Conecte-se conosco

Acre

Sebastião Viana é apontado como um dos 46 candidatos com o passado enrolado

Publicado

em

enrolado_02Fonte: ac24horas

O governador do Acre, Sebastião Viana (PT) é um dos personagens de uma reportagem que aponta 46 candidatos envolvidos em uma rede de escândalos, no Brasil. O material é da revista Veja, que traça um perfil completo dos postulantes a um mandato em 2014, especificando cada episódio suspeito que os acusados se envolveram num passado recente na história da política brasileira.

As acusações são as mais diversas possíveis. A reportagem especula atos de políticos que passaram uma temporada na cadeia, mas nas eleições deste ano voltam às urnas, mesmo figurando em ruidosos escândalos políticos. Sebastião Viana, que concorre à reeleição é relacionado num episódio que envolve uma guerra direta com o cacique peemedebista, José Sarney.

Segundo a reportagem, Sebastião Viana e José Sarney “iniciaram 2009 em guerra aberta. Os dois disputaram a presidência do Senado, e Sarney levou a melhor, contando com o apoio que o Planalto havia antes prometido a Viana. O resultado da disputa: uma sucessão de acusações e denúncias que expuseram a farra promovida no Congresso com o dinheiro do contribuinte”.

Sebastião Viana foi denunciado por um ato secreto. Em março de 2009, soube-se que Viana cedeu um telefone celular bancado pelo Senado para uso de sua filha em viagem ao México. A conta: R$ 14 mil. Viana reconheceu o erro, devolveu o dinheiro e acusou Agaciel Maia, ex-diretor-geral do Senado, por indicação de Sarney, de divulgar a história para constrangê-lo.

Viana também teria envolvimento no escândalo da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo, que se deu na crise do Mensalão, no governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2005/2006 – envolvendo Antonio Palocci, demitido do cargo de Ministro da Fazenda, por envolvimento no caso da casa do lobby ou República de Ribeirão Preto, na CPI dos Bingos.

Francenildo era a principal testemunha de acusação do caso. Ele divulgou ter visto Palocci frequentando reuniões de lobistas acusados de interferir em negócios de seu interesse no governo Lula, para partilhar dinheiro e abrigar festas animadas por garotas de programa. Seu depoimento na CPI foi silenciado por uma liminar expedida pelo STF, a pedido do então senador Sebastião Viana.

O governador do Acre aparece na lista de políticos que protagonizaram diversos escândalos, como: Paulo Maluf (PP), Fernando Collor de Mello (PTB), Alexandre Padilha, Anthony Garotinho (PR), Orlando Silva (PCdoB), Pedro Novais (PMDB). O PT é o partido com o maior número de candidatos enrolados, com nove personagens. Todos disputam um novo mandato nas eleições deste ano.

Leia reportagem completa de VEJA

Comentários

Acre

Brasiléia participa do I Encontro Fortalecimento da Produção Agroextrativista

Publicado

em

O secretário municipal de agricultura, Leandro Gadelha, acompanhado da Delegação de Brasiléia, participou do I Encontro Fortalecimento da Produção Agroestrativista da Rede Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre (COOPERACRE).

O Encontro aconteceu no Anfiteatro Garibaldi Brasil, e durante três dias, contou com participação de órgãos das esferas federal, estadual e municipal, ONGs, associações e sindicatos, visando fortalecer a produção Agroextrativista, da cadeia produtiva de castanha, borracha, fruticultura, palmito, café e outros produtos.

O encerramento do Encontro aconteceu nesta terça-feira, 21, na Universidade Federal do Acre, com participação de autoridades, organizações e sindicatos.

De acordo com o Secretário municipal de agricultura, Leandro Gadelha, a participação foi fundamental para o entendimento das ações no tocante ao Agroextrativismo. ” Durante três dias a delegação de Brasiléia esteve compartilhando experiências com outros municípios, com representantes de diversas instituições ligadas ao extrativismo regional. Estamos saindo daqui do encontro com muito mais conhecimento, para colocarmos em prática o aprendizado obtido durante esses três dias”, afirmou o secretário.

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Senador Guiomard, adolescente é morto a tiros após ter residência invadida

Publicado

em

O adolescente Leandro da Silva Pereira, de 16 anos, vulgo “Bedeu”, foi morto a tiros na madrugada desta terça-feira (21), dentro de uma residência situada rua Tocantins, no bairro Chico Paulo, no município de Senador Guiomard, no interior do Acre.

Segundo informações da polícia, Leandro estava dormindo em uma rede na área de trás da residência, quando criminosos fortemente armados pularam o muro e efetuaram vários disparos à queima roupa contra a vítima, que foi atingida no peito e na mão, morrendo no local. Após a ação, os assassinos, que são membros de uma organização criminosa, fugiram do local.

Familiares ainda atordoados e com medo foram até onde Leandro estava e o encontraram sangrando muito. A ambulância do Serviço do Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas quando os paramédicos chegaram ao local, só poderam atestar a morte do adolescente.

 

O corpo do homem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), em Rio Branco, para serem feitos os exames cadavéricos.

Policiais militares do 4° Batalhão colheram as informações para tentar procurar pelos autores do crime na região, mas ninguém foi encontrado até o momento.

Ainda segundo a polícia, Leandro era membro da organização criminosa Bonde dos 13 e já foi para a pousada de menores duas vezes pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, e havia saído da pousada semana passada.

O caso será investigado por agentes da Polícia Civil de Senador Guiomard.

Comentários

Continue lendo

Acre

Boletim Sesacre sobre o coronavírus volta registrar morte por Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foram registrados 148 novos casos de coronavírus de 13 a 20 de março. O número de infectados notificados é de 160.678 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 371.793 notificações de contaminação pela doença, sendo que 211.092 casos foram descartados e 23 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 157.723 pessoas já receberam alta médica da doença.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS) e estão sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Um óbito foi notificado entre os dias 13 e 20 de março, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 aumente para 2.044 em todo o estado.

O paciente, J. S. C, de 97 anos, morador do município de Sena Madureira, deu entrada no Pronto-Socorro de Rio Branco em 22 de fevereiro e veio a falecer no dia 15 de março.

Sobre os casos de covid-19 no Acre, acesse:
BOLETIM_AC_COVID_21_03_2023_COMPLETO(3)

Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:
http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos

Comentários

Continue lendo

Em alta