fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Sarna em animais: quais os principais tipos e como tratar 

Publicado

em

Créditos: MRBIG_PHOTOGRAPHY/iStock

Gabriela Araujo 

Saiba diferenciar os 3 principais tipos de sarna, os sintomas e qual o tratamento adequado

Doenças de pele não ocorrem apenas em seres humanos. No caso, cães e gatos também podem sofrer desses males, sendo até mais comum a ocorrência que em humanos. Dentre essas doenças, a mais comum é a sarna, conhecida pelos sintomas como coceira e queda de pelo no animal.

Quais são os principais tipos de sarna?

Existem 3 tipos mais conhecidos de sarna que podem acometer cães. Desses três, dois deles também podem contagiar gatos. A sarna é causada pela reação alérgica da ação de alguns tipos de ácaros presentes na pele do animal, dentre eles o Demodex canis, que causa a sarna demodécica, o Sarcoptes Scabiei, que provoca a sarna sarcóptica, e o Otodectes cynotis, responsável pela sarna otodécica.

Sarna demodécica ou sarna negra

A sarna demodécica é provocada pelo ácaro Demodex canis, presente exclusivamente em cães. Esse ácaro pode estar presente na pele saudável do cão sem causar nenhum malefício, sendo normalmente encontrado próximo aos folículos pilosos.

O desenvolvimento da sarna demodécica ocorre quando outros fatores interferem no estado de saúde geral do cão, como estresse, imunidade baixa e até mesmo predisposição genética. O quadro de sarna demodécica se instaura na pele do animal, pelo aumento excessivo da quantidade de ácaros na pele, causando queda de pelo, vermelhidão e lesões na pele.

A coceira, no caso da sarna demodécica, não é causada pela doença em si. No caso, o animal se coça devido a uma infecção secundária de origem bacteriana, acarretada pela presença do ácaro.  Também é importante lembrar que este tipo de sarna não é contagiosa para humanos, apenas entre animais.

Sarna sarcóptica ou escabiose

A sarna sarcóptica é causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei. Esse tipo afeta cães e gatos, além de também poder ser transmitida para seres humanos. Esse ácaro, ao entrar em contato com a pele, começa a escavar túneis pelo tecido cutâneo para poder ficar entocado e botar ovos. O ciclo de vida desse ácaro é de cerca de 15 dias, podendo botar até 50 ovos ao longo da vida.

Os principais sintomas da sarna sarcóptica são coceira extrema, que pode resultar em uma infecção de pele.

Sarna otodécica ou sarna de ouvido

A sarna de ouvido é provocada pelo ácaro Otodectes cynotis, que se instala na pele dos condutos auditivos de cães e gatos, se alimentando de células mortas do canal auditivo. Esse ácaro é o único da lista que pode ser visto a olho nu, o que muitas vezes pode facilitar a identificação e, consequentemente, no tratamento antes de uma possível piora.

 A presença desse ácaro causa muita coceira e irritação da região, o que faz o animal coçar incessantemente o ouvido. Isso pode ocasionar ferimentos que podem piorar caso um tratamento para a sarna não seja feito. Essas feridas resultam em infecções no ouvido do animal, que possuem sintomas como vermelhidão, cheiro forte e cera de coloração diferente do normal.

Como tratar sarna?

Felizmente o tratamento para os diversos tipos de sarna é relativamente simples. Caso note que o animal está se coçando muito ou apresentando outros sintomas de sarna, é necessário levá-lo ao médico veterinário. É esse profissional que poderá diagnosticar corretamente o tipo de sarna.

Além disso, é fundamental que o animal diagnosticado com sarna fique isolado de outros pets para não transmitir a doença. O tratamento também requer aplicações de remédios antiparasitas, como o Nexgard 4 a 10kg. Após alguns dias de tratamento — determinados pelo veterinário —, é preciso levá-lo a uma nova consulta para reavaliação e para verificar se o tratamento está sendo eficaz.

Comentários

Continue lendo

Geral

Jovem escapa por pouco de assalto a mão armada em frente à sua casa em Cobija

Publicado

em

Câmeras de segurança flagraram momento em que criminosos (suspeitos de serem brasileiros) se aproximaram da vítima; ação rápida do morador frustrou roubo

De acordo com o relatório apresentado pelas autoridades policiais, dois criminoso tentaram assaltar um jovem que chegava em sua residência de moto, e estaciona em frente a casa da família. Foto: captada 

Um jovem morador de Cobija, capital do departamento de Pando, na Bolívia, escapou por pouco de um assalto a mão armada nas proximidades da Avenida Otto Felipe Braun, na área central da cidade. O fato ocorreu quando a vítima chegava de moto em sua residência e estacionava em frente à casa da família, sem perceber a aproximação de dois criminosos.

As imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que um dos assaltantes, suspeito de ser de nacionalidade brasileira, sacou uma arma de fogo e apontou em direção ao jovem.

Câmera de segurança registrou o momento exato em que a vítima estaciona o seu veículo e entra em casa, momento que os agressores (supostamente de nacionalidade brasileira) se aproximam. Foto: captada 

Alertado pelo movimento, o morador conseguiu fechar o portão a tempo, assustando os delinquentes, que fugiram correndo pela rua do bairro. A ação rápida do jovem frustrou mais uma tentativa de roubo na região de fronteira.

As autoridades policiais de Cobija investigam o caso e buscam identificar os criminosos, que, segundo relatos, estariam agindo na área central da cidade. O incidente reforça a preocupação com a segurança na fronteira e a necessidade de maior patrulhamento para coibir esse tipo de crime.

O jovem consegue fechar a tempo o portão salvando sua vida e seu patrimônio dos assaltantes que aparentemente são brasileiros. Foto: captada 

Veja vídeo TVU Pando:

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil prende mulher por tráfico de drogas em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Condenada a 7 anos de prisão, Maria Ágila dos Santos Gomos, 42, foi detida em casa e enviada ao sistema penitenciário

A Polícia Civil efetuou a prisão de Maria Ágila dos Santos Gomos, de 42 anos, nesta segunda-feira (7), por tráfico de drogas. A detenção ocorreu em sua residência, no bairro Remanso, após a expedição de mandado de prisão. Condenada a sete anos de reclusão em regime fechado, a acusada havia recorrido em liberdade, mas agora será encaminhada à unidade penitenciária para cumprir a pena. A ação reforça o combate ao narcotráfico na região.

Comentários

Continue lendo

Geral

SEE atua para que medidas sejam adotadas após morte de vigilante

Publicado

em

Foto: Mardilson Gomes/SEE

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) emitiu nota pública na manhã desta segunda-feira, 7, para lamentar o trágico episódio ocorrido na Escola Maria Raimunda Balbino, situada no bairro Palheiral, em Rio Branco. Durante uma tentativa de assalto à unidade de ensino, o vigilante Raimundo de Assis Souza Filho, de 52 anos, morreu.

De acordo com informações preliminares, dois indivíduos armados invadiram a escola com o objetivo de subtrair a arma do profissional.

“A SEE reafirma seu compromisso com a segurança da comunidade escolar e está atuando de forma integrada com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp) e autoridades pertinentes para que todas as medidas cabíveis sejam adotadas com rigor, celeridade e transparência”, diz a nota assinada pelo gestor da SEE, Aberson Carvalho.

O órgão garante estar acompanhando os desdobramentos da ocorrência e contribuindo com as investigações. “Ao mesmo tempo, em que mantemos a prioridade no cuidado com os estudantes, professores e demais profissionais da Educação, reafirmando a escola como um espaço de aprendizado, proteção e cidadania. Neste momento de dor, nos unimos à família, aos amigos e colegas para expressar nossa solidariedade e profundo respeito”, conclui Carvalho.

Comentários

Continue lendo