Cotidiano
Conselheiros denunciam que trabalham o triplo do previsto e com exposição a riscos

Foto: Jardy Lopes/ac24horas
A Câmara de Vereadores de Rio Branco recebeu nesta terça-feira (8) os conselheiros tutelares Débora Matos, Anilton de Sá e Igor Ramon, que denunciaram a alta exposição a situações de riscos durante o exercício da profissão e defasagem na remuneração.
Débora Matos afirmou que a remuneração dos conselheiros tutelares em Rio Branco não são equivalentes aos riscos aos quais os profissionais são expostos, e citou que os conselheiros tutelares na capital recebem menos do que no município do Bujari. “Agora, neste momento, temos uma conselheira que está em audiência em decorrência de, no ano passado, um violador de direitos, descontente com o atendimento, adentrou no terceiro Conselho Tutelar e quebrou um carro, quebrou tudo. Não agrediu os conselheiros porque eles se trancaram. Hoje não estamos aqui só para falar de nossa relevância, mas também sobre nossa insatisfação, pois o conselheiro tutelar hoje ganha R$ 4.401,00, temos um aditivo em decorrência da exposição à violência, mas nessas circunstâncias temos municípios como o Bujari, que hoje tem salário acima do que recebemos em Rio Branco, que é muito abaixo do que vale a nossa relevância para a sociedade”, disse.
Anilton de Sá, por sua vez, disse que além da defasagem salarial, os conselheiros trabalham mais que o triplo da carga horária prevista. “O conselho de Bujari recebe hoje 90% do salário de um vereador, portanto R$ 6.400,00, mas faço essa fala não por inveja, mas porque também merecemos ser valorizados. Não estamos trabalhando atendendo violação de direito porque a gente quer, não, como foi dito por um secretário. Estamos trabalhando 96 horas a mais do que previsto em edital, e vou dizer mais; se realinharmos a escala para trabalhar apenas as 40 horas previstas, vocês vão ver a falta de direito ‘espocando’ por todos os lugares”, disse.
Igor Ramom pontuou que, além da relevância do papel do Conselho Tutelar, o trabalho é composto por grande responsabilidade. “Chamamos a atenção de vocês vereadores para refletir sobre a melhora das condições do Conselho Tutelar. Temos a responsabilidade de zelar pelo direito da criança e do adolescente. Temos uma lei municipal que versa sobre a responsabilidade do município em subsidiar o funcionamento do Conselho Tutelar, e essas condições não se atem somente às operações logísticas, mas essa atribuição é também de dar condição de remuneração para que o trabalhador possa se sustentar”, afirmou.
Comentários
Cotidiano
Deracre e Prefeitura de Brasileia realizam melhorias no Ramal do Km 84 com avanço da Operação Verão 2025
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), em parceria com a Prefeitura de Brasileia, segue nesta quinta-feira, 3, com os serviços de recuperação de ramais no município, como parte das ações da Operação Verão 2025. As frentes de serviço atuam em conjunto na região do Ramal do Km 84, conhecido como Arraial dos Burros, com trabalhos de melhoria da trafegabilidade, que incluem reabertura, regularização e compactação do solo. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou o impacto das ações no dia a dia das famílias.

Ramal do Arraial dos Burros recebe melhorias como parte da Operação Verão 2025. Foto: Luiz Fernando/Secom Brasileia
“Seguimos com nossa missão de garantir mobilidade para quem vive na zona rural. As melhorias no ramal do Arraial dos Burros fazem parte do compromisso do Deracre e da prefeitura de Brasiléia com a população, assegurando acesso digno e apoio ao escoamento da produção”, afirmou.

Parceria entre Estado e Município fortalece infraestrutura rural em Brasileia. Foto: Luiz Fernando/Secom Brasileia
O prefeito Carlinhos do Pelado, o secretário municipal de Obras, Josué Elias, e técnicos da autarquia acompanharam os trabalhos no local. Segundo a gestão municipal, o apoio do Deracre tem sido fundamental para ampliar o alcance dos serviços em todo a região de Brasileia.

Equipes do Deracre e prefeitura atuam em conjunto no Ramal do Km 84. Foto: Luiz Fernando/Secom Brasileia
“Essa parceria com o governo do Estado, por meio do Deracre, tem feito a diferença na vida da nossa população rural. Estamos conseguindo chegar onde antes era difícil, garantindo mais acesso, dignidade e melhores condições para quem vive e trabalha no campo”, afirmou o prefeito Carlinhos do Pelado.
A parceria entre o governo do Estado e a prefeitura tem como meta atingir mais de 200 quilômetros de ramais recuperados na região. O Deracre permanece com equipes mobilizadas para garantir celeridade e qualidade na execução das obras em benefício da população rural.
Comentários
Cotidiano
Craques do Futuro e Real Sociedade fazem jogo de abertura do 2º turno
Craques do Futuro e Real Sociedade fazem nesta quarta, 9, a partir das 15h20, no Florestinha, o jogo de abertura do segundo turno do Campeonato Estadual Feminino Sub-18. Quem vencer o duelo pelo grupo B dará um passo importante para garantir uma vaga na semifinal.
Returno mais curto
O segundo do Estadual Feminino Sub-18 será mais curto. A Chapecoense perdeu por WO é foi eliminada e a AFEX desistiu da competição por falta de dinheiro para pagar o transporte da delegação entre a Vila Extrema e Rio Branco.
Comentários
Cotidiano
Terengganu derrota o Penang na estreia do acreano Careca

Foto arquivo pessoal: Careca (26) acredita em uma grande temporada no Terengganu
O Terengganu derrotou o Penang por 3 a 1 nessa terça, 8, na estreia do acreano Careca. A vitória coloca o Terengganu na 5ª colocação da Super Liga da Malásia com 35 pontos.
Assistência no 1 jogo
Careca deu uma assistência na partida e comemorou a boa estreia neste retorno ao futebol malaio.
“O Terengganu vinha de dois resultados adversos e colaborar em uma estreia com vitória é importante. Estamos distante do líder, mas é possível ajudar a equipe na luta pelo G4”, disse Careca.
Você precisa fazer login para comentar.