fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Saúde implanta área técnica para notificação da síndrome congênita do vírus zika

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Núcleo de Doenças de Controle Vetorial, está em processo de implantação da área técnica da síndrome congênita do vírus zika. A Maternidade Bárbara Heliodora é a unidade-piloto para capacitações e início do controle de casos e notificações da síndrome.

Nesta semana, as áreas de Vigilância Ambiental, Saúde da Pessoa com Deficiência e Diretoria de Assistência da Maternidade se reuniram com o objetivo de alinhar um fluxo para a investigação clínica, radiológica e laboratorial da síndrome congênita do vírus zika, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Profissionais da maternidade passam por capacitação Foto: Cedida

Os profissionais que atuam na vigilância hospitalar da maternidade estão passando por uma capacitação que se iniciou na semana passada e se estende até a próxima semana, referente à correta notificação de novos casos de anomalias sugestivas à infecção congênita, ocorridas em nível neurológico, como malformação do crânio e músculo esquelético, podendo comprometer audição e visão.

“Além disso, também estão sendo articuladas ações entre as vigilâncias e a atenção básica do município de Rio Branco para a identificação e notificação de casos suspeitos, cujas manifestações clínicas se apresentaram tardiamente”, explicou a responsável pela área técnica, Rener Luciana Maia.

Rener explica ainda que estão sendo avaliados e notificados casos de 2016 até 2020. Até o momento, foram registrados 57 quadros que aguardam confirmação: “A área técnica vai fazer a identificação dos casos que apresentem compatibilidade com a síndrome e também buscar outros agentes etiológicos, que são os causadores de doenças”, pontuou.

Ainda, segunda Rener, “os casos de anomalia já eram notificados nas declarações de nascidos vivos, pelos pediatras e geneticistas, mas somente agora serão notificados pela vigilância”, explicou.

Importância

A identificação etiológica é importante também, pois ajuda na qualificação da declaração de óbitos. Os dados de mortalidade e identificação são importantes indicadores para nortear as ações de promoção e prevenção, contribuindo para a redução da incidência de casos.

Comentários

Continue lendo

Geral

Acre terá novas viaturas da PRF para combater crimes ambientais

Publicado

em

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai reforçar a fiscalização ambiental no estado do Acre com a chegada de novas viaturas adquiridas por meio do plano Amazônia Segurança e Soberania (AMAS). Ao todo, o estado vai receber quatro veículos que serão empregados no combate a crimes como o garimpo e a extração ilegal de madeira.

A ação anunciada nesta terça-feira, 8, faz parte de uma estratégia nacional voltada para os nove estados da Amazônia Legal, com um investimento total de R$ 23,4 milhões. As viaturas entregues à PRF possuem tração nas quatro rodas, o que permite acesso a áreas de floresta e regiões de difícil locomoção, além de estrutura para transportar equipamentos usados nas operações de campo.

Além do Acre, também receberam quatro viaturas os estados do Amazonas, Amapá e Roraima. Mato Grosso ficou com 15, seguido do Maranhão (13), Pará (12), Rondônia (10) e Tocantins (6).

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Acre recebe mais de R$ 1 milhão para fomentar pesquisas na saúde por programa do SUS

Publicado

em

investimento visa fortalecer a pesquisa regional e melhorar a qualidade de vida da população, com foco em desafios específicos da saúde no estado

Comentários

Continue lendo

Geral

Estudante de medicina é encontrado morto em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Rede Social

O estudante de medicina João Pedro Miranda, de 18 anos, foi encontrado morto nesta terça-feira (8), em Rio Branco. Ele era filho da médica ultrassonografista Gleiciane Miranda. A causa da morte não foi divulgada.

Além dos estudos na área da saúde, João atuava com a pulverização de produtos agrícolas, atividade que compartilhava frequentemente nas redes sociais. A notícia da morte precoce do jovem gerou comoção entre amigos, familiares e profissionais da área da saúde.

O velório ocorre na Capela da Morada da Paz, na capital acreana.

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) emitiu nota de pesar lamentando a perda: “O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) manifesta profundo pesar pelo falecimento do jovem João Pedro Miranda, de 19 anos, filho da médica Dra. Gleiciany Araújo de Miranda, ocorrido nesta terça-feira, 8 de abril, em Rio Branco. João Pedro era estudante de medicina e sua partida precoce comove toda a comunidade médica e acadêmica do estado. Neste momento de imensa dor, o CRM-AC se solidariza com a Dra. Gleiciany, familiares e amigos, desejando força e serenidade para enfrentar esta perda irreparável.”

O Centro Universitário Uninorte também emitiu nota de pesar pelo falecimento do acadêmico. “Prestamos nossas condolências aos familiares e amigos, pedindo que Deus os console neste momento de dor”.

Comentários

Continue lendo