Cotidiano
Conselheiros denunciam que trabalham o triplo do previsto e com exposição a riscos

Foto: Jardy Lopes/ac24horas
A Câmara de Vereadores de Rio Branco recebeu nesta terça-feira (8) os conselheiros tutelares Débora Matos, Anilton de Sá e Igor Ramon, que denunciaram a alta exposição a situações de riscos durante o exercício da profissão e defasagem na remuneração.
Débora Matos afirmou que a remuneração dos conselheiros tutelares em Rio Branco não são equivalentes aos riscos aos quais os profissionais são expostos, e citou que os conselheiros tutelares na capital recebem menos do que no município do Bujari. “Agora, neste momento, temos uma conselheira que está em audiência em decorrência de, no ano passado, um violador de direitos, descontente com o atendimento, adentrou no terceiro Conselho Tutelar e quebrou um carro, quebrou tudo. Não agrediu os conselheiros porque eles se trancaram. Hoje não estamos aqui só para falar de nossa relevância, mas também sobre nossa insatisfação, pois o conselheiro tutelar hoje ganha R$ 4.401,00, temos um aditivo em decorrência da exposição à violência, mas nessas circunstâncias temos municípios como o Bujari, que hoje tem salário acima do que recebemos em Rio Branco, que é muito abaixo do que vale a nossa relevância para a sociedade”, disse.
Anilton de Sá, por sua vez, disse que além da defasagem salarial, os conselheiros trabalham mais que o triplo da carga horária prevista. “O conselho de Bujari recebe hoje 90% do salário de um vereador, portanto R$ 6.400,00, mas faço essa fala não por inveja, mas porque também merecemos ser valorizados. Não estamos trabalhando atendendo violação de direito porque a gente quer, não, como foi dito por um secretário. Estamos trabalhando 96 horas a mais do que previsto em edital, e vou dizer mais; se realinharmos a escala para trabalhar apenas as 40 horas previstas, vocês vão ver a falta de direito ‘espocando’ por todos os lugares”, disse.
Igor Ramom pontuou que, além da relevância do papel do Conselho Tutelar, o trabalho é composto por grande responsabilidade. “Chamamos a atenção de vocês vereadores para refletir sobre a melhora das condições do Conselho Tutelar. Temos a responsabilidade de zelar pelo direito da criança e do adolescente. Temos uma lei municipal que versa sobre a responsabilidade do município em subsidiar o funcionamento do Conselho Tutelar, e essas condições não se atem somente às operações logísticas, mas essa atribuição é também de dar condição de remuneração para que o trabalhador possa se sustentar”, afirmou.
Comentários
Cotidiano
Memphis Depay brilha, e Corinthians vence o Sport pelo Brasileirão
Holandês marcou os dois gols que garantiram a vitória do Timão em São Pauo

Memphis brilhou na vitória sobre o Sport • Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Memphis Depay marcou os dois gols dos paulistas na Neo Química Arena, enquanto Sérgio Oliveira fez o dos visitantes.
Ainda sem técnico, o Timão volta a campo na próxima terça-feira (24), quando recebe o Racing, do Uruguai, pela Sul-Americana. O Leão da Ilha, por sua vez, terá uma semana de descanso antes de enfrentar o Fortaleza, pelo Brasileirão.
O Corinthians foi para os vestiários com um gosto muito amargo. Apesar de ter dominado a primeira etapa, os mandantes saíram perdendo por 1 a 0 para o Sport, com gol marcado por Sérgio Oliveira.
O Timão teve 65% de posse de bola, mais de dez finalizações e pelo menos duas chances claras para tirar o zero do marcador, mas desperdiçou. E quem não faz, leva.
Não é como se os pernambucanos tivessem abdicado do ataque. Além do gol, a equipe rubro-negra acertou a trave em belo chute de Barletta. Quase saiu a lei do ex, porém o primeiro tempo terminou com apenas uma bola na rede.
Se o Corinthians errou muito na etapa inicial, a complementar veio com alegria antes mesmo do primeiro minuto. Com 13 segundos de bola rolando, Memphis Depay empatou para os mandantes.
15 minutos mais tarde, o holandês voltou a balançar as redes, dessa vez contando com desvio generoso da defesa do Sport, que demorou muito para se ligar na etapa complementar.
Os visitantes até ensaiaram uma reação na reta final, mas já era tarde, e o Corinthians voltou a vencer na Neo Química Arena depois de perder a invencibilidade para o Fluminense, no meio de semana.
Fonte: CNN
Comentários
Cotidiano
Receita Federal doa mais de 11 mil peças de roupas para Rio Branco
A Prefeitura de Rio Branco recebeu uma importante doação da Receita Federal do Acre. Mais de 11 mil peças de roupas, que incluem blusas de diversos modelos, como gola polo e gola simples, apreendidas pela Receita, serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social no município.
A entrega ocorreu na sede da Receita Federal e contou com a presença do coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão e da equipe da Comdec.
A doação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e a Receita Federal, com o objetivo de promover o bem-estar de famílias carentes. O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Falcão, enfatizou a importância dessa colaboração.
“O prefeito Tião Bocalom está sempre em busca de parcerias que possam beneficiar a população mais carente. Encontramos na Receita Federal um grande parceiro. Hoje, recebemos 11.277 peças de roupas, que serão distribuídas às pessoas em vulnerabilidade social. Além disso, já está prevista uma segunda remessa de doações. Não se trata apenas de roupas, mas de outros itens que, caso sejam apreendidos, também serão doados à nossa comunidade”, destacou o coordenador.
O delegado adjunto da Receita Federal, Gerri Giorgi Nascimento da Silva, também esteve presente e falou sobre a importância dessa ação para a comunidade local.
“Essa doação é resultado da apreensão de mercadorias que entraram ilegalmente no território nacional. A legislação nos permite destinar esses itens para órgãos que atendem a comunidade, como a Prefeitura de Rio Branco. Considerando o momento emergencial, devido aos alagamentos e outras necessidades, decidimos repassar essas roupas à Defesa Civil, que tem um trabalho essencial no atendimento às famílias necessitadas”, explicou Gerri Giorgi.
A Defesa Civil Municipal já organiza a logística para garantir que as roupas cheguem às pessoas que mais precisam.
Comentários
Cotidiano
Abastecimento de água é interrompido para manutenção em Xapuri
O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) informou que o abastecimento de água foi interrompido em Xapuri na manhã deste sábado, 19, devido a uma manutenção emergencial na tubulação que leva água do Rio Acre até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do município.
De acordo com o órgão, a intervenção é necessária para corrigir problemas na tubulação de polietileno de alta densidade (PEAD), que apresenta falhas e compromete o funcionamento do sistema.
A previsão é de que o fornecimento de água seja restabelecido de forma gradual a partir das 16h deste sábado, logo após a conclusão dos serviços.
Você precisa fazer login para comentar.