Acre
Secretaria de Estado de Educação adere à campanha “Democracia: Confirma”

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recebeu na tarde desta segunda-feira, 15, o secretário estadual de Educação, Aberson Carvalho de Sousa, que assinou o termo de adesão à campanha “Democracia: Confirma”, promovida pelo MPAC, com objetivo de combater o compartilhamento de notícias falsas sobre o sistema eleitoral adotado no país e incentivar o voto consciente.
Por meio da adesão, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes realizará a identificação e mobilização de escolas estaduais de ensino médio, que serão contempladas com palestras abordando os temas centrais da campanha.
A assinatura do termo foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento, e contou com a presença do corregedor-geral Álvaro Luiz Pereira, da procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional (Caop) de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, Kátia Rejane de Araújo, e do secretário-geral do MPAC, Glaucio Oshiro.
“O Ministério Público é um órgão com atribuições na defesa do Estado Democrático de Direito e temos a necessidade, sobretudo, no momento em que vivemos, de reafirmar o papel da democracia no país. Consideramos a necessidade de ir às escolas para falar sobre a segurança do sistema eleitoral e a importância do voto, buscando fortalecer a nossa democracia”, disse o procurador-geral.

Ao firmar a parceria com a Secretaria de Educação, o MPAC se disponibiliza a designar os palestrantes que deverão abordar os temas propostos na campanha, bem como proporcionar o suporte logístico para o deslocamento dos palestrantes às escolas da capital e do interior do estado.
“É importante que nós consigamos despertar a consciência de que a democracia é desconstruída por meio, sobretudo, das fake news e da desconstrução da reputação de instituições que levaram muito tempo para serem consolidadas. Nosso grande desafio hoje é educar a geração de agora, buscando repassar uma consciência maior sobre os riscos que corre a democracia”, destacou o corregedor-geral.
O secretário Aberson Carvalho agradeceu a iniciativa do Ministério Público acreano e ressaltou a importância da parceria entre as instituições para promover o acesso a informações seguras aos jovens eleitores.
“É com muito prazer que nós, enquanto sistema de ensino, participamos deste exercício. Fortalecer a democracia em nossas escolas, junto a esta instituição garantidora da Constituição, é fortalecer também as nossas motivações em torno da educação”, afirmou.
A procuradora de Justiça Kátia Rejane de Araújo Rodrigues falou sobre a importância da participação de mulheres na política. “Não se pode falar em democracia sem falar também em inclusão. Sambemos que nós mulheres ainda somos minoria ocupando cargos públicos, então, as palestras também devem abordar a participação feminina na política”, ressaltou.

Texto: Hudson Menezes
Fotos: Tiago Teles
Comentários
Acre
Pedestre é atropelado na faixa e sofre traumatismo craniano na Avenida Ceará, em Rio Branco
Motorista parou para prestar socorro, mas deixou o local antes da chegada da polícia
Paulo Bernardo Pereira, de 59 anos, ficou ferido após ser atropelado na tarde deste sábado (14), enquanto atravessava a Avenida Ceará pela faixa de pedestres, no bairro Tangará, em Rio Branco.
Segundo relato da própria vítima, ele caminhava pela via e decidiu atravessar na faixa quando foi surpreendido por um veículo modelo Voyage, de cor branca, que seguia no sentido bairro–centro em alta velocidade. Sem tempo para reagir, acabou atingido pelo automóvel.
Com o impacto, Paulo foi arremessado ao solo, bateu a cabeça contra o asfalto e sofreu um corte profundo, além de traumatismo cranioencefálico (TCE) de natureza leve e múltiplas escoriações pelo corpo.
O condutor do veículo chegou a parar para prestar socorro, mas deixou o local antes da chegada das autoridades.
Populares acionaram a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ambulância de suporte básico 05 realizou os primeiros atendimentos no local e, após estabilização do quadro clínico, encaminhou a vítima ao pronto-socorro de Rio Branco, em estado de saúde estável.
Policiais do Batalhão de Trânsito estiveram na ocorrência, porém o motorista já não se encontrava no local. O caso deverá ser apurado pelas autoridades competentes.
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil entrega beneficiadora de arroz e leva ações à Comunidade Santa Clara
A Prefeitura de Assis Brasil realizou, neste sábado(14), uma importante ação integrada na Comunidade Santa Clara, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento rural e o cuidado com as pessoas.
O prefeito Jerry Correia, acompanhado do secretário de Agricultura, da secretária de Assistência Social, da secretária de saúde e sua equipe e da Secretaria da Mulher, esteve na comunidade para a entrega de uma beneficiadora de arroz, equipamento que vai fortalecer a produção local e garantir mais autonomia e geração de renda para os produtores.
A beneficiadora foi adquirida por meio de apoio da então senadora Mailza Assis, hoje vice-governadora do Acre, atendendo a uma demanda importante da comunidade rural.
Além da entrega do equipamento, a ação contou com diversos serviços essenciais oferecidos à população. A equipe de Saúde realizou:
•Atualização da caderneta de vacinação;
•Testes rápidos;
• Palestras
•Orientações preventivas;
•Atendimentos básicos à comunidade.
A Secretaria da Mulher promoveu palestras voltadas ao fortalecimento feminino, abordando temas como direitos, prevenção à violência e saúde da mulher.
Já a equipe da Assistência Social garantiu atendimento do programa Bolsa Família, esclarecendo dúvidas e realizando atualizações cadastrais.
“Hoje é um dia muito importante para a Comunidade Santa Clara. A entrega dessa beneficiadora de arroz representa mais desenvolvimento, mais renda e mais dignidade para os nossos produtores. Nosso compromisso é estar presente nas comunidades, ouvindo as necessidades e trazendo soluções. Além do equipamento, trouxemos saúde, assistência social e ações voltadas às mulheres, porque cuidar das pessoas é prioridade da nossa gestão”, afirmou o prefeito.
A Prefeitura de Assis Brasil segue trabalhando de forma integrada, levando ações concretas que transformam a vida da população e fortalecem as comunidades.
Comentários
Acre
Fiat Uno capota na AC-475, próximo a frigorífico em Acrelândia
Ocupantes sofreram apenas ferimentos leves e foram encaminhados à unidade de saúde do município
Um veículo modelo Fiat Uno capotou na manhã deste sábado (14) na Rodovia AC-475, nas proximidades do frigorífico de Acrelândia, no interior do Acre.
Segundo informações de testemunhas, o motorista teria perdido o controle da direção, provocando o capotamento do automóvel. Apesar do impacto e dos danos causados ao veículo, os ocupantes sofreram apenas ferimentos leves.
As vítimas foram socorridas e encaminhadas à Unidade Mista de Saúde de Acrelândia, onde receberam atendimento médico.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Polícia Militar estiveram no local para prestar assistência e organizar o trânsito. As causas do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.


























Você precisa fazer login para comentar.