Conecte-se conosco

Acre

Secretaria de Estado de Educação adere à campanha “Democracia: Confirma”

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recebeu na tarde desta segunda-feira, 15, o secretário estadual de Educação, Aberson Carvalho de Sousa, que assinou o termo de adesão à campanha “Democracia: Confirma”, promovida pelo MPAC, com objetivo de combater o compartilhamento de notícias falsas sobre o sistema eleitoral adotado no país e incentivar o voto consciente.

Por meio da adesão, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes realizará a identificação e mobilização de escolas estaduais de ensino médio, que serão contempladas com palestras abordando os temas centrais da campanha.

A assinatura do termo foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento, e contou com a presença do corregedor-geral Álvaro Luiz Pereira, da procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional (Caop) de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, Kátia Rejane de Araújo, e do secretário-geral do MPAC, Glaucio Oshiro.

“O Ministério Público é um órgão com atribuições na defesa do Estado Democrático de Direito e temos a necessidade, sobretudo, no momento em que vivemos, de reafirmar o papel da democracia no país. Consideramos a necessidade de ir às escolas para falar sobre a segurança do sistema eleitoral e a importância do voto, buscando fortalecer a nossa democracia”, disse o procurador-geral.

Ao firmar a parceria com a Secretaria de Educação, o MPAC se disponibiliza a designar os palestrantes que deverão abordar os temas propostos na campanha, bem como proporcionar o suporte logístico para o deslocamento dos palestrantes às escolas da capital e do interior do estado.

“É importante que nós consigamos despertar a consciência de que a democracia é desconstruída por meio, sobretudo, das fake news e da desconstrução da reputação de instituições que levaram muito tempo para serem consolidadas. Nosso grande desafio hoje é educar a geração de agora, buscando repassar uma consciência maior sobre os riscos que corre a democracia”, destacou o corregedor-geral.

O secretário Aberson Carvalho agradeceu a iniciativa do Ministério Público acreano e ressaltou a importância da parceria entre as instituições para promover o acesso a informações seguras aos jovens eleitores.

“É com muito prazer que nós, enquanto sistema de ensino, participamos deste exercício. Fortalecer a democracia em nossas escolas, junto a esta instituição garantidora da Constituição, é fortalecer também as nossas motivações em torno da educação”, afirmou.

A procuradora de Justiça Kátia Rejane de Araújo Rodrigues falou sobre a importância da participação de mulheres na política. “Não se pode falar em democracia sem falar também em inclusão. Sambemos que nós mulheres ainda somos minoria ocupando cargos públicos, então, as palestras também devem abordar a participação feminina na política”, ressaltou.

Texto: Hudson Menezes
Fotos: Tiago Teles

Comentários


Acre

Mãe e filho se formam juntos em Enfermagem no Acre: “Realização de um sonho”

Publicado

em

O recém-enfermeiro explica como foram os 4 anos de faculdade que tornaram a mãe, uma colega de profissão
POR MATHEUS MELLO

Uma das grandes conquistas de uma pessoa na vida é sem sombras de dúvidas o diploma em uma gradução. Mateus Lima e sua mãe, Mauriete Lima realizaram esse sonho juntos e colaram grau na faculdade de Enfermagem, na última quinta-feira (30), em Rio Branco.

Ao ContilNet, o recém-enfermeiro explica como foram os 4 anos de faculdade que tornaram a mãe, uma colega de profissão.

“Fiz medicina durante quatro anos na Bolívia, de 2012 a 2016, mas infelizmente não tive condições de continuar, devido ao dólar que aumentou bastante, e aí voltei para o Brasil. E minha mãe teve a ideia de fazer enfermagem. Entramos na faculdade e passamos por todas as etapas juntos, estágio juntos, TCC e formamos juntos”, disse.

Mauriete é técnica de enfermagem e trabalha na saúde do Acre há 28 anos. O filho explica que sempre viu na mãe uma inspiração na vida pessoal e profissional.

“Por ela ser da área da saúde eu sempre via ela como minha inspiração, eu decidi trabalhar como ela, trabalhar bastante com algo que ama. É a realização de um sonho, poder trabalhar um dia junto com ela no mesmo lugar”, declara.

Os dois fazem parte da primeira turma do curso de Enfermagem, da UNIP, e iniciaram o curso em 2018.

Comentários


Continue lendo

Acre

Indígena é atingido por disparos de arma de fogo e vai a óbito em Sena Madureira

Publicado

em

Um novo confronto entre pessoas ligadas à facções rivais, registrado na manhã deste domingo (4), deixou mais um saldo negativo em Sena Madureira.

Informações preliminares apontam que um indígena identificado pelo nome de Fábio Alfredo Jaminawa, foi atingido por pelo menos três disparos de arma de fogo, sendo que um dos projéteis acertou a perna, e outros dois atingiram o quadril da vítima.

No momento do episódio, Fábio trafegava de bicicleta pela rua Maranhão, quando foi surpreendido por dois criminosos que estavam em uma motocicleta.

Após os disparos, os autores tomaram rumo ignorado, e a vítima, foi levada para o Pronto Socorro do Hospital João Câncio Fernandes, para receber atendimento médico, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos e foi a óbito.

Tão logo tomou conhecimento do ocorrido, a PM foi ao local e constatou que uma pessoa teria ficado gravimente ferida, e em seguida, iniciou os trabalhos com o intuito de prender os responsáveis pelo cometimento do crime.

Por Josué da Silva.

Comentários


Continue lendo

Acre

Acre tem domingo ensolarado com chances de chuvas passageiras, diz previsão

Publicado

em

Por Deylon Félix

O tempo quente, com sol, nuvens e chuvas, em geral, passageiras e pontuais, predomina no Acre, nesse domingo, 04. Os termômetros marcam a máxima de 32°C na maioria dos municípios.

Em Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira o dia será quente, caso chova será rapidamente. O mesmo ocorre em Cruzeiro do Sul e Tarauacá, com ventos soprando entre fracos e calmos.

Temperaturas:

– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, e máximas, entre 29 e 31ºC;

– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, e máximas, entre 30 e 32ºC;

– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, e máximas, entre 30 e 32ºC;

– Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 30 e 32ºC;

– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;

– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 28 e 30ºC;

– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 29 e 31ºC.

Comentários


Continue lendo

Em alta