Conecte-se conosco

Cotidiano

Saúde de Rio Branco tem ações reconhecidas na 6ª Mostra “Acre, Aqui Tem SUS!”, promovida pelo COSEMS

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco marcou presença na 6ª edição da Mostra “Acre, Aqui Tem SUS!”, evento que reuniu profissionais de saúde de todo o estado para compartilhar experiências exitosas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro aconteceu nesta quinta-feira (8), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), e contou com a participação de gestores e trabalhadores da saúde pública, além da presença do secretário municipal de saúde de Rio Branco, Rennan Biths.

A diretora de políticas de saúde, Jocelene Soares, presente no evento, se mostrou feliz com a participação de Rio Branco na 6ª Mostra “Acre, Aqui Tem SUS” e reforçou a importância do evento para dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas no município.

“A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está participando da Mostra com três experiências exitosas. São trabalhos que refletem o compromisso da gestão com o fortalecimento do SUS e com o cuidado das nossas comunidades. A expectativa é grande. Esperamos que uma ou até mesmo todas as nossas iniciativas sejam selecionadas para o Congresso do CONASEMS, em junho, que reúne profissionais de saúde de todo o Brasil. Seria uma oportunidade incrível de mostrar o que estamos fazendo de positivo aqui em Rio Branco.” Enfatizou.

Entre os trabalhos apresentados, o destaque ficou por conta do projeto “Promoção de Saúde à População Rural e Ribeirinha: Acesso, Cuidado e Dignidade para Todos”, inscrito pela servidora Rejane Oliveira Gonçalves. A iniciativa mostra o esforço da gestão municipal em levar atendimento de saúde a comunidades em áreas de difícil acesso. “Esperamos que esse trabalho seja amplamente divulgado e possa inspirar outras iniciativas. É fundamental levar esse tipo de atendimento a populações que muitas vezes são esquecidas”, destacou Rejane.

Outras duas experiências também foram levadas à Mostra. A servidora Rosimara Werner Lemos apresentou o projeto “PICS como Inovação no Modelo de Atenção à Saúde em Rio Branco”, que mostra como as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) têm contribuído como ferramentas eficazes no cuidado aos pacientes. Já Karen Costa Beiruth compartilhou os resultados da iniciativa “Meditação em Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) como Estratégia Terapêutica para o Sofrimento Mental”, reforçando a importância das abordagens alternativas no tratamento em saúde mental.

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, enalteceu o evento promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre (COSEMS) e agradeceu pela oportunidade de compartilhar as boas práticas desenvolvidas em Rio Branco.

“O COSEMS tem cumprido um papel fundamental ao criar espaços como este, que valorizam o trabalho dos profissionais da atenção básica e fortalecem a gestão do SUS em todo o estado. Para nós, é motivo de orgulho mostrar o que temos feito em Rio Branco e, mais ainda, aprender com as experiências de outros municípios”, destacou o secretário.

A Mostra “Acre, Aqui Tem SUS!” é promovida anualmente e tem como objetivo valorizar ações que promovem o acesso qualificado à saúde pública, estimulando a troca de experiências entre municípios e o fortalecimento do SUS nos estados.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Saiba quando serão os confrontos da quinta fase da Copa do Brasil

Publicado

em

Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta segunda-feira (23) o sorteio da quinta fase da competição

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta segunda-feira (23) o sorteio dos duelos da quinta fase da Copa do Brasil 2026. O evento ocorreu na sede da entidade na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Os jogos desta eliminatória têm como data-base os dias 22 de abril e 23 de abril (ida) e 13 e 14 de maio (volta).

Vale destacar que, na quinta fase, entram os 20 clubes da Série A mais os 12 classificados da quarta fase. A partir de então, as equipes se enfrentam em jogo de ida e volta até a semifinal.

Veja o formato completo do torneio

  • 1ª fase: 28 clubes menores ranqueados
  • 2ª fase: 74 melhores ranqueados + 14 que avançaram da 1ª fase
  • 3ª fase: 4 campeões de Copa do Nordeste + 44 que avançaram da 2ª fase
  • 4ª fase: 24 clubes que avançaram da 3ª fase
  • 5ª fase: Clubes da Série A + 12 clubes que avançaram da 4ª fase
  • Oitavas de final: 16 clubes que avançaram da 5ª fase
  • Quartas de final: 8 clubes que avançaram das oitavas de final
  • Semifinais: 4 clubes que avançaram das quartas de final
  • Final (em jogo único): 2 clubes que avançaram das semifinais

Datas-base da Copa do Brasil 2026

  • 1ª fase: 18 de fevereiro e 19 de fevereiro – jogo único
  • 2ª fase: 25 de fevereiro, 26 de fevereiro, 4 de março e 5 de março – jogo único
  • 3ª fase: 11 de março e 12 de março – jogo único
  • 4ª fase: 18 de março e 19 de março – jogo único
  • 5ª fase: 22 de abril e 23 de abril (ida); 13 de maio e 14 de maio (volta)
  • Oitavas de final: 1º de agosto e 2 de agosto (ida); 5 de agosto e 6 de agosto (volta)
  • Quartas de final: 26 de agosto e 27 de agosto (ida); 2 de setembro e 3 de setembro (volta)
  • Semifinal: 1º de novembro (ida); 8 de novembro (volta)
  • Final: 6 de dezembro – jogo único

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Sequência de assaltos a residências deixa moradores em alerta em Plácido de Castro

Publicado

em

Criminosos invadem casas, rendem famílias e roubam motocicletas em sequência de ataques na mesma noite

Uma onda de assaltos registrada na noite do último domingo (22) deixou moradores de Plácido de Castro apreensivos diante da possibilidade de aumento da atuação de grupos criminosos no município, localizado a cerca de 90 quilômetros de Rio Branco.

Duas famílias viveram momentos de terror após terem suas residências invadidas por homens armados nos bairros São Cristóvão e Thaumaturgo, na periferia da cidade. Durante as ações, as vítimas foram rendidas e ameaçadas com violência, incluindo o uso de arma de fogo apontada para a cabeça. Os criminosos roubaram duas motocicletas e outros objetos.

O primeiro caso ocorreu por volta das 20h, no bairro Thaumaturgo. Uma das vítimas havia chegado à casa do sogro, na Rua do Parque Ecológico, quando foi surpreendida pelos assaltantes ao entrar no quintal. Sob ameaça, teve uma motocicleta Honda Bros 160 vermelha, placa QLZ-7G22, e uma bolsa com dinheiro levadas pelos criminosos.

Cerca de 30 minutos depois, um segundo assalto foi registrado no bairro São Cristóvão, o que levanta a suspeita de que os crimes tenham sido praticados pelo mesmo grupo. Na ocasião, uma família estava reunida quando a residência foi invadida.

A proprietária do imóvel, uma professora, foi a primeira a ser rendida. Os assaltantes levaram objetos pessoais e fugiram com uma motocicleta Honda Biz de cor branca.

Até a manhã desta segunda-feira (23), a polícia ainda não havia identificado ou localizado os suspeitos.

Com informações de Ac24horas

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

TCE-AC ratifica inexigibilidade de licitação para contratação de empresa por R$ 20 mil

Publicado

em

A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), conselheira Dulcinéa Benício de Araújo Barbosa, reconheceu e ratificou a inexigibilidade de licitação nº 5/2026 para a contratação da empresa Vocatus Economia e Finanças Ltda., no valor total de R$ 20 mil.

A decisão consta no Processo nº 999999.001080/2026-41 e foi publicada no Diário Eletrônico de Contas nesta segunda-feira (23).

De acordo com o ato, a contratação tem como objetivo a realização do treinamento intitulado “Complexidade Econômica e Complexidade Econômica Verde na Construção de um Ecossistema Produtivo Regional no Acre”.

A medida está fundamentada no artigo 74, inciso III, alínea “f”, da Lei nº 14.133/2021, que trata da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, permitindo a inexigibilidade de licitação em casos específicos previstos em lei.

O reconhecimento levou em consideração o Parecer Jurídico nº 59, constante nos autos do processo, que sugeriu a contratação direta da empresa, bem como a análise da documentação apresentada e o interesse da administração pública.

Comentários

Continue lendo