Conecte-se conosco

Acre

Saúde do Acre capacita profissionais envolvidos no diagnóstico e tratamento da hanseníase no estado

Publicado

em

Profissionais envolvidos no cuidado da hanseníase nas regionais do Baixo Acre e do Purus participam esta semana, de 6 a 10 de maio, em Rio Branco, de ações de capacitação para descentralização do tratamento da doença no estado. O evento é promovido pela Secretaria de Saúde (Sesacre), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Participaram profissionais de saúde que atuam no cuidado da hanseníase no Baixo Acre e no Purus. Foto: Luan Martins/Sesacre

“Apesar de termos queda no número de notificações, a hanseníase continua sendo uma doença que traz inúmeras sequelas, quando negligenciada. Os estados seguem as diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde, mas o que precisamos nesse momento é fortalecer o nosso fluxo, para que cada esfera entenda o seu papel nessa luta”, enfatizou o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.

Secretário de Saúde, Pedro Pascoal, ressaltou a importância da descentralização dos serviços. Foto: Luan Martins/Sesacre

Na ocasião, o titular da pasta da Saúde Estadual realizou a entrega simbólica do kit de baciloscopia (conjunto de materiais utilizados no diagnóstico rápido para tuberculose) e do Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas da Hanseníase (PCDT), para a Coordenação Municipal de Saúde de Rio Branco. Os 11 municípios das regionais do Baixo Acre e do Purus foram contemplados com os itens.

“A conjunção desses dispositivos em nossa área é de grande importância. Esse tipo de ação vem para nos atualizar quanto aos protocolos e diretrizes, pois a Saúde se renova todos os dias. O objetivo é buscar ativamente esses pacientes com um olhar diferenciado, porque podemos perceber ainda um preconceito por parte da população, e essa capacitação vai nos ajudar a quebrar isso”, declarou a agente de saúde de Rio Branco, Benedita dos Anjos.

Para a agente de saúde Benedita dos Anjos a capacitação é importante para a atualização dos profissionais. Foto: Luan Martins/Sesacre

Para o consultor nacional em tuberculose e hanseníase da Opas no Brasil, Kleydson Andrade, o Acre se destaca com o trabalho que vem realizando para o controle da doença. “Ver o que iniciamos no ano passado se concretizando, tomando forma e realmente acontecendo é gratificante. O objetivo é trazer as equipes que atuam nessa linha de cuidado para que a gente consiga modificar o cenário da hanseníase no estado”, disse.

O representante do MS, Alexandre Casimiro, ressaltou que o momento representa mais que uma capacitação, um divisor de águas na aplicação dos protocolos. “Esse é o nosso papel, formar dentro da saúde pública profissionais capacitados para lidar com as doenças”, falou.

Na oportunidade, o secretário de saúde realizou a entrega simbólica do kit de baciloscopia e do PCDT. Foto: Luan Martins/Sesacre

Participaram, também, da cerimônia de abertura a deputada estadual Maria Antônia Pinheiro; o representante do Ministério Público do Acre (MPAC), promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior; o coordenador do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) no Acre, Elson Dias; o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/AC), Elenilson Silva; Socorro Martins,  representando a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa); além de representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/AC) e da Uninorte Acre.

A Capacitação em Hanseníase com Ênfase no Diagnóstico Precoce e Tratamento Oportuno no Estado do Acre, que iniciou nesta semana, em Rio Branco, está prevista para ser realizada ainda com os profissionais das outras regionais, ocorrendo respectivamente de 10 a 14 de junho com a Regional do Juruá e Tarauacá/Envira e de 8 a 12 de julho com os profissionais do Alto Acre.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Acre está entre os piores do país em perdas de água tratada, aponta estudo nacional

Publicado

em

Levantamento revela desperdício superior a 62% na distribuição e expõe desafios no saneamento básico do estado

No último domingo (22), data em que se celebrou o Dia Mundial da Água — instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 para reforçar a importância da preservação e do uso sustentável dos recursos hídricos — um levantamento nacional chama atenção para a situação do Acre no cenário do saneamento básico.

O Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, divulgou o “Estudo de Perdas de Água 2025 (SINISA, 2023)”, que analisa a eficiência dos sistemas de abastecimento no país. Segundo o estudo, o Brasil desperdiça 40,31% da água tratada antes que ela chegue às torneiras — um problema de impacto ambiental, econômico e social. No recorte estadual, o Acre aparece entre os estados com os piores indicadores do país.

De acordo com o levantamento, o Acre apresenta Índice de Perdas na Distribuição de 62,25%, percentual muito acima da média nacional (40,31%). Isso significa que mais da metade da água tratada no estado se perde ao longo da rede de abastecimento antes de chegar aos consumidores.

O estado figura entre os quatro piores do país nesse indicador, ao lado de Alagoas (69,86%), Roraima (62,51%) e Pará (58,71%). O estudo aponta que as maiores ineficiências estão concentradas principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Em contraste, estados como Goiás (25,68%), Distrito Federal (31,46%), São Paulo (32,66%) e Paraná (33,11%) apresentam índices inferiores a 35%, demonstrando maior eficiência na gestão do sistema.

No Índice de Perdas por Ligação, que mede o volume médio perdido por ponto de consumo ativo, o Acre também apresenta um dos piores desempenhos do país. O estado registra 1.001,04 litros por ligação por dia, quase três vezes acima da média brasileira, que é de 348,86 litros por ligação por dia.

Apenas o Amapá (1.057,73 L/lig/dia) e Roraima (933,03 L/lig/dia) apresentam índices semelhantes ou superiores. Já estados como Goiás (124,25 L/lig/dia), Tocantins (178,81 L/lig/dia) e Paraná (221,97 L/lig/dia) estão entre os mais eficientes nesse indicador.

Segundo o estudo, os dados evidenciam desigualdades regionais persistentes em infraestrutura, capacidade de investimento e maturidade operacional das companhias de saneamento. Estados que apresentam simultaneamente altos índices de perdas na distribuição e por ligação — como o Acre — enfrentam maior risco de intermitência no abastecimento, pressão sobre mananciais e necessidade de investimentos mais robustos para recuperar eficiência.

Em comparação internacional, o Brasil também apresenta desempenho abaixo do ideal. Enquanto o país registrou perdas de cerca de 40% em 2023, a média de países desenvolvidos, segundo o Banco Mundial, gira em torno de 15%.

O estudo ainda aponta pouca evolução nos últimos anos. Entre 2019 e 2023, o índice nacional de perdas na distribuição subiu de 39,24% para 40,31%, distante da meta de 25%. Já as perdas por ligação aumentaram de 339,48 litros por dia para 348,86 litros por dia no mesmo período, também acima da meta de 216 litros estabelecida pelo governo federal.

Comentários

Continue lendo

Acre

Semana começa com calor, sol entre nuvens e pancadas de chuva no Acre

Publicado

em

Previsão indica temperaturas elevadas em todo o estado, com chuvas rápidas e baixo risco de temporais

 

A previsão do tempo para esta segunda-feira (23) indica predominância de clima quente em todo o Acre, com sol entre nuvens e ocorrência de chuvas passageiras e pontuais. Em algumas áreas, as pancadas podem ser mais intensas. As informações são do portal O Tempo Aqui.

O mesmo padrão climático também deve atingir estados como Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Goiás, além do Distrito Federal, da região de planícies da Bolívia e da selva peruana.

Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será marcado por calor, aumento de nuvens e chuvas rápidas e isoladas, com média probabilidade de ocorrência de chuvas mais fortes, mas com baixa chance de temporais.

A umidade relativa do ar deve variar entre 50% e 60% durante a tarde, alcançando índices entre 85% e 95% ao amanhecer. Os ventos sopram entre fracos e calmos, predominando do norte, com variações ao longo do dia. O risco de ventos fortes é considerado muito baixo.

Já nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante, com calor, presença de nuvens e chuvas passageiras. A probabilidade de chuvas fortes é média, enquanto o risco de temporais segue baixo.

Nessas regiões, a umidade mínima deve oscilar entre 55% e 65% no período da tarde, podendo atingir até 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos também permanecem fracos, com baixa possibilidade de rajadas intensas.

As temperaturas seguem elevadas em todas as regiões do estado, com mínimas variando entre 22°C e 25°C e máximas podendo chegar a 34°C, especialmente nas cidades do interior.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sesacre aponta queda nos casos de Covid-19 em até 96% no Acre em 2026

Publicado

em

O Acre registrou uma redução significativa nos casos de Covid-19 em 2026. Até fevereiro, foram contabilizadas 112 confirmações, número muito inferior ao de anos anteriores. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, houve uma queda de 96% em relação a 2025, quando a circulação do vírus era maior.

Essa tendência de diminuição de casos graves e internações também foi observada em outras regiões do Brasil. Especialistas atribuem esse cenário à vacinação em massa e à imunidade adquirida pela população nos últimos anos.

No entanto, as autoridades de saúde alertam para o aumento de outros vírus respiratórios, como os que causam síndromes gripais, o que requer atenção da população.

Apesar da melhora no quadro da Covid-19, o recomendável é manter os cuidados básicos, principalmente para grupos vulneráveis. O estado agora monitora a doença de forma mais controlada, sem picos elevados como antes.

Comentários

Continue lendo