Conecte-se conosco

Cotidiano

Saúde de Rio Branco tem ações reconhecidas na 6ª Mostra “Acre, Aqui Tem SUS!”, promovida pelo COSEMS

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco marcou presença na 6ª edição da Mostra “Acre, Aqui Tem SUS!”, evento que reuniu profissionais de saúde de todo o estado para compartilhar experiências exitosas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro aconteceu nesta quinta-feira (8), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), e contou com a participação de gestores e trabalhadores da saúde pública, além da presença do secretário municipal de saúde de Rio Branco, Rennan Biths.

A diretora de políticas de saúde, Jocelene Soares, presente no evento, se mostrou feliz com a participação de Rio Branco na 6ª Mostra “Acre, Aqui Tem SUS” e reforçou a importância do evento para dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas no município.

“A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está participando da Mostra com três experiências exitosas. São trabalhos que refletem o compromisso da gestão com o fortalecimento do SUS e com o cuidado das nossas comunidades. A expectativa é grande. Esperamos que uma ou até mesmo todas as nossas iniciativas sejam selecionadas para o Congresso do CONASEMS, em junho, que reúne profissionais de saúde de todo o Brasil. Seria uma oportunidade incrível de mostrar o que estamos fazendo de positivo aqui em Rio Branco.” Enfatizou.

Entre os trabalhos apresentados, o destaque ficou por conta do projeto “Promoção de Saúde à População Rural e Ribeirinha: Acesso, Cuidado e Dignidade para Todos”, inscrito pela servidora Rejane Oliveira Gonçalves. A iniciativa mostra o esforço da gestão municipal em levar atendimento de saúde a comunidades em áreas de difícil acesso. “Esperamos que esse trabalho seja amplamente divulgado e possa inspirar outras iniciativas. É fundamental levar esse tipo de atendimento a populações que muitas vezes são esquecidas”, destacou Rejane.

Outras duas experiências também foram levadas à Mostra. A servidora Rosimara Werner Lemos apresentou o projeto “PICS como Inovação no Modelo de Atenção à Saúde em Rio Branco”, que mostra como as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) têm contribuído como ferramentas eficazes no cuidado aos pacientes. Já Karen Costa Beiruth compartilhou os resultados da iniciativa “Meditação em Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) como Estratégia Terapêutica para o Sofrimento Mental”, reforçando a importância das abordagens alternativas no tratamento em saúde mental.

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, enalteceu o evento promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre (COSEMS) e agradeceu pela oportunidade de compartilhar as boas práticas desenvolvidas em Rio Branco.

“O COSEMS tem cumprido um papel fundamental ao criar espaços como este, que valorizam o trabalho dos profissionais da atenção básica e fortalecem a gestão do SUS em todo o estado. Para nós, é motivo de orgulho mostrar o que temos feito em Rio Branco e, mais ainda, aprender com as experiências de outros municípios”, destacou o secretário.

A Mostra “Acre, Aqui Tem SUS!” é promovida anualmente e tem como objetivo valorizar ações que promovem o acesso qualificado à saúde pública, estimulando a troca de experiências entre municípios e o fortalecimento do SUS nos estados.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Vasco empata com Sampaio Corrêa e fecha preparação no Rio

Publicado

em

Foto PHD: O atacante Titô segue no Vasco para a temporada de 2026

O Vasco empatou com o Sampaio Corrêa por 1 a 1 neste sábado, 20, em Sampaio Corrêa, no Rio de Janeiro, e fechou a primeira fase de preparação visando à disputa do Campeonato Estadual. A equipe da Fazendinha estreia no Acreano no dia 17 de janeirocontra o Rio Branco, no Tonicão.

Embarca no dia 26

O elenco vascaíno embarca para Rio Branco na sexta, 26, e fará a reta final de treinamentos na Fazendinha.

“Estamos seguindo o nosso planejamento. Essa primeira fase em Cardoso Moreira foi bastante proveitosa e vamos para a reta final. Conseguimos montar um grupo muito forte e a nossa meta é a conquista do título”, declarou o técnico Erick Rodrigues.

Estadual e Copa do Brasil

Além do Campeonato Estadual, o Vasco será um dos representantes do Acre na Copa do Brasil 2026.

“Na Copa do Brasil, o objetivo é avançar duas fases. Isso vai gerar receita para o clube e garantirá uma grande visibilidade em nível nacional”, afirmou o treinador.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mais 4 reforços do Independência serão integrados ao elenco

Publicado

em

O lateral esquerdo Diogo, os volantes Larusso e Kãuan e o meia Kayke Guedes serão integrados ao elenco do Independência neste sábado, 20, no Marinho Monte, visando a disputa da temporada de 2026. Os atletas foram avaliados pelo técnico Ivan Mazzuia e chegam como contratações importantes.

“O Larusso esteve conosco no Brasileiro da Série D. Os outros atletas foram bem avaliados e estamos seguindo o planejamento e montando um elenco competitivo”, comentou o técnico Ivan Mazzuia.

23 atletas

Ivan Mazzuia pretende fechar o elenco do Independência para o início do Estadual com 23 atletas.

“Estamos trabalhando para termos todos os jogadores no fim da próxima semana. Vamos ter mais de dez dias para ajustar a equipe para a estreia”, declarou o treinador.

No dia 12

O Independência, atual bicampeão acreano, estreia no Estadual no dia 12 de janeiro, no Tonicão, contra o Santa Cruz.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ulisses Torres começa trabalhos técnicos e avalia atletas

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Ulisses confirmou trabalhos durante o fim de semana, no José de Melo

O técnico Ulisses Torres começou a realizar treinos técnicos no José de Melo e o objetivo é avaliar os atletas do Rio Branco pensando na montagem da equipe para a disputa do Campeonato Estadual.

“Conhecer as características dos jogadores é fundamental. Esses treinamentos também ajudam no condicionamento físico e esse é um processo importante na preparação”, comentou Ulisses Torres.

Marcos Vinícius

O atacante Marcos Vinícius, ex-Adesg, foi integrado ao elenco do Rio Branco nesta sexta, 19, e é mais uma contratação visando o Campeonato Estadual.

“Penso em utilizar o Marcos Vinícius como um camisa 9. Ainda temos algumas peças para chegar e o objetivo é chegar com uma equipe competitiva na estreia”, declarou o treinador.

Contra o Vasco

O Rio Branco enfrenta o Vasco na estreia no Estadual. O jogo será no dia 17 de janeiro, no Tonicão.

Comentários

Continue lendo