Brasil
Sala de Monitoramento é criada no Corpo de Bombeiros para acompanhar nível do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul
Na madrugada desta sexta-feira (7), o rio atingiu a cota de transbordamento de 13 metros e, pela manhã, chegou a 13,03 metros, acendendo o alerta para os órgãos de defesa

A nova sala de monitoramento também está aberta para outras secretarias municipais e estaduais que necessitem de informações para suas ações, como Saúde e Educação. Foto: cedida
Redação Juruá Online
Com a elevação do nível do Rio Juruá, o Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul intensificou o monitoramento da situação, instalando uma sala específica para acompanhar a evolução da cheia. Na madrugada desta sexta-feira (7), o rio atingiu a cota de transbordamento de 13 metros e, pela manhã, chegou a 13,03 metros, acendendo o alerta para os órgãos de defesa.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do Juruá, Josadac Cavalcante, a nova estrutura de monitoramento foi montada dentro da corporação, em parceria com a Defesa Civil Municipal. “Criamos esta sala de situação para que as equipes possam acompanhar em tempo real os dados meteorológicos, os registros das réguas dos municípios e a quantidade de precipitação. O cruzamento dessas informações nos permite prever o nível do rio e estimar quantas famílias poderão ser atingidas”, explicou.
Atualmente, oito bairros de Cruzeiro do Sul já foram diretamente impactados pelo aumento do nível da água. Apesar disso, ainda não há registros de famílias desabrigadas ou pedidos de remoção, pois muitas residências nas áreas afetadas são construídas sobre palafitas. Segundo o comandante, historicamente, os primeiros chamados para retirada de moradores costumam ocorrer quando o rio atinge entre 13,30 e 13,40 metros.

Os dados coletados auxiliam na elaboração de estratégias preventivas, evitando que famílias sejam surpreendidas pela cheia e sofram prejuízos. Foto: cedida
O monitoramento também inclui a análise de dados dos municípios vizinhos, desde Marechal Thaumaturgo até a jusante, no Amazonas. “Os dados indicam que o nível do rio segue subindo na região do Breu, enquanto Porto Walter também apresenta elevação. A tendência é que Cruzeiro do Sul continue registrando aumento do nível do rio pelo menos até amanhã”, alertou Cavalcante.
A nova sala de monitoramento também está aberta para outras secretarias municipais e estaduais que necessitem de informações para suas ações, como Saúde e Educação. Além disso, os dados coletados auxiliam na elaboração de estratégias preventivas, evitando que famílias sejam surpreendidas pela cheia e sofram prejuízos.
“Nosso objetivo é antecipar o problema e alertar a população para minimizar os danos. Acompanhamos diariamente as informações e estamos prontos para agir caso a situação se agrave”, finalizou o comandante.

Atualmente, oito bairros de Cruzeiro do Sul já foram diretamente impactados pelo aumento do nível da água. Apesar disso, ainda não há registros de famílias desabrigadas ou pedidos de remoção. Foto: cedida
Comentários
Brasil
Enviar comprovante falso de Pix é considerado estelionato eletrônico

Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia
Enviar comprovante falso de Pix é caracterizado como estelionato eletrônico. Foi o que decidiu o Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT) ao manter a condenação de uma mulher que enganou uma papelaria em Rondonópolis (MT).
Usando um nome falso, a mulher comprou cerca de R$ 1 mil em material escolar. A acusada encaminhou o comprovante Pix falso para que a empresa enviasse os produtos. Após o envio do documento, um motorista de aplicativo foi até o local e retirou os materiais. No dia seguinte, a empresa constatou que o valor não havia sido creditado em sua conta.
A Justiça, a defesa da mulher disse que não houve a intenção de enganar, alegando que o pagamento seria feito por um terceiro.
Ao analisar o recurso, o relator, desembargador Marcos Machado, afirmou que as provas mostram claramente que houve intenção de fraude. Segundo o voto, ficou comprovado que a acusada fez o pedido, enviou o comprovante recortado e cancelou o agendamento do Pix depois, sem regularizar o pagamento, causando prejuízo ao estabelecimento.
Laudos periciais e relatórios de investigação confirmaram que o comprovante foi editado e que o número de telefone usado na negociação estava ligado à ré.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Brasil
Idoso de 63 anos é encontrado morto dentro de casa no ramal Toco Preto, entre Sena Madureira e Rio Branco
Corpo de José Maria foi descoberto por vizinhos que foram vistoriar gado; não há sinais de violência e pericia deve confirmar causa da morte

José morava sozinho e seu corpo foi encontrado por moradores da região, que estavam vistoriando um gado e resolveram fazer uma visita na propriedade da vítima. Foto: captada
O idoso José Maria, 63 anos, foi encontrado morto nesta segunda-feira (12) dentro de sua residência no ramal Toco Preto, localizado no km 38 da BR-364, entre Sena Madureira e Rio Branco. Ele vivia sozinho e foi descoberto por vizinhos que estavam na região para vistoriar um gado e resolveram visitá-lo.
Ao entrar na casa após não obter resposta, os moradores o avistaram sem vida, sentado em uma cadeira. Não havia sinais de violência no corpo. Uma equipe de peritos da Polícia Civil foi acionada para remover o corpo e realizar os exames cadavéricos. A suspeita inicial é de morte por causas naturais, mas a causa oficial só será confirmada após o laudo pericial.
Comentários
Brasil
Empresário de Mâncio Lima divulga vídeo de grupo que arrombou loja e furtou 40 pacotes de clientes
Crime ocorreu na madrugada de sábado (10); Marcos Mene, dono das lojas IMÃ, publicou imagens de monitoramento para ajudar na identificação

Imagens capturadas pelo sistema de monitoramento interno mostram a ação coordenada de um grupo de criminosos. Foto: captada
O empresário Marcos Mene, proprietário das lojas IMÃ, usou redes sociais para denunciar um arrombamento seguido de furto em uma de suas unidades em Mâncio Lima. O crime ocorreu na madrugada do último sábado (10), por volta das 3h, imagens foram divulgadas nesta segunda-feira, dia 12, e teve participação de ao menos cinco pessoas, conforme imagens do sistema de segurança.
Nos vídeos divulgados, é possível ver os criminosos subtraindo cerca de 40 pacotes de mercadorias que já pertenciam a clientes e aguardavam entrega ou retirada. Mene publicou o material na expectativa de auxiliar na identificação dos suspeitos e alertar outros comerciantes da região sobre a ação do grupo.
Até o momento, não há informações sobre prisões relacionadas ao caso. A Polícia Civil foi acionada e investiga o ocorrido.

Você precisa fazer login para comentar.