Acre
Samir Bestene ressalta preocupação com a falta de abastecimento de água na Capital
O vereador Samir Bestene, durante a sessão realizada nesta terça-feira, 14, na Câmara Municipal de Rio Branco, comentou sobre abastecimento de água na cidade, mencionando o deslizamento do Rio Acre, que prejudica a Estação de Tratamento de Água (ETA) 2 e, consequentemente, pode deixar uma parcela significativa da população sem acesso ao serviço.
“Eu fico muito preocupado quando a gente abre o jornal da nossa cidade e vê uma notícia do desbarrancamento do Rio Acre prejudicando a ETA 2, que pode deixar 60 por cento da população sem esse líquido precioso, fiquei feliz que na semana passada que aprovamos a convocação do nosso amigo presidente do Saerb para podermos passar qual é o planejamento.”
Ao destacar a convocação do presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB) para explicar o planejamento da instituição, Bestene também ressaltou a necessidade de se ter um plano de contingência por parte da instituição para enfrentar as consequências e problemas gerados pela situação.
“Nós temos que saber para passar para a população qual é o plano B, qual é o plano que o Saerb vai ter para continuar o fornecimento de água na nossa cidade, o que me preocupou muito, desde quando teve aquele reajuste, o qual a população já nos cobra muito, é sobre que estão pagando um preço mais caro no fornecimento de água e não está tendo de forma adequada o fornecimento desse líquido tão precioso.”
Além disso, o vereador alegou burocracia na Prefeitura de Rio Branco, em relação às obras paralisadas devido à espera por liberação na Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA). Ele sugeriu descentralização dos processos administrativos para garantir maior eficiência na execução de projetos públicos.
“Para existir a desburocratização dos sistemas, nós temos que descentralizar os poderes, porque tudo que acontece hoje na Prefeitura, tudo está na mão da Seinfra. O RBPREV esses dias, a obra parou. Fui lá procurar saber o que aconteceu, porque a medição está na seinfra e está esperando liberação. A creche parou porque também está na Seinfra para a questão de readequação do projeto.”
Bestene também comentou sobre o programa “Asfalta Rio Branco”, e sugeriu que aquelas ruas com condições de tráfego mais precárias sejam priorizadas. Ele finalizou ressaltando a necessidade da prefeitura atender às demandas reais da população e dos vereadores.
“A gente como representante público, o que temos que fazer, é passar para a prefeitura essas demandas que complicam a vida das pessoas que pagam seus impostos em dias e querem que chegue à prefeitura naquele local.”
(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)
Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.

Você precisa fazer login para comentar.