Acre
Saerb prevê sistema operando com capacidade total até o fim da tarde

Foto: Whidy Melo/ac24horas
O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) emitiu uma nota pública na manhã deste sábado, 15, explicando a atual situação em relação à Estação de Tratamento de Água (ETA) I e II, que abastece a capital acreana.
Segundo a autarquia, a captação da Estação de Tratamento de Água 1 (ETA 1) foi religada neste sábado, 15, às 7h30, com produção parcial. A água já está sendo distribuída para a área de abrangência da estação. Segundo o Saerb, o religamento não pôde ser concluído na sexta-feira (14) devido às fortes correntezas e às más condições do terreno.
Em relação à ETA 2, o Saerb destacou que as equipes seguem empenhadas para restabelecer o funcionamento de forma reduzida. A expectativa é que a vazão inicial seja de 700 litros por segundo, podendo chegar a 1.000 litros por segundo ainda nesta quarta-feira.
De acordo com a nota oficial, a previsão é que o sistema opere com 100% da capacidade até o final da tarde. O Saerb reforçou que todas as equipes estão mobilizadas para normalizar o abastecimento o mais rápido possível.
Leia a nota na íntegra:
O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco informa que a captação da ETA 1 foi religada hoje (15), às 7h30, com produção parcial e já está distribuindo água para sua área de abrangência. O serviço não pôde ser concluído ontem (14) devido às fortes correntezas e às más condições do terreno na captação, mas a equipe trabalhou durante toda a madrugada para garantir o retorno da operação.
Já em relação à captação da ETA 2, as equipes seguem empenhadas em restabelecer o funcionamento de forma reduzida, com vazão inicial de 700 litros por segundo, podendo chegar a 1.000 litros por segundo ainda hoje.
A expectativa é que o sistema opere com 100% da capacidade até o final da tarde. Todos os esforços estão sendo feitos, com equipes distintas, para que o abastecimento seja normalizado o mais rápido possível.
Comentários
Acre
Rio Acre sobe 51 cm em três horas e se aproxima da cota de alerta em Rio Branco
Chuvas intensas dos últimos dias aceleram elevação do manancial, que já alcança 11,95 metros na capital

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco nesta segunda-feira (12), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 5h32 o rio marcava 11,44 metros e subiu para 11,95 metros às 9h, um aumento de 51 centímetros em pouco mais de três horas.
A elevação ocorre em meio às chuvas registradas nas últimas 24 horas na capital acreana, que somaram 11,95 milímetros e contribuíram diretamente para o aumento do volume de água do manancial. Apesar da subida, o nível do rio permanece abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14 metros.
Segundo a Defesa Civil, o cenário atual reflete uma mudança no comportamento do rio nos últimos dias. Na sexta-feira (10), o nível estava em 9,49 metros e apresentava tendência de baixa. Com o aumento das chuvas, o quadro foi revertido. No sábado (11), o Rio Acre subiu de 10,44 metros nas primeiras horas da manhã para 11,21 metros à meia-noite, impulsionado por um acumulado de 35,60 milímetros de chuva em 24 horas.
Nesta segunda-feira, além da elevação acelerada do nível do rio, Rio Branco voltou a registrar alagamentos em diferentes pontos da cidade. Dados meteorológicos indicam que, desde a última sexta-feira (9), a capital enfrenta precipitações intensas e recorrentes. Apenas nos primeiros dias de janeiro, o volume acumulado de chuvas já ultrapassa 140 milímetros, aumentando o risco de novos alagamentos e exigindo atenção redobrada das autoridades e da população.



Você precisa fazer login para comentar.