Conecte-se conosco

Cotidiano

Secretário é acusado de ameaçar de morte ex-procuradora, além de agiotagem e nepotismo em Acrelândia

Publicado

em

Outra ilegalidade proposta pelo chefe da Casa Civil foi tentar criar diárias ilegais para aumentar o próprio salário

Ainda de acordo com a advogada, Nésio tentou emplacar nomeações de parentes do atual secretário de planejamento

SAIMO MARTINS

Em entrevista ao vivo ao site AcrelândiaNews quinta-feira (11), a ex-procuradora do município de Acrelândia, a advogada Helciria Albuquerque dos Santos Sá, faz graves acusações contra o secretário de administração e da Casa Civil da região, Nésio Mendes de Carvalho. Diante das dificuldades, a advogada pediu exoneração do cargo.

___________________

Segundo ela, o convite para comandar a pasta foi feito pelo prefeito Olavo Resende (MDB), no entanto, no primeiro dia de gestão, já começou a enfrentar dificuldades com o gestor.

___________________

A primeira foi tentar nomear membros da família no segundo escalão da gestão, o que configura crime de nepotismo. “No primeiro escalão, o irmão dele é secretário de Educação. Um amigo, de planejamento, e o sobrinho estão nomeados com salário de R$ 6 mil reais no segundo escalão”, declarou Albuquerque.

Ainda de acordo com a advogada, Nésio tentou emplacar nomeações de parentes do atual secretário de planejamento, José Ailton de Oliveira, porém, ela alertou o prefeito que tais decretos eram ilegais. Além disso, Mendes atua como agiota no município e se negou a declarar imposto de renda. “Eu me opus a esse crime na prefeitura e passei a ser odiada, por isso pedi minha exoneração”, contou.

Outra ilegalidade proposta pelo chefe da Casa Civil foi tentar criar diárias ilegais para aumentar o salário. Mas, novamente, ouviu a negativa da administradora, fato que segundo ela, gerou ameaças, inclusive de morte. “Eu estava na sala dele, e ele falou que em Acrelândia já houve mortes de quem se propôs a atrapalhar a política da região. Eu quero que ele saiba que eu não tenho medo dele, não. Venha aqui na minha casa, você sabe onde eu moro. Ele me ameaçou porque eu sou mulher”, ressaltou.

A reportagem tentou entrar em contato com o secretário Nésio, mas não obtivemos resposta. O espaço está aberto a ouvir o outro lado da história.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Rio Acre mesmo subindo quase 1 metro na fronteira com Brasiléia e Epitaciolândia, segue abaixo dos 5 metros

Publicado

em

Nível saltou de 6,12 m para 7,08 m na madrugada e já recuou para menos de 5 m à tarde; Defesa Civil monitora e situação segue dentro da normalidade

Em Assis Brasil, as medições já indicam redução acentuada, com o nível marcando 4,60 m, confirmando que o volume que passou por Brasiléia segue em direção a Rio Branco. A Defesa Civil segue monitorando. Foto: Marcus José

O Rio Acre registrou uma elevação de quase 1 metro nas últimas 48 horas em Brasiléia/Epitaciolândia/Cobija, subiu quase um metro, saltando de 6,12 metros, na terça, para 7,08 metros na madrugada desta quarta-feira, dia 11, já na tarde desta quarta já registra uma baixa significante, ficando abaixo dos 5 metros.

Apesar da subida repentina e chuvas nos últimos três dias, o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Emerson Sandro, informou que a situação permanece dentro da normalidade, uma vez que a cota de transbordo no município é de 11,40 metros.

O aumento é reflexo das águas que descem das cabeceiras do rio. Em Assis Brasil, as medições já indicam redução acentuada, com o nível marcando 4,60 metros.

Apesar das chuvas que vem caindo na fronteira nos últimos três dias, até então não modificou a elevação das aguas do rio acre na fronteira com Cobija. Foto: Marcus José

O volume que provocou a elevação na fronteira da regional do alto acre já está passando e deve seguir em direção a Rio Branco nos próximos dias. A Defesa Civil segue monitorando o cenário.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Genial/Quaest: governo Lula é desaprovado por 49% e aprovado por 45%

Publicado

em

Ricardo Stuckert/PR
Presidente Lula

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (11/2) mostra que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 49% dos eleitores e aprovado por 45%. Outros 6% não souberam ou optaram por não responder.

O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. No TSE, a pesquisa tem o registro BR-00249/2026.

Avaliação

Quanto à avaliação do governo federal, a pesquisa mostra que, entre os eleitores:

  • 39% consideram negativo;
  • 33% consideram positivo;
  • 26% consideram regular; e
  • 2% não souberam responder.

A pesquisa também faz um levantamento da avaliação do governo de Lula seccionado em cinco grupos de orientações políticas: lulista; esquerda não lulista; independente,; bolsonarista e direita não bolsonarista.

  • Lulistas: 86% consideram positivo; 14% regular e nenhum voto negativo.
  • Esquerda não lulista: 62% consideram positivo, 34% regular e 4% negativo.
  • Independentes: 19% consideram positivo, 41% regular e 36% negativo. 4% não soube responder.
  • Bolsonaristas: 2% consideram positivo, 14% regular e 84% negativo. 1% não soube responder.
  • Direita não bolsonarista: 5% positivo, 14% regular e 80% negativo.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Carnaval na fronteira: Savana Santiago promove ‘Esquenta no Pimenta’ em Epitaciolândia nesta quinta (12)

Publicado

em

Com tradição suspensa em Brasiléia, empresária aposta em noite com Paula Burg, sorteios em pix e muita purpurina no Pimenta Café. Savana Santiago lança “Esquenta no Pimenta” para aquecer o Carnaval na fronteira

Evento acontece nesta quinta-feira (12) no Pimenta Café, em Epitaciolândia, com show de Paula Burg e sorteios em pix. Foto: captada 

Enquanto Brasiléia não terá programação carnavalesca oficial neste ano, a fronteira ganha uma alternativa para quem não abre mão da folia. A advogada e empresária Savana Santiago anunciou o “Esquenta no Pimenta”, que acontece nesta quinta-feira (12), no Pimenta Café, em Epitaciolândia — espaço já conhecido do público noturno da região.

A programação terá show da artista Paula Burg, três sorteios de 300 reais via Pix para os presentes e muita purpurina. “A fronteira não ficará sem noite de carnaval”, garantiu Savana, que promete uma noite mágica para receber foliões e convidados.

A advogada e empresária Savana Santiago anuncia o “Esquenta no Pimenta”, no Pimenta Café, em Epitaciolândia, espaço já consolidado no roteiro noturno da região. Foto: captada 

O evento começa na noite de quinta-feira e marca a entrada da empresária nas comemorações carnavalescas deste ano, apostando em estrutura, animação e atrações locais para movimentar a região durante o período festivo.

A iniciativa surge como alternativa para o público da fronteira, já que Brasiléia não terá programação carnavalesca oficial neste ano. “A fronteira não ficará sem noite de Carnaval”, garantiu a empresária. Foto: captada 

Veja vídeo promoção:

Comentários

Continue lendo