Acre
Secretaria da Mulher realiza ação com Ônibus Lilás para população das comunidades urbana, rural e indígena de Feijó
A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), com a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, o Ônibus Lilás, esteve no município de Feijó levando os serviços itinerantes, com apoio das instituições parceiras, não só para a população da região central como também para a comunidade indígena. A ação iniciou na segunda-feira, 1°, e finalizou nesta sexta-feira, 5.
Os atendimentos foram realizados na Comunidade dos Pintos, União, Vitória, na Escola Municipal Eugênia Morais da Silveira e na Aldeia Morada Nova. Além do serviço social e psicológico fornecido pela Semulher, também foram feitas consultas odontológicas, exames de PCCU, vacinação, testes rápidos, consultas médicas com clínico-geral, atendimentos jurídicos, entre outros.

A equipe multiprofissional realizou rodas de conversa sobre a violência contra a mulher, conversas particulares com mulheres que precisavam de apoio ou tiveram dúvidas de como procurar seus direitos. Houve também a distribuição de materiais para informar, principalmente, sobre os ciclos da violência e como rompê-los, além dos canais de denúncia dos órgãos de apoio às mulheres.

A moradora da Comunidade dos Pintos, Angélica Oliveira, de 41 anos, disse que, ao ter acesso ao atendimento psicológico, ficou ciente de como deveria prosseguir continuamente para cuidar de sua saúde mental. “Foi ótimo, foi diferente do que eu estava pensando, porque a psicóloga me contou que tem que fazer acompanhamento. Eu acho que esse serviço ter vindo aqui foi muito importante. Fazia muito tempo que era pra eu ter procurado alguém assim, e eu não sabia por onde começar. Então, hoje já dei o primeiro passo”, disse.

“É muito gratificante encontrar, estender a mão e ajudar essas pessoas. A gente observa a satisfação da população. As mulheres são acolhidas e nos acolhem de volta, nos agradecem. É inspirador. Com certeza vamos continuar trabalhando em prol delas, de quem precisa, saudando e respeitando suas particularidades, crenças e cultura”, salientou a psicóloga da Semulher, Dandara Viana.

Awa Pay Shanenawa, moradora da aldeia Morada Nova, do povo Shanenawa, representou as mulheres e agradeceu ao governo do Acre pela ação realizada por meio da Secretaria da Mulher e parceiros. A Prefeitura de Feijó, Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal, secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, Organismo de Políticas para Mulheres (OPM), Conselho Municipal da Mulher e Defensoria Pública do Estado do Acre estiveram presentes.

“Tivemos o chamado da Semulher pra realizar esse evento aqui na nossa comunidade e que é muito importante pra nós mulheres, que muitas vezes somos oprimidas tanto pela sociedade, quanto também dentro da nossa própria casa. Então, quando a gente recebe o acolhimento de pessoas que vêm de fora, a gente se sente muito bem. A gente fica muito gratificado quando recebe esse tipo de apoio”, ressaltou.

“Levar serviços essenciais às mulheres é o nosso objetivo. Ficamos imensamente felizes em saber que esses atendimentos vão impactar de forma positiva a vida dessa população feminina do interior do estado. O Ônibus Lilás é uma ferramenta imprescindível para chegarmos nelas, e temos conseguido, com nossas equipes e com as instituições parceiras, oferecendo apoio, ajuda, fornecendo informações e mostrando que estamos sempre juntos, lado a lado com a comunidade para a promoção da equidade de gênero”, celebrou a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa Pereira.
- Foto: Kauã Lucas/Semulher
- Foto: Kauã Lucas/Semulher
- Foto: Kauã Lucas/Semulher
- Foto: Kauã Lucas/Semulher
- Foto: Kauã Lucas/Semulher
- Foto: Kauã Lucas/Semulher
- Foto: Kauã Lucas/Semulher
- Foto: Kauã Lucas/Semulher
- Foto: Kauã Lucas/Semulher
- Foto: Kauã Lucas/Semulher
- Foto: Kauã Lucas/Semulher
- Foto: Kauã Lucas/Semulher
- Foto: Kauã Lucas/Semulher
- Foto: Kauã Lucas/Semulher
- Foto: Kauã Lucas/Semulher
- Foto: Kauã Lucas/Semulher
- Foto: Kauã Lucas/Semulher
- Foto: Kauã Lucas/Semulher
- Foto: Kauã Lucas/Semulher
- Foto: Kauã Lucas/Semulher
- Foto: Kauã Lucas/Semulher
- Foto: Kauã Lucas/Semulher
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Maioria dos acreanos desaprova governo Lula, aponta pesquisa
Levantamento indica 73,06% de rejeição à gestão presidencial no estado; aprovação é de 22,17%
Comentários
Acre
TJAC implanta extensão de Libras e descrição de imagens no site para ampliar acessibilidade comunicacional
Aplicativo funciona com acesso pelo computador ou celular e fornece auxílio para pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia e outras necessidades
O uso da tecnologia para garantir direitos e promover inclusão é o objetivo do novo sistema adotado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), que amplia a acessibilidade no site da instituição. O aplicativo facilita a navegação de pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia, transtorno do déficit de atenção e outras necessidades.
A ferramenta, chamada Rybená, pode ser utilizada tanto no computador quanto no celular. Com a extensão, textos em português são traduzidos para Libras. O sistema também conta com recurso de voz, que sintetiza o conteúdo selecionado, além de funcionalidades voltadas a pessoas com deficiência visual, como descrição de imagens, ajuste de contraste e saturação, e personalização de cores em textos, fundos e títulos.
Ao empregar tecnologia, o TJAC busca ampliar a inclusão e o acesso à informação, além de atender às orientações e normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa também contribui para uma comunicação mais clara, com linguagem simples, promovendo a inclusão de forma mais ampla.
Com a modernização, o Judiciário acreano atende a um dos principais princípios do modelo de excelência em gestão, implantado pelo presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, que é a priorização das pessoas que necessitam dos serviços da Justiça.
Comentários
Acre
1ª etapa do complexo viário no centro de Rio Branco deverá ser inaugurada pelo Governo do Acre nesta quinta
O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop), inaugura nesta quinta-feira (26) a primeira etapa do Complexo Viário da Avenida Ceará, localizado no Centro de Rio Branco.
Essa fase inicial compreende a via elevada sobre a Avenida Getúlio Vargas, que vai da Ladeira da Maternidade até perto da sede da Prefeitura.
Com a liberação desse trecho, espera-se uma melhora significativa no fluxo de veículos e uma redução dos congestionamentos frequentes na região central da capital.
A obra ainda está em andamento, mas sua conclusão total promete transformar a mobilidade urbana no centro de Rio Branco, impactando positivamente o dia a dia dos motoristas e pedestres.

























Você precisa fazer login para comentar.