Cotidiano
Secretário é acusado de ameaçar de morte ex-procuradora, além de agiotagem e nepotismo em Acrelândia
Outra ilegalidade proposta pelo chefe da Casa Civil foi tentar criar diárias ilegais para aumentar o próprio salário

Ainda de acordo com a advogada, Nésio tentou emplacar nomeações de parentes do atual secretário de planejamento
SAIMO MARTINS
Em entrevista ao vivo ao site AcrelândiaNews quinta-feira (11), a ex-procuradora do município de Acrelândia, a advogada Helciria Albuquerque dos Santos Sá, faz graves acusações contra o secretário de administração e da Casa Civil da região, Nésio Mendes de Carvalho. Diante das dificuldades, a advogada pediu exoneração do cargo.
___________________
Segundo ela, o convite para comandar a pasta foi feito pelo prefeito Olavo Resende (MDB), no entanto, no primeiro dia de gestão, já começou a enfrentar dificuldades com o gestor.
___________________
A primeira foi tentar nomear membros da família no segundo escalão da gestão, o que configura crime de nepotismo. “No primeiro escalão, o irmão dele é secretário de Educação. Um amigo, de planejamento, e o sobrinho estão nomeados com salário de R$ 6 mil reais no segundo escalão”, declarou Albuquerque.
Ainda de acordo com a advogada, Nésio tentou emplacar nomeações de parentes do atual secretário de planejamento, José Ailton de Oliveira, porém, ela alertou o prefeito que tais decretos eram ilegais. Além disso, Mendes atua como agiota no município e se negou a declarar imposto de renda. “Eu me opus a esse crime na prefeitura e passei a ser odiada, por isso pedi minha exoneração”, contou.
Outra ilegalidade proposta pelo chefe da Casa Civil foi tentar criar diárias ilegais para aumentar o salário. Mas, novamente, ouviu a negativa da administradora, fato que segundo ela, gerou ameaças, inclusive de morte. “Eu estava na sala dele, e ele falou que em Acrelândia já houve mortes de quem se propôs a atrapalhar a política da região. Eu quero que ele saiba que eu não tenho medo dele, não. Venha aqui na minha casa, você sabe onde eu moro. Ele me ameaçou porque eu sou mulher”, ressaltou.
A reportagem tentou entrar em contato com o secretário Nésio, mas não obtivemos resposta. O espaço está aberto a ouvir o outro lado da história.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.