minha filha. Quando a água baixar, eu volto”, conta o aposentado.

Mesmo enfrentando problemas de saúde, ele destaca a importância do apoio que recebe: “Falei com os bombeiros e eles vieram ajudar. Todo ano a gente vai para o Parque de Exposições. Eles carregam as coisas para nós e a gente ajuda como pode”.

O Cel. Batista reforçou que a integração entre o Estado, as prefeituras e o Corpo de Bombeiros é total. O objetivo é garantir que os planos de contingência sejam executados com rapidez caso o nível dos rios atinja a cota de transbordo.

“O Estado está em alerta total e em contato direto com as coordenadorias municipais. Estamos preparados para atender as populações que moram em áreas de risco e nas regiões mais impactadas”, garantiu o coordenador.

Comentários

Continue lendo