Cotidiano
Sefaz prevê “brecha fiscal” para atender demandas de servidores

Foto: Sérgio Vale
Durante audiência pública realizada nesta terça-feira, 8, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o secretário da Fazenda, Amarisio Freitas, apresentou o balanço fiscal do Estado e comentou a expectativa de abertura de uma “brecha fiscal” entre abril e maio, que pode permitir avanços em demandas antigas de servidores públicos, incluindo melhorias no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da área da saúde.
O encontro, promovido no plenário da Aleac, faz parte da primeira audiência da história da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que determina a prestação de contas quadrimestral do governo. O tema, que constantemente volta ao debate entre governo e parlamentares, desta vez teve um foco especial nas possibilidades de ampliação de investimentos no funcionalismo público.
Questionado sobre a esperada “brecha fiscal”, o secretário destacou a melhora gradual nos índices desde 2020. “Sempre a gente trabalha com essa esperança de que a cada quadrimestre a gente consiga reduzir. Assim como a gente vem reduzindo desde 2020 o gasto com o pessoal. Em 2020 a gente estava com um percentual de mais de 50%. Hoje, no último quadrimestre publicado em janeiro, já estava 46,77%, ou seja, apenas 0,2% acima do limite potencial”, relatou.
Segundo ele, a arrecadação no início do ano, com reforço do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do ICMS, pode trazer o Estado para dentro do limite prudencial. “Há essa possibilidade de a gente ficar dentro do limite potencial e aí sim começar a verificar, com toda a equipe de governo e a classe de servidores, um cronograma para atender os pleitos dessa categoria”, explicou.
Freitas confirmou que a saúde é uma das áreas que mais tem chamado atenção do governo. “O servidor público, no geral, é uma prioridade. Agora foi colocado na audiência pública e até reconhecido por alguns representantes de sindicatos que são 25 anos que a saúde está na fila. E reconheceram que isso não é um mal do governador Gladson Cameli, porque já tiveram algumas conquistas, como auxílio-alimentação, como outras coisas que foram impactadas no servidor da saúde também”, comentou.
“Mas sim, a gente tem que verificar quais são aqueles que estão sofrendo mais. E com certeza a saúde tem esse olhar também com a atenção do governo”, completou o secretário.
Outro tema levantado durante a audiência foi o déficit de pessoal na própria Secretaria da Fazenda, fator que, segundo deputados e servidores presentes, tem comprometido a arrecadação do Estado.
Sobre a possibilidade de ampliação do número de convocados no concurso da Sefaz, Freitas disse: “O previsto para esse ano, tão logo a gente tenha essa brecha construída e efetivada, é esse entendimento com o Tribunal de Contas de que a gente convoque todos os números de vagas que estão no edital. Qualquer número maior do que aqueles que estão ali tem que ter um superávit de arrecadação para que a gente abra crédito suplementar no orçamento para preencher essas vagas”, relatou.
“Então, assim, por volta de 160 servidores, ocorrendo excesso de arrecadação, a gente pode fazer novas colocações. Deixar bem claro que, embora hoje a gente tenha um reduzido número de servidores, a gente tem cumprido ano a ano, com todo o esforço da equipe, tanto de técnico como de auditores, as metas que são impostas para a arrecadação estadual”, garantiu.
O secretário também respondeu a críticas relacionadas ao que deputados apontaram como “subdimensionamento” da arrecadação e baixa execução orçamentária do Estado. Segundo ele, a arrecadação tem seguido as metas, mas há preocupação com o cenário externo.
“A arrecadação em si a gente tem feito dentro das metas que estavam previstas. O próprio deputado Edvaldo colocou uma preocupação para esse ano, que é essa questão do ‘tarifaço’ colocado pelo governo americano, que de alguma forma pode atingir de forma indireta a nossa arrecadação”, disse.
Freitas ainda afirmou que o governo tem buscado parcerias para fortalecer os investimentos. “Quanto à questão de investimentos, o próprio Coronel Ricardo, na sua fala, deixou bem claro que é um esforço conjunto de federações, de entidades de classe, porque ele tem feito, junto com a equipe de governo, toda uma parceria, inclusive com municípios, com o governo federal, para que a gente consiga alavancar mais esses investimentos”, relatou.
Comentários
Cotidiano
Roberto Carlos confirmado em show gratuito no Acre em março de 2026
Evento na Arena da Floresta será promovido pelo governo estadual e marca despedida de Gladson Cameli antes de candidatura ao Senado

O show será gratuito, no local de shows do estádio Arena da Floresta e deve marcar a despedida dele como governador, antes de sua candidatura ao senado Federal. Foto: internet
O governador Gladson Cameli anunciou neste sábado (19) a realização do tão esperado show de Roberto Carlos em Rio Branco, marcado para 28 de março de 2026. O evento, que será gratuito e acontecerá na Arena da Floresta, representa também um marco político: servirá como despedida simbólica de Cameli do governo estadual antes de sua candidatura ao Senado Federal.
“É um evento do governo. Já é pra sair e passar o mandato para a Mailza [senadora Mailza Gomes, possível sucessora]”, declarou o governador. A apresentação do “Rei” promete movimentar a capital acreana e deve atrair fãs de toda a região. Esta será uma das últimas grandes ações culturais da atual gestão antes da transição de poder.
Comentários
Cotidiano
Pai e filha ficam gravemente feridos em colisão com motorista que fugiu no Segundo Distrito
Acidente entre moto e carro na noite de sexta-feira (18) deixou vítimas com fraturas; condutor do veículo segue sendo procurado

Com o impacto, pai e filha foram arremessados e caíram na frente da distribuidora. Ambos sofreram fraturas na perna e no braço esquerdos. Foto: cedida
Um grave acidente entre uma motocicleta e um carro deixou um homem de 43 anos e sua filha de 9 anos feridos na noite desta sexta-feira (18), no Ramal da Judia, em frente à Mercearia Magnata, no bairro Belo Jardim I, em Rio Branco. De acordo com testemunhas, o motociclista Giliard da Silva Martins levava a criança na garupa quando um carro em contramão colidiu frontalmente contra a moto e fugiu sem prestar socorro.
Com o forte impacto, ambos foram arremessados e sofreram fraturas nas pernas e braços. O SAMU prestou atendimento e encaminhou as vítimas em estado grave, porém estável, ao Pronto-Socorro da capital. O BPTran isolou a área para perícia e liberou o trânsito após a retirada da moto. Agora, a polícia busca o motorista responsável pelo acidente.
Comentários
Cotidiano
Estadual da 2ª Divisão terá jogos transmitidos pela TV da FFAC

Foto FFAC: Reunião definiu os últimos detalhes da Segundona
O presidente da Federação de Futebol do Estado do Acre(FFAC), Adem Araújo, se reuniu nesta sexta, 18, na sede da entidade com representantes de clubes para definir os últimos detalhes do Campeonato Estadual da 2ª Divisão. A competição começa no dia 12 de agostoe terá seis equipes na disputa: Atlético, Andirá, São Francisco, Náuas, Plácido de Castro e Santa Cruz.
Adem Araújo confirmou os jogos da 2ª Divisão com transmissão da TV FFAC. Os clubes irão receber R$ 15 mil pelo direito de imagens das partidas.
Plácido de Castro
Maurício Carneiro participou da reunião como representante do Plácido de Castro. O treinador deve comandar o Tigre na luta por uma vaga na 1ª Divisão em 2026.
1ª rodada do Estadual
São Francisco x Náuas (12/08)
Santa Cruz x Atlético (14/08)
Plácido de Castro (16/08)
Você precisa fazer login para comentar.