Geral
Saúde implementa Linha de Cuidado à Pessoa com Doença Renal Crônica no Alto Acre
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou, de 20 a 30 de julho, na regional do Alto Acre, a implementação da Linha de Cuidado à Pessoa com Doença Renal Crônica (DRC). A programação abordou a organização dos fluxos e serviços, por meio da apresentação do Plano de Implantação para o Ambulatório de Atenção Especializada em Doença Renal Crônica, e o planejamento da programação da atualização aos profissionais da Atenção Primária à Saúde que realizarão o atendimento contínuo dos desses pacientes.
“Essa ação objetiva facilitar o acesso e o atendimento ao usuário portador de doença renal, unificando ações preventivas na Rede de Atenção, prestando uma assistência multiprofissional em conformidade com as Diretrizes Clínicas no âmbito do Sistema Único de Saúde, buscando o diagnóstico precoce na identificação das pessoas com DRC, estabelecer Protocolos Clínicos e pontos de atenção na Rede Primária, alinhados, e definir fluxos com interação entre os gestores”, explicou a responsável pela Linha de Cuidado à Pessoa com Doença Renal Crônica, Liliane Maia.
Estiveram envolvidos nessa ação os secretários municipais de Saúde, coordenadores municipais da Atenção Primária à Saúde e os enfermeiros da Atenção Primária dos quatro municípios da Regional do Alto Acre, Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri.
Comentários
Geral
Delegacia Itinerante da Polícia Civil registra ocorrências e cumpre mandado de prisão durante fim de semana na Expoacre 50 anos
Durante o fim de semana da Expoacre 50 anos, a Delegacia Itinerante da Polícia Civil do Acre, instalada no Parque de Exposições Wildy Viana, realizou um balanço das atividades dos dias 26 (sábado) e 27 (domingo). Com o aumento expressivo de público em razão dos grandes shows realizados no local, a unidade reforçou a presença policial e garantiu atendimento direto à população.
No período, foram registrados dois Boletins de Ocorrência (BO), além da lavratura de dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). A equipe também deu cumprimento a um mandado de prisão, demonstrando a eficácia da atuação policial mesmo em eventos de grande porte.
A Delegacia Itinerante é uma estratégia da Polícia Civil para aproximar os serviços da população em eventos com grande circulação de pessoas, garantindo mais segurança, agilidade no atendimento e resposta imediata em casos de infrações penais. A atuação da equipe tem sido essencial para manter a ordem e a tranquilidade durante a festa, que celebra meio século da maior feira agropecuária do estado.
Fonte: PCAC
Comentários
Geral
Jovem morre em “racha” de bajolas no dia do próprio aniversário em Tarauacá
Um acidente trágico abalou a comunidade de Santo Amaro, no Seringal Vitória Velha, em Tarauacá, no último domingo (27). O jovem Wendel Sousa Piauhy, de 22 anos, morreu após colidir com um tronco submerso enquanto participava de um “racha” — disputa informal de velocidade — com uma bajola no Rio Murú. A fatalidade ocorreu no mesmo dia em que ele completava aniversário.
Segundo relatos de moradores, Wendel e outros jovens seguiam em direção ao Seringal Conceição para um torneio de futebol, quando duas embarcações pequenas e velozes, conhecidas como bajolas, começaram a disputar velocidade em meio a um trecho crítico do rio, marcado por galhos e troncos submersos. Devido à seca severa que atinge os rios Tarauacá e Murú nesta época do ano, a navegação é limitada a canais estreitos, aumentando os riscos.
“Eles vinham pegando profia [racha]. Uma das bajolas bateu num toco, e um rapaz morreu na hora. A cabeça dele partiu com a pancada”, contou, emocionada, uma moradora da comunidade.
A tia da vítima relatou que Wendel pilotava a bajola acompanhado por outros dois homens. “Eles estavam indo para o campeonato. Meu sobrinho tentou desviar do tronco, mas não conseguiu. Os outros dois ficaram feridos, mas passam bem. Ele levou uma forte pancada no peito e quebrou o braço. Infelizmente, não resistiu.”
Morador do Seringal Santo Amaro, Wendel era conhecido por sua alegria e amor pelo futebol. Sua morte causou comoção entre familiares e amigos, que lamentaram a perda precoce justamente no dia em que ele completava 22 anos.
Você precisa fazer login para comentar.