fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Saneacre divulga dados alarmantes sobre fornecimento de água no Acre devido à seca severa

Publicado

em

Igarapé Encrenca em Epitaciolândia que abastece a cidade está com situação crítica.

Além do racionamento em Epitaciolândia, população só tem água a cada 6 dias

O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) divulgou hoje dados preocupantes acerca do fornecimento de água em diversas regiões do estado, em meio à situação de emergência decretada desde 16 de outubro, devido à seca severa.

De acordo com as informações apresentadas no boletim da seca emitido pelo Governo do Acre, o município de Epitaciolândia enfrenta racionamento, com uma intermitência de seis dias para cada regional de abastecimento. Para contornar a situação, três caminhões-pipa estão sendo mobilizados para auxiliar no abastecimento de escolas e outras instituições públicas.

A situação em Acrelândia também é alarmante, uma vez que o açude utilizado para a captação de água atingiu o nível de alerta. Nos demais municípios, o abastecimento é considerado estável até o momento.

O estado do Acre vive uma crise hídrica, e o decreto de situação de emergência, publicado no Diário Oficial da União para os 22 municípios, destaca a gravidade da seca que assola a região. Já em 6 de outubro, um decreto estadual havia antecipado a medida, declarando situação de emergência devido à iminente possibilidade de desabastecimento no sistema de água do estado.

VEJA BOLETIM ABAIXO.

Boletim semanal sobre a seca no Estado do Acre – de 8 a 15 de novembro

O governo federal reconheceu, no dia 16 de outubro, em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), a situação de emergência em todos os 22 municípios do Estado do Acre, devido à seca. Antes, um decreto estadual publicado no dia 6 de outubro já declarava situação de emergência devido à iminente possibilidade de desabastecimento no sistema de água do estado.

No dia 1º de novembro, o governo federal, por intermédio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, autorizou o empenho e o repasse de recursos ao Acre, no valor de R$ 8,2 milhões, para a execução de ações que promovam assistência às famílias mais impactadas pelo período de estiagem prolongada no estado.

Confira os dados referentes à crise hídrica no Acre na última semana

Previsão do tempo

De acordo com o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com dados baseados no Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão do tempo para a Região Norte, são previstas chuvas em forma de pancadas, durante a semana, com valores maiores que 50 milímetros (mm) no Acre e no oeste e sul do Amazonas.

Com menores acumulados em áreas pontuais de Rondônia, Pará e Tocantins devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas, haverá predomínio de tempo seco e sem chuvas entre dos dias 13/11 a 20/11/2023.

Regional do Alto Acre

Previsão é de tempo com muitas nuvens e pancadas de chuvas e trovoadas isoladas nesta quinta-feira (16/11), e nos dias 17 e 18 a previsão segue a mesma tendência. As temperaturas devem variar com mínimas de 23ºC a máximas de até 39°C. A umidade relativa do ar prevista será de 30% a 100% nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri.

Região do Baixo Acre

Previsão é de tempo com muitas nuvens e pancadas de chuvas isoladas nesta quinta-feira e sexta-feira (16 e 17/11), e nos dias 18 e 19 a previsão segue a mesma tendência. As temperaturas devem variar com mínimas de 24ºC a máximas de até 40°C. A umidade relativa do ar prevista será de 30% a 100% nos municípios de Capixaba, Rio Branco, Bujari, Porto Acre, Plácido de Castro, Senador Guiomard e Acrelândia.

Regional do Purus

Previsão é de tempo com muitas nuvens e pancadas de chuvas isoladas nesta quinta-feira e sexta-feira (16 e 17/11), e nos dias 18 e 19 a previsão segue a mesma tendência de previsão de céu Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas devem variar de mínimas de 23ºC a máximas de até 40°C. A umidade relativa do ar prevista será de 30% a100% para os municípios de Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus.

Região de Tarauacá-Envira

Previsão é de tempo com muitas nuvens e pancadas de chuvas isoladas nesta quinta-feira e sexta-feira (16 e 17/11), e nos dias 18 e 19 a previsão segue a mesma tendência de previsão de céu Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas devem variar de mínimas de 23ºC a máximas de até 39°C. A umidade relativa do ar prevista será de 30% a 100% para os municípios de Tarauacá, Feijó e Jordão.

Regional do Juruá

Previsão é de tempo com muitas nuvens e pancadas de chuvas isoladas nesta quinta-feira e sexta-feira (16 e 17/11), e nos dias 18 e 19 a previsão segue a mesma tendência de previsão de céu Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas devem variar de mínimas de 23ºC a máximas de até 37°C.A umidade relativa do ar prevista será de 40% a 100% para os municípios de Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Mâncio Lima.

Saiba mais: https://sema.ac.gov.br/informativo-semanal-qualidade-do-ar/

Nível dos principais rios

Em Assis Brasil, no decorrer da semana, o manancial apresentou uma dinâmica de elevação e redução. Assis Brasil registrou o nível de 3, (14/11) e na cota de hoje (16/11) registrou 2,87 m, uma redução de 0,15cm. Em Brasiléia, o rio registrou o nível de 0,95 m (14/11) e na cota de hoje (16/11) registrou 0,98 m, uma elevação de 0,03cm.

O Riozinho da Rola, afluente do Rio acre, apresentou uma dinâmica de elevação no decorrer da semana. Registrou o nível de 0,90 m (11/11) e na cota de hoje (16/11) registrou 1,12 m, uma elevação de 0,22cm.

O Rio Iaco apresentou uma dinâmica de redução em Sena Madureira. Registrou o nível de 1,39 m (11/11) e na cota de hoje (16/11) registrou 1,09 m, uma redução de 0,20 cm.

O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, apresentou uma dinâmica de redução. Registrou o nível de 5,46 m (11/11) e na cota de hoje (16/11) registrou 4,93 m, uma redução de 0,53 cm.

O Rio Envira, em Feijó, apresentou uma dinâmica de elevação e redução no decorrer da semana. Registrou o nível de 4,47 m (11/11) e na cota de hoje (16/11) registrou 4,17 m, uma redução de 0,30cm.

Veja os níveis nesta quinta-feira, 16

Rio Acre (Rio Branco): 1,59 m

Rio Acre (Assis Brasil): 2,87 m

Rio Acre (Brasileia): 0,98 m

Riozinho do Rola (Rio Branco): 1,12 m

Rio Juruá (Cruzeiro do Sul): 4,83 m

Rio Iaco (Sena Madureira): 1,09 m

Rio Envira (Feijó): 4,17 m

Focos de calor

No período de 8 de janeiro a 15 de novembro de 2022, o número de focos de calor no Acre foi de 11.804, sendo que em 2023, no mesmo período, foi de 6.506, apresentando uma redução de 45%.

No período de 1 a 15 de novembro de 2022, o número nos focos de calor no Acre,  foi de 896, sendo que em 2023, no mesmo período, foi de 108, apresentando uma redução de 88%.

Total de incêndios combatidos

O Corpo de Bombeiros combateu, no período de 9 a 15 de novembro, 76 incêndios, sendo 49 na capital e 27 no interior do estado.

Abastecimento de água

O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) informou que há, no município de Epitaciolândia, um estado de racionamento com intermitência de seis dias para cada regional de abastecimento. Três caminhões pipas auxiliam no abastecimento de escolas e outras instituições públicas.

Em Acrelândia, o açude usado para a captação de água está em nível de alerta.

Nos demais municípios o abastecimento é considerado estável.

Para mais informações sobre dados disponibilizados pela Sema, acesse: Sala de Situação

Comentários

Extra

Motorista de caminhonete invade contramão, bate contra carro com 4 pessoas e depois foge do local

Publicado

em

Fotos de Jonys David

Um acidente ocorreu na noite deste sábado, dia 9, na Avenida Manoel Marinho Montes, no conhecida “Ladeira da Viúva”, Bairro Três Botequins, envolvendo uma caminhonete e carro de passeio onde teria deixado feridos, incluindo crianças, por volta das 20h30.

Segundo foi apurado no local, a caminhonete modelo Toyota/Hilux, placas MRT4141, estaria indo sentido bairro/centro, quando acessou a ladeira já na curva, invadiu a contramão e se chocou frontalmente contra o veículo de passeio, modelo Chery/QQ, placas NAG5B32, que transportava três adultos e um criança.

Foi informado que o motor teria sido empurrado para o interior do carro devido o forte impacto frontal. Os ocupantes do Chery, ao menos um dos ocupantes teria sofrido ferimentos em uma das pernas devido ao choque e todos foram levados ao hospital após a chegada de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), onde passariam por atendimento médico.

O motorista do carro vermelho; Álvaro Valderi de Oliveira, de 44 anos – sua esposa, Raquel Dias Mendonça e a filha E. E. M. O, de 2 anos, não sofreram ferimentos graves e passariam por exames. A senhora Maria de Fátima Cordeiro, 61 anos (mãe do motorista), sofreu uma fratura em uma das pernas e estava sendo analisado se seria necessária sua transferência para a capital.

Logo em seguida, homens da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do 5º chegaram no local e logo em seguida, isolaram o local e esfriamento dos motores, afim de evitar um possível incêndio nos mesmos.

Na caminhonete, foi informado que havia quatro pessoas, incluindo o motorista. Sem ser identificado no momento, o mesmo após ocasionar o acidente, se evadiu tomando rumo ignorado, deixando o restante para trás.

As autoridades competentes já estão coletando informações das partes envolvidas e, principalmente do motorista que se evadiu do local sem prestar socorro e esclarecimentos.

Mais informações a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo

Extra

Tri-campeã: Brasiléia retorna para a elite do futsal acreano após decisão de virada

Publicado

em

Após 18 anos, Brasiléia é Campeã pela terceira vez do Campeonato Estadual de Futsal

A Seleção de Brasiléia escreveu mais uma vez o seu nome na história do futsal acreano ao conquistar o título de campeão estadual pela terceira vez.

Na noite de sábado, 08, na quadra do bairro Ferreira Silva, a seleção Brasileense, brilhou em casa e venceu por 2×1 a equipe Pista Pega Tranqueira, representante do município de Senador Guiomard.

Os gols foram marcados por Jefferson Cássio, melhor goleiro e Giovani da Silva, artilheiro da competição.

A Prefeita Fernanda Hassem acompanhou a grade final juntamente com esposo Dr. Israel Milani, Rosana Gomes, Prefeita de Senador Guiomard, Deputado Tadeu Hassem, Presidente da Câmara Marquinhos Tibúrcio, Presidente da Federação Acreana de Futsal Rafael do Vale e o Diretor de Arbitragem Mário Jorge Ferreira de Lima.

Com um grande celeiro de craques, Brasiléia buscava esse título há 18 anos. A vitória da Seleção de Brasiléia não é apenas um marco para o esporte local, mas também um testemunho do espírito de equipe.

Cada jogador foi peça fundamental para elevar o nome da cidade.A seleção conquistou o coração e o orgulho da população que prestigiou os jogos.

A gestão municipal, liderada pela prefeita Fernanda Hassem, proporcionou todo o apoio e suporte necessário para a participação da seleção no Campeonato Estadual.

Alcione, Capitão da seleção de Brasiléia, comemorou a vitória. “Primeiramente quero agradecer a prefeita Fernanda Hassem e todos os envolvidos. Falei que iriamos trazer o último jogo para Brasiléia com intuito de buscar o título e graças a Deus ele nos honrou e agora é só comemorar”, disse ele.

O Gerente municipal de Esportes, Bil Rocha, desempenhou um papel fundamental ao estar lado a lado da seleção. Para ele a conquista do título faz parte trabalho conjunto e da dedicação, tanto dos atletas quanto da equipe de gestão esportiva.

O Deputado Tadeu Hassem parabenizou a seleção de Brasiléia e reconheceu a prefeita Fernanda Hassem pelo incentivo e apoio ao futsal.” Brasiléia hoje mostrou que é a capital do futsal. Quero a agradecer a Federação Acreana de Futsal pela belíssima organização do campeonato e parabenizar também a equipe de Senador Guiomard pela sua boa atuação. Quero reconhecer o trabalho da prefeita Fernanda Hassem que é uma incentivadora e apoiadora do Futsal”, enfatizou o parlamentar.

A prefeita Fernanda Hassem expressou sua gratidão e reconhecimento a seleção de Brasiléia, e destacou o momento especial para o esporte do Acre. “Estamos muito felizes. O time de Brasiléia deu o seu melhor, são guerreiros que elevaram o nome da nossa cidade. Agradeço à Federação, ao presidente Rafael e à equipe de arbitragem. Hoje é dia de festa, é dia de agradecer a população de Brasiléia que, mesmo em dia chuvoso, lotou a quadra. A palavra é gratidão a Seleção de Brasiléia!”, enalteceu a Prefeita.

VEJA VÍDEO INSTITUCIONAL ABAIXO:

Comentários

Continue lendo

Extra

Motorista de caminhonete perde controle, bate contra veículo e muro de mercado em Brasiléia

Publicado

em

Um acidente envolvendo uma caminhonete modelo VW/Amarok, placas NAF 8101, por volta das 9:00 desta sexta-feira, dia 8, deixou a motorista, identificada como Camila da Silva de Souza, de 24 anos, com ferimentos leves após se chocar contra a traseira de uma van de placa boliviana e o muro do mercado Frios Vilhena.

Segundo foi apurado junto a testemunhas no local, a caminhonete que ia sentido bairro/centro, pela BR 317, a motorista teria tentado desviar de um grande buraco no trecho entre o mercado e o hospital, fazendo com perdesse o controle do veículo que por pouco não se chocou na traseira de uma carreta carregada de postes.

Mais a frente, fazendo zigue-zague, teria encostado no meio-fio central e foi de encontro ao portão do mercado, onde havia a van estacionada e se chocou no poste da rede elétrica. Com o impacto, acionou o air-bag evitando ferimentos maiores.

Com a batida, a mulher teria ficado com uma das pernas presa, sendo necessário o apoio de homens do Corpo de Bombeiros do 5º Batalhão, para soltar e fosse resgatada com o apoio dos socorristas do SAMU que chegou em seguida.

Homens da Polícia Militar e do Trânsito também deram o apoio, isolando o local da batida, afim de afastar curiosos chegassem próximo à rede elétrica que teve de ser desligada para que fosse trocado o poste.

Camila foi conduzida ao hospital consciente reclamando de dores na região do abdômen, onde foi atendida e passaria por exames e não foi constatado fraturas pelo corpo. O dono da van boliviana, foi orientado para registrar o caso na delegacia afim de buscar ser ressarcido dos prejuízos.

O caso será analisado pelas autoridades competentes, que irá preparar um laudo oficial sobre o ocorrido e ver o real motivo do acidente. A caminhonete foi retirada do local posteriormente.

Comentários

Continue lendo








Em alta