Acre
Sebastião Viana viaja para Israel, mas evita falar com a imprensa antes de embarque
O governador Sebastião Viana (PT) embarcou, nas primeiras horas desta terça-feira, 1º de setembro, rumo à Israel, no Oriente Médio. Onde deve conhecer técnicas utilizadas na produção de pescado. O petista viaja ao lado de assessores e colegas de governo. Além disso, Viana será acompanhado por empresários acreanos.
Na verdade, o governo acreano busca interagir com o setor da pesca e aquicultura de Israel. Na terra de palestinos, Sebastião quer conhecer as experiências de um país que, mesmo sem água em abundância, é referência mundial em Aquicultura, técnica que tem sido amplamente implantada no território do Acre.
Questionado se aproveitaria a viagem para fazer “um pouco de turismo pela Terra Santa”, Sebastião afirmou que só realiza esse tipo de atividade quando está “com a família”. Sem aceitar gravar entrevista e explicar aos leitores do ac24horas um pouco mais sobre a viagem, o governante explicou que fará uma viagem “de negócios, e nada mais que isso”, esclareceu o petista.
Levantamentos internacionais apontam que os produtores de Israel utilizam a escassa água de forma racional e com o emprego de alta tecnologia para garantir o desenvolvimento dos peixes. A piscicultura é uma atividade econômica muito importante para o Israel e, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), pode ser considerada como “um exemplo a ser seguido”.
No início de agosto, quando a viagem, que estava sendo mantida em segredo veio à tona, Sebastião também não quis explicar os motivos à imprensa, nem à população do estado. Na época, a Assessoria de Imprensa do governador explicou que a ideia da viagem é destinada ao fortalecimento da cadeia sustentável do estado acreano
Também através de Nota, o governo rebateu comentários de que o governador estaria seguindo para Israel para mediar conflitos médio orientais. A Assessoria lembrou, ainda, que o convite para o encontro aconteceu quando o ex-ministro de Estado, Marcelo Crivella, ainda comandava o Ministério da Pesca.
POTÊNCIA ISRAELENSE
O cultivo de pescado é uma das indústrias que mais cresce no mundo. Em média, o aumento médio chega a taxa de 8% ao ano. Os dados são referente ao período de 2000 a 2001. O mais interessante é que Brasil e Israel têm interesses mútuos e complementares no setor. Com 13% da água doce e um extenso litoral, o Brasil tem potencial para se tornar um importante produtor de pescado.
Israel, embora um País territorialmente pequeno e parcialmente desértico detêm tecnologias nas áreas de irrigação e aquicultura, ambientalmente sustentáveis, que são admiradas mundialmente. Por esse motivo, o Acre estaria interessado em conhecer as técnicas utilizadas no país.
Com informações do ac24horas.com
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.




Você precisa fazer login para comentar.