Conecte-se conosco

Geral

Secretários municipais fazem reunião e montam estratégias conjuntas para apoio às vitimas da cheia

Publicado

em

Em uma reunião estratégica no Parque de Exposições, no fim da tarde dessa segunda-feira (26), onde estão sendo abrigadas as pessoas atingidas pela cheia do rio, os gestores do município alinharam os serviços de assistência aos desabrigados. Eles definiram os trabalhos de apoio e o posicionamento de cada secretaria, no auxílio direto aos que precisam.

Segundo o chefe de Gabinete, Frank Lima, o prefeito Tião Bocalom foi tratar do reconhecimento do decreto e dos recursos, em Brasília, mas a equipe se reuniu para que tudo ocorra da melhor maneira possível em se tratando de acolhimento.

Frank: “Queremos que tudo ocorra da melhor maneira possível” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Temos que nos preparar para poder dar a resposta ideal para quem está necessitando. Aqui uma reunião com todos os secretários para que a gente possa juntar mais força, para podermos chegar mais rápido nas pessoas que estão precisando”.

O serviço de acolhimento às vítimas é de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH).

Suellen : “Todas as famílias passam por uma triagem” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“O nosso prefeito sempre fala em responsabilidade com a população e é isso que temos buscado aqui dentro do nosso acolhimento. Todas as pessoas que chegam no parque, passam por uma triagem, têm o inventário dos bens delas, depois tem a questão da alimentação, dos boxes onde vão ficar. Nós separamos a questão das crianças com o Espectro Autista, os idosos, as pessoas com deficiência (PCD). Então tudo isso vem fazendo com que a gente consiga mobilizar a nossa secretaria”, explicou a secretária da SASDH, Suellen Araújo.

Na manhã de segunda-feira (26), o prefeito Tião Bocalom decretou situação de emergência na capital acreana em razão da cheia do rio Acre, o que segundo a Defesa Civil, já atinge 51 mil pessoas em 37 bairros.

De acordo com o coordenador Municipal da Defesa Civil, tenente coronel Cláudio Falcão, é preciso deixar todas as secretarias cientes do que está acontecendo e as demandas que surgem.

Falcão: “As secretarias precisam estarem cientes das demandas” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Teremos mais celeridade, acertos e tratamos a população com dignidade, como é o preceito do prefeito. É por isso que reuniões desse tipo podem ocorrer constantemente para podermos alinhar, passar situações gerais, mas nós temos pontos específicos que precisam ser tratados particularmente com cada secretaria”.

Além dos adultos, centenas de crianças também estão sendo abrigadas. Para evitar o estresse e a ociosidade das famílias, a Fundação de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), vai promover uma série de atividades recreativas e culturais com todos.

“Precisamos levar alegria, ânimo, sabe fé, coragem, às crianças, aos jovens, adolescentes e aos idosos, enfim, toda a comunidade que está no Parque de Exposições. A FGB fez uma programação com várias brincadeiras de bambolê, corrida do saco, corrida do ovo, futebol de salão, futebol de campo, dança, concurso de música, é uma alegria só”, finalizou o diretor-presidente da FGB, Klowsbey Pereira.

Klowsbey: “Precisamos levar alegria às famílias” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Gefron apreende cinco toneladas de drogas e causa prejuízo de R$ 114 milhões ao crime no Acre

Publicado

em

Grupo de Fronteira divulga balanço desde 2019 e anuncia reforço no patrulhamento fluvial no Vale do Juruá

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) divulgou nesta terça-feira (30) o balanço de suas atividades desde a criação da unidade, em 2019, até o momento. Os números refletem a intensificação das ações de combate ao crime organizado em diversas regiões do Acre.

De acordo com o relatório, ao longo do período foram apreendidas cerca de cinco toneladas de drogas, além de 210 armas e aproximadamente 680 mil maços de cigarros contrabandeados. As operações resultaram na prisão de 980 pessoas e geraram um prejuízo estimado em R$ 114 milhões às organizações criminosas. Os dados foram apresentados pelo coordenador do Gefron, coronel Assis.

Reforço no patrulhamento fluvial

As ações do Gefron devem ser ampliadas a partir de 2026 com o reforço do patrulhamento fluvial. O grupo recebeu uma lancha equipada com motor de 200 HP, que irá fortalecer a atuação nos rios do Vale do Juruá. A embarcação chegou no último fim de semana a Cruzeiro do Sul, onde ficará baseada de forma permanente.

Segundo o coronel Assis, a nova lancha permitirá deslocamentos mais rápidos e maior presença policial em áreas estratégicas. “De Cruzeiro do Sul até Marechal Thaumaturgo, que é a cidade mais distante da região de fronteira, conseguimos chegar em pouco mais de quatro horas”, explicou.

O coordenador destacou ainda a integração das forças de segurança na região. “Cruzeiro do Sul é uma cidade estratégica do Juruá. Hoje contamos com o CIOPAER, com capacidade aérea de resposta imediata, e agora também com o Gefron no modal fluvial, com uma lancha de grande velocidade para atender ocorrências emergenciais”, afirmou.

Para o mês de janeiro, além do patrulhamento fluvial preventivo, o Gefron já tem ações programadas na região, incluindo uma ação social na comunidade Três Bocas e o policiamento durante o Novenário de São Sebastião, em Marechal Thaumaturgo, com apoio do 61º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS).

Nos próximos dias, uma embarcação com as mesmas características passará a reforçar também a atuação do Gefron na regional do Alto Acre.

Comentários

Continue lendo

Geral

Nota Técnica – Interdição Total Provisória da Rua José Magalhães (próximo ao Horto Florestal)

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), informa à população que foi realizada a interdição total e provisória da Rua José Magalhães, nas proximidades do Horto Florestal, em razão de erosão significativa na via, agravada pelo atual período chuvoso, o que comprometeu a segurança viária de condutores e pedestres.

A medida tem caráter preventivo e visa resguardar vidas, evitar acidentes e preservar a integridade do tráfego local. Ressaltamos que a Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), já se encontra no local executando a intervenção técnica necessária, com serviços de recuperação da via, drenagem e recomposição do pavimento, conforme os protocolos de engenharia.

WhatsApp Image 2025 12 30 at 15.09.54 2 1

Diante dessa circunstância, a RBTrans orienta os condutores que transitam pela região a utilizarem rotas alternativas, evitando o trecho interditado até a conclusão dos trabalhos. A sinalização provisória foi instalada e equipes seguem monitorando a área para garantir a fluidez e a segurança no entorno.

A RBTrans reforça que a informação está sendo amplamente divulgada à imprensa e nas redes sociais, como forma de bem informar a população, reduzir conflitos no trânsito e evitar transtornos desnecessários.

Agradecemos a compreensão de todos e reafirmamos o compromisso com a segurança viária, a transparência e o cuidado com a cidade.

Atenciosamente,

Clendes Vilas Boas
Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) 

<p>The post Nota Técnica – Interdição Total Provisória da Rua José Magalhães (próximo ao Horto Florestal) first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Geral

Buscas entram no segundo dia por criança de 2 anos desaparecida após colisão de barcos no Rio Tarauacá

Publicado

em

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros atuam em área de difícil acesso; menina caiu na água após acidente lateral entre embarcações e não foi localizada

Os militares fizeram alguns mergulhos quando perceberam que o nível do rio estava mais baixo ainda no fim da tarde de segunda. Ainda segundo o tenente, a criança ainda não havia sido encontrada até o final da manhã desta terça. Foto: captada 

As buscas pela menina Emily Lorrany, de 2 anos, entraram no segundo dia nesta terça-feira (30) no Rio Tarauacá, no interior do Acre. A criança desapareceu após uma colisão entre duas embarcações na segunda-feira (29) no Seringal São Luís, região de difícil acesso entre os municípios de Tarauacá e Jordão.

De acordo com o tenente Marcelo Monteiro Dias, subcomandante do 7° Batalhão do Corpo de Bombeiros, a mãe e as duas crianças estavam em uma bajola (barco artesanal) que colidiu lateralmente com uma canoa. As duas crianças caíram no rio; uma foi resgatada, mas Emily afundou e não foi localizada. O rio está cheio e com muita vegetação flutuante, o que dificulta a operação.

“As duas crianças caíram no rio. Conseguiram tirar uma criança, e a outra, de dois anos, afundou”, acrescentou.

A equipe de mergulhadores chegou ao local apenas às 17h de segunda-feira devido à distância e às condições do rio. As buscas continuam durante todo o dia desta terça-feira na esperança de encontrar a criança.

O acidente foi no Seringal São Luís. Fica entre o Rio Tarauacá e Jordão. Já é a jurisdição de Jordão, mas o corpo de Bombeiros aqui de Tarauacá faz esse atendimento. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo