fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Secretaria da Mulher realiza ação com Ônibus Lilás para população das comunidades urbana, rural e indígena de Feijó

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), com a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, o Ônibus Lilás, esteve no município de Feijó levando os serviços itinerantes, com apoio das instituições parceiras, não só para a população da região central como também para a comunidade indígena. A ação iniciou na segunda-feira, 1°, e finalizou nesta sexta-feira, 5.

Os atendimentos foram realizados na Comunidade dos Pintos, União, Vitória, na Escola Municipal Eugênia Morais da Silveira e na Aldeia Morada Nova. Além do serviço social e psicológico fornecido pela Semulher, também foram feitas consultas odontológicas, exames de PCCU, vacinação, testes rápidos, consultas médicas com clínico-geral, atendimentos jurídicos, entre outros.

Aldeia Morada Nova, no município de Feijó, recebe o serviço itinerante do Ônibus Lilás. Foto: Kauã Lucas/Semulher

A equipe multiprofissional realizou rodas de conversa sobre a violência contra a mulher, conversas particulares com mulheres que precisavam de apoio ou tiveram dúvidas de como procurar seus direitos. Houve também a distribuição de materiais para informar, principalmente, sobre os ciclos da violência e como rompê-los, além dos canais de denúncia dos órgãos de apoio às mulheres.

Atendimento da Secretaria de Estado da Mulher na Escola Municipal Eugênia Morais da Silveira. Foto: Kauã Lucas/Semulher

A moradora da Comunidade dos Pintos, Angélica Oliveira, de 41 anos, disse que, ao ter acesso ao atendimento psicológico, ficou ciente de como deveria prosseguir continuamente para cuidar de sua saúde mental. “Foi ótimo, foi diferente do que eu estava pensando, porque a psicóloga me contou que tem que fazer acompanhamento. Eu acho que esse serviço ter vindo aqui foi muito importante. Fazia muito tempo que era pra eu ter procurado alguém assim, e eu não sabia por onde começar. Então, hoje já dei o primeiro passo”, disse.

Atendimento da Semulher na Comunidade dos Pintos, em Feijó. Foto: Kauã Lucas/Semulher

“É muito gratificante encontrar, estender a mão e ajudar essas pessoas. A gente observa a satisfação da população. As mulheres são acolhidas e nos acolhem de volta, nos agradecem. É inspirador. Com certeza vamos continuar trabalhando em prol delas, de quem precisa, saudando e respeitando suas particularidades, crenças e cultura”, salientou a psicóloga da Semulher, Dandara Viana.

Psicóloga da Semulher, Dandara Viana, em roda de conversa com a população do interior do estado. Foto: Kauã Lucas/Semulher

Awa Pay Shanenawa, moradora da aldeia Morada Nova, do povo Shanenawa, representou as mulheres e agradeceu ao governo do Acre pela ação realizada por meio da Secretaria da Mulher e parceiros. A Prefeitura de Feijó, Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal, secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, Organismo de Políticas para Mulheres (OPM), Conselho Municipal da Mulher e Defensoria Pública do Estado do Acre estiveram presentes.

Material informativo da Semulher que fala sobre os tipos de violência e apresenta os canais de denúncia e suporte às vítimas. Foto: Kauã Lucas/Semulher

“Tivemos o chamado da Semulher pra realizar esse evento aqui na nossa comunidade e que é muito importante pra nós mulheres, que muitas vezes somos oprimidas tanto pela sociedade, quanto também dentro da nossa própria casa. Então, quando a gente recebe o acolhimento de pessoas que vêm de fora, a gente se sente muito bem. A gente fica muito gratificado quando recebe esse tipo de apoio”, ressaltou.

Mulher indígena sendo atendida pelo Ônibus Lilás na aldeia Morada Nova. Foto: Kauã Lucas/Semulher

“Levar serviços essenciais às mulheres é o nosso objetivo. Ficamos imensamente felizes em saber que esses atendimentos vão impactar de forma positiva a vida dessa população feminina do interior do estado. O Ônibus Lilás é uma ferramenta imprescindível para chegarmos nelas, e temos conseguido, com nossas equipes e com as instituições parceiras, oferecendo apoio, ajuda, fornecendo informações e mostrando que estamos sempre juntos, lado a lado com a comunidade para a promoção da equidade de gênero”, celebrou a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa Pereira.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Banca organizadora divulga locais de prova do concurso público do Detran

Publicado

em

Com realização prevista para o próximo domingo, 28, o concurso público do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) já tem os locais de realização das provas disponíveis para consulta pelos candidatos.

Para realizar a pesquisa, basta acessar o site do Instituto AOCP, empresa realizadora do certame, e baixar o cartão de informações do candidato.

Este é o segundo concurso público da história do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e disponibiliza 91 vagas divididas em 8 cargos efetivos de nível superior, com distribuição em 10 cidades acreanas.

O concurso público vai ofertar 91 vagas efetivas. Foto: Kelvisson Monteiro/Detran

Vale lembrar que a prova objetiva para os cargos de assistente de trânsito, analista de sistema, contador, pedagogo e engenheiro civil será realizada no período da manhã. A abertura dos portões será às 7h15 (horário local) e o fechamento às 8h (horário local).

Já a prova objetiva para os cargos de agente de autoridade de trânsito, analista de trânsito e examinador de trânsito será realizada no período da tarde. A abertura dos portões ocorrerá às 13h15 (horário local) e o fechamento às 14h (horário local).

Para realizar a prova, o candidato deve levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, além de um documento oficial de identificação com foto (original e físico) e o Cartão de Informação do Candidato.

Examinador de Trânsito é um dos 8 cargos a serem preenchidos pelo concurso público. Foto: Renato Beiruth

O concurso

Anunciado em 2023 pelo governador Gladson Cameli, o edital do concurso público do Detran foi publicado em abril deste ano e prevê o preenchimento de vagas para os cargos de agente, examinador, assistente e analista de trânsito, pedagogo, engenheiro, contador e analista de sistemas.

A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e os salários variam de R$ 7.015,70 a R$ 9.561,76, somados vencimentos, gratificações e outros benefícios.

Comentários

Continue lendo

Acre

Tem Boca sim! Bolsonaro ao vivo e cerca de 12,5 mil pessoas marcam convenção de Bocalom e Alysson

Publicado

em

Assessoria

Cerca de 12,5 mil rio-branquenses marcaram presença na convenção partidária que oficializou a candidatura a prefeito de Tião Bocalom (PL-AC) e Alysson Bestene como vice-prefeito. O evento contou com a presença de grandes autoridades do estado e oficializou também as candidaturas à Câmara de Vereadores dos partidos da aliança: PL, PP, União Brasil, PSDB/Cidadania e Podemos.

O Ginásio do Sesc ficou lotado. Todo o pass pátio também. Mas quem ficou na parte de fora também acompanhou o evento: a organização preparou estrutura com telões e som para a militância que ficou na parte externa.

Um dos momentos mais marcantes da festa foi a participação, em vídeo, do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. O maior líder da direita brasileira deixou uma mensagem a todos os presentes, lembrando dos dias que esteve em território acreano e a importância do projeto encabeçado por Bocalom e Alysson: “Nós não vamos desistir de Rio Branco, do Acre e nem do Brasil!”.

Michelle Bolsonaro também participou em vídeo e deixou uma mensagem especial às mulheres: “É chegado esse dia tão especial! Quero saudar a todos, em especial às nossas mulheres. Nós vamos sim, falar de política e promover a verdadeira revolução. Vamos fazer isso em colaboração mútua. Que Deus nos abençoe”.

O senador Márcio Bittar, que colocou Bolsonaro à linha, comemorou a união da direita ainda no primeiro turno: “Essa chapa é a chapa da união, por isso estamos aqui. Isso não seria possível se não houvesse uma colaboração mútua, com um objetivo em comum. Em 2026, estaremos com Bolsonaro de novo!”. Os deputados federais Ulysses, Antônia Lúcia, Gerlen Diniz e estaduais Nicolau Júnior e Arlenilson Cunha, além do prefeito de Bujari Padeiro, vereadores, vice-governadora Mailza também abrilhantaram o evento.

O governador Gladson Cameli falou da importância de todos no período de campanha, agradeceu aos que atenderam seu chamado para apoiar a aliança e reiterou total apoio a Bocalom: “Tem uma cidade que precisa ser cuidada, e aqui está a melhor opção para cuidar dessa cidade. Gosto de governar, gosto das pessoas, e Bocalom e Alysson vão nos ajudar nesse trabalho. Preciso de vocês unidos!”.

Alysson Bestene falou sobre a alegria de presenciar esse momento, e pediu aos rio-branquenses a oportunidade de ajudar a cuidar da cidade. “Tô muito feliz! Podem certeza que vocês vão ter um amigo, um trabalhador. Bocalom, pode ter certeza que você vai ter um vice-prefeito leal. Rio Branco, vamos continuar avançando!”.

Emocionado, Tião Bocalom agradeceu ao senador Márcio Bittar pela união e a todos os envolvidos na grande festa. “Que festa linda! Esse é o momento mais especial da minha vida. Agradeço de coração a cada um que está aqui festejando com a gente. Eu tenho certeza que essa união vai nos levar a vitória, ainda no primeiro turno!”.

Comentários

Continue lendo

Acre

Cinco acidentes de trânsito em apenas três dias deixam um saldo trágico, resultando na perda de uma vida em Cobija

Publicado

em

Preocupação crescente em Cobija, aumento de acidentes com motocicletas ligados ao consumo de Álcool vem preocupando as autoridades em todo departamento

O diretor de Trânsito do Pando, Julio Méndez, relatou que durante o fim de semana foram registrados 5 acidentes de trânsito na cidade de Cobija, onde uma pessoa perdeu a vida. Foto: montagem 

Com TVU/Pando

O diretor de Trânsito do Departamento de Pando/Cobija/Bolívia, Julio Méndez, relatou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (22) que, durante o fim de semana, foram registrados cinco acidentes de trânsito na cidade de Cobija, resultando na trágica perda de uma vida.

Na coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, a autoridade policial de Pando alertou que os acidentes envolvendo motocicletas têm sido principalmente atribuídos ao consumo descontrolado de bebidas alcoólicas. O aumento desses incidentes está gerando preocupação entre as autoridades locais, especialmente na capital do departamento de Pando, Cobija.

Há também preocupação com veículos de quatro rodas, como uma camionete com placa brasileira (QWN8154), conduzida por um boliviano, que estava transitando pela avenida 27 de Maio. O veículo se envolveu em uma colisão que impactou o lado esquerdo, levando à perda de controle do motorista e resultando na colisão com um poste de iluminação pública.

O condutor da caminhonete foi detido e posteriormente levado nesta segunda-feira sob custódia, onde teve sua carteira de habilitação suspensa de acordo com as leis de trânsito da Bolívia. Ele poderá ser responsabilizado pelos danos causados ao patrimônio público, segundo as leis de transito da Bolívia.

Camionete com placa brasileira. conduzida por um boliviano, transitava pela avenida 27 de Maio quando se envolveu em uma colisão, o acidente afetou o lado esquerdo do veículo. Foto capturada

Já na última sexta-feira, 19 de julho, agentes policiais foram acionados imediatamente após um incidente reportado por transeuntes na região da avenida 27 de maio. Infelizmente, a resposta rápida não foi suficiente para evitar a trágica fatalidade que enlutou familiares e amigos do militar boliviano Juan de Dios M. Mamani, que servia no exército no Departamento de Pando. As autoridades locais estão investigando minuciosamente as circunstâncias precisas que levaram ao acidente.

O condutor foi detido e posteriormente levado sob custódia, onde teve sua carteira de habilitação suspensa conforme as leis de trânsito da Bolívia. Foto: capturada 

Veja vídeos

Imagens de câmeras de segurança particular capturaram o momento em que uma mulher, cujo nome não foi divulgado, perdeu o controle de sua motocicleta e colidiu com um poste de energia no canteiro central da Avenida Nazaria, em Cobija. O acidente ocorreu às 6 horas da manhã do último sábado, 20 de julho.

Um homem que estava transportando uma criança menor de idade na garupa de uma motocicleta se envolveu em um acidente de trânsito no bairro Paraíso. Segundo relatos dos moradores locais, o motorista estava alcoolizado.

A criança sofreu as lesões mais graves, incluindo uma lesão no rosto, e foi socorrida pelos residentes, que impediram o homem responsável pelo acidente de levá-la imediatamente do local. Posteriormente, ela foi encaminhada ao hospital para receber cuidados médicos.

Comentários

Continue lendo