Acre
Saúde do Estado ampliará testagem para covid-19 no estado
Desde o início da pandemia, uma das principais estratégias dos países que melhor se saíram na contenção do novo coronavírus foi a testagem da população. É uma forma lógica de combate à disseminação da enfermidade, por contribuir para detectar, o mais rápido possível, mesmo casos assintomáticos, confirmar e descartar suspeitas, fazer com que contaminados se isolem e, ao mesmo tempo, rastrear pessoas com quem tiveram contato.

Testagem para covid-19 nas unidades de saúde Foto: Sesacre
Com o intuito de conter as novas variantes da covid-19, o governo do Acre receberá na sexta-feira, 25, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), 50 mil testes enviados pelo Ministério da Saúde, para serem distribuídos nas unidades básicas de saúde de todo o estado.
O coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Edvan Meneses, explica que a Sesacre tem quantidade suficiente para a distribuição dos testes nos 22 municípios do Acre e que esses testes que estão chegando ajudarão a saúde a continuar combatendo a covid-19.
“Estamos recebendo esses testes, mas continuaremos solicitando ao Ministério da Saúde, para que não faltem testes nas unidades e possamos fazer testagem em massa. A nossa recomendação é que a população que tiver sintomas faça a testagem, use máscara e busque se vacinar, para juntos combatermos as novas variantes”, esclarece.
Ampliar o acesso a testes é uma importante ferramenta para aliviar a pressão sobre o sistema público e laboratórios. Hoje, a Sesacre tem 21 mil testes para atender o estado e já foram solicitados mais 25 mil.
“Todas as unidades estão abastecidas. Estamos aguardando que o Ministério da Saúde sinalize para a testagem em massa, mas hoje estamos testando apenas os pacientes que apresentam sintomas de covid”, explica Edvan Meneses.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.