Acre
Saúde do Estado dá início à campanha Agosto Dourado, em prol do aleitamento materno

Com objetivo de dar maior visibilidade à população sobre a importância do aleitamento materno, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) deu início à campanha do Agosto Dourado, de incentivo à amamentação, com mobilização mundial fomentada pela Organização da Nações Unidas e difundida pelo Ministério da Saúde. Em 2022, o tema da campanha é “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”.
Com esse intuito, a Maternidade Bárbara Heliodora (MBH) realiza atividades como rodas de conversa semanais com informações aos profissionais sobre a pauta em questão.
Também está previsto um webinário para o dia 30 de agosto, organizado em parceria com o Núcleo de Alimentação e Nutrição da Sesacre, que será transmitido via Telessaúde Acre. A ação conta com o apoio da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar no Brasil (IBFAN), Centro Educacional do Norte (Uninorte), Sociedade Acreana de Pediatria e Rotary Clube.
Deltirene Cardoso, coordenadora do Banco de Leite Humano da MBH, explica que durante todo o ano a unidade realiza atividades de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, bem como da doação do alimento para crianças prematuras, cujas mães não conseguem ou não podem amamentar.
“O Acre ganhou mais um banco de leite, inaugurado em abril, em Cruzeiro do Sul. Além disso, o Núcleo da Criança está discutindo a elaboração da Linha de Cuidado do Aleitamento Materno. Com esses esforços, o Estado pretende melhorar os índices de aleitamento materno e reduzir a mortalidade neonatal”, destacou a coordenadora.
Comentários
Acre
Tempo instável marca esta sexta-feira no Acre, com risco de chuvas fortes em todas as regiões
Alta umidade mantém possibilidade de pancadas intensas ao longo do dia; temperaturas variam entre 20 °C e 31 °C no estado.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre segue em declínio, mas permanece acima da cota de transbordo

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou ligeira queda nesta sexta-feira, 23, em Rio Branco, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil do município. Às 5h19, a medição registrou 14,57 metros, e às 9h, 14,51 metros, mantendo-se acima da cota de transbordo de 14 metros e da cota de alerta, que é de 13,50 metros.
Nas últimas 24 horas, a chuva acumulada na capital acreana foi de 2,00 mm, de acordo com o monitoramento da Defesa Civil.
O órgão segue acompanhando diariamente a situação do rio e emitindo boletins para orientar moradores sobre possíveis medidas de prevenção.
Comentários
Acre
Acre participa de reunião com governo federal e estados da Amazônia Legal para fortalecer ações no enfrentamento ao desmatamento e às queimadas
Com o objetivo de fortalecer o diálogo federativo e alinhar ações conjuntas de enfrentamento ao desmatamento e aos incêndios florestais na Amazônia, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), participou na manhã desta quinta-feira, 22, em Brasília (DF), de uma reunião entre os secretários de Meio Ambiente dos estados da Amazônia Legal e representantes do Ministério do Meio Ambiente.
A agenda teve como foco a construção de estratégias integradas entre União e estados, reforçando a cooperação institucional, a troca de experiências e a avaliação dos resultados alcançados nos últimos anos. Os dados apresentados demonstraram avanços consistentes na redução dos índices de desmatamento na região, resultado do fortalecimento das políticas públicas ambientais e da atuação coordenada entre os entes federativos.

Representando o Acre, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, destacou que os avanços alcançados pelo estado são resultado de uma política ambiental construída de forma integrada e baseada em evidências.

“Os resultados que o Acre vem apresentando demonstram que planejamento, cooperação federativa e investimentos contínuos em monitoramento e fiscalização são fundamentais para o enfrentamento ao desmatamento e às queimadas. Temos atuado de forma preventiva, com uso intensivo de tecnologia e integração entre órgãos estaduais e federais, o que nos permitiu superar as metas estabelecidas e alcançar reduções históricas tanto no desmatamento quanto nas queimadas”, afirmou.
Segundo dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (PRODES), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Acre apresentou uma redução de 27,62% de desmatamento em 2025.
Com esses resultados, o estado superou as metas estabelecidas para os anos 2023, 2024 e 2025 no Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ-AC) estipulado para 2027, que previa uma redução anual de 10% nas taxas de desmatamento.

No enfrentamento às queimadas, os resultados também foram históricos. O Acre encerrou 2025 com queda de aproximadamente 75% nos focos de queimadas, alcançando o menor número de registros desde o início da série histórica, em 2001. O desempenho positivo reflete a atuação da integração do Grupo Operacional de Comando e Controle Ambiental (GOCC).
The post Acre participa de reunião com governo federal e estados da Amazônia Legal para fortalecer ações no enfrentamento ao desmatamento e às queimadas appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Você precisa fazer login para comentar.