Geral
Rivalidade política nos municípios provoca disputas intensas com surpresas, vitórias e derrotas nas eleições
As eleições do último domingo, 2, afloraram ainda mais a disputa política nos municípios, mesmo sendo uma eleição geral, sem escolha de vereadores e prefeitos.
O pleito apresentou surpresas, vitórias gigantescas, confirmou hegemonia e também decretou o fim de mandato para quem não conseguiu a reeleição.
Xapuri
Na princesinha do Acre já há alguns anos a rivalidade política é a divisão de votos principalmente entre Manoel Moraes e Antônio Pedro. Os dois são deputados estaduais e nos últimos pleitos eleitorais são os que se dividem nas primeira colocações como os mais votados.
A história se repetiu no domingo, mas com um desfecho diferente. Manoel Moraes (PP) foi o mais votado com 2.488 votos. Antônio Pedro (União) foi o segundo com 1.873 votos. Só que, ao contrário das eleições anteriores, apenas Moraes conseguiu a reeleição. Antônio não logrou êxito na busca pelo seu terceiro mandato na Aleac.
Brasileia
Mais uma vez em Brasileia, a criatura venceu a criadora. A prefeita Fernanda Hassem que surgiu na política acreana tendo como madrinha a ex-prefeita Leila Galvão, levou a melhor na disputa entre as duas mais uma vez. Após vencer a disputa pela prefeitura de Brasileia contra Galvão dois anos atrás, Fernanda este ano conseguiu eleger o irmão, Tadeu Hassem, que era secretário de finanças do município do Alto Acre.
Hassem foi o mais votado de Brasileia com 3.192 votos, conseguindo se eleger, enquanto Leila Galvão foi a segunda mais votada no município com 2.157 votos, mas não conseguindo voltar à Assembleia Legislativa, onde foi parlamentar entre os anos de 2014 a 2018.
Cruzeiro do Sul
Já no segundo maior colégio eleitoral, as eleições foram mais polarizadas, tendo pelo menos seis candidatos com mais de 2 mil votos no município.
O ex-presidente da Câmara de Vereadores, Clodoaldo Rodrigues, surpreendeu ao ser o campeão de votos, sendo o escolhido por quase 6 mil eleitores de Cruzeiro. Superou o atual presidente da Aleac que é o deputado mais votado da história do Acre com mais de 16 mil votos. Nicolau Júnior teve em Cruzeiro do Sul 4.348 votos. A terceira posição entre os mais votados foi a deputada reeleita Antônia Sales, com 3.213 votos. Sida do Mercantil São Paulo teve 2.748 votos, mas não se elegeu. Maria Antônia e Luiz Gonzaga completam a lista dos mais votados e conseguiram a reeleição, alcançando 2.190 e 2.050 votos respectivamente.
Sena Madureira
O município de Sena Madureira merece um capítulo à parte na avaliação das eleições deste ano, sendo o município que mais elegeu representantes no pleito eleitoral do último domingo, elegendo três deputados estaduais e dois deputados federais.
A eleição marcou vitórias dos dois grandes rivais políticos do Iaco, o prefeito Mazinho Serafim e o deputado Gerlen Diniz.
Serafim mostrou mais uma vez o seu poder político ao eleger seu vice-prefeito Gilberto Lira para a Assembleia Legislativa, que foi, disparado, o mais votado em Sena com 4.819 votos. Já Gerlen apostou em seu irmão para a Aleac e conseguiu eleger Gene Diniz, que obteve 2.591 votos. Completa o trio de deputados eleitos no município, Pablo Bregense, que apesar de trabalhar em Plácido de Castro, teve a maioria dos votos em Sena, onde foi escolhido por 2.370 eleitores.
A rivalidade política entre Mazinho Serafim e Gerlen Diniz também foi medida na eleição para a Câmara dos Deputados com final feliz para os dois. Mazinho conseguiu eleger a esposa, Meire Serafim, atual deputada estadual, e que foi a mais votada para o cargo com 9.734 votos dos sena-madureirenses. Já o deputado Gerlen Diniz também foi eleito deputado federal e foi o segundo mais votado no município com 6.728 votos.
Apesar da vitória dos dois, o sucesso nas urnas não significa paz entre os desafetos políticos. Pelo contrário, o fortalecimento ainda maior de Mazinho e Gerlen deve ser um combustível a mais para as eleições municipais em 2024.
Comentários
Geral
Suspeito de furto foge e acaba preso dentro de delegacia em Cruzeiro do Sul
Homem foi reconhecido por dono de lanchonete que havia sido alvo de furto dias antes e correu para a delegacia ao tentar escapar.

Um caso inusitado foi registrado na madrugada desta quarta-feira, 11, em Cruzeiro do Sul. Um homem identificado como Atilo, de 35 anos, acabou preso dentro da delegacia após ser reconhecido pelo dono de uma lanchonete que havia sido furtada dias antes.
De acordo com relato do empresário, ele estava fechando o estabelecimento localizado na Avenida 28 de Setembro, no bairro Morro da Glória, quando avistou o suspeito de ter levado bebidas, talheres e outros itens do local alguns dias atrás. Ao ser questionado sobre os produtos, o homem teria reagido com ameaças.
O empresário e um funcionário tentaram conter o suspeito para acionar a Polícia Militar do Acre, momento em que Atilo saiu correndo em direção à delegacia da Polícia Civil do Acre.
Já dentro da unidade policial, o empresário relatou aos agentes que havia sido ameaçado pelo suspeito e que ele seria o autor do furto ocorrido anteriormente em sua lanchonete. Um policial civil deu voz de prisão ao homem, que ainda tentou fugir, mas acabou sendo contido, algemado e preso.
Comentários
Geral
Polícia Civil do Acre prende suspeito de aplicar golpe do “falso advogado” em ação integrada com polícia do Ceará

Investigação conduzida pela Polícia Civil do Acre resultou na prisão de suspeito de aplicar o golpe do “falso advogado” em ação conjunta com a Polícia Civil do Ceará. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), realizou na última terça-feira, 10, a prisão em flagrante de J. S. N., investigado por aplicar o golpe conhecido como “falso advogado”, modalidade de fraude eletrônica praticada por meio do aplicativo WhatsApp. A ação contou com apoio da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por intermédio da 2ª Seccional da Região Metropolitana de Maracanaú.
De acordo com as investigações, o suspeito se passava por advogado e entrava em contato com vítimas que possuíam processos judiciais em andamento. Durante as conversas, ele induzia as vítimas ao erro ao prometer suposta liberação de valores ou andamento processual, com o objetivo de obter vantagem financeira ilícita.
A prisão foi possível após o intercâmbio de informações entre as equipes da DRCC da Polícia Civil do Acre e da Polícia Civil do Ceará, que resultou na identificação do investigado e na realização da abordagem policial no município de Maracanaú.
Durante o cumprimento das diligências, os policiais apreenderam um notebook, seis aparelhos celulares e mais de uma dezena de chips telefônicos. Os materiais serão submetidos à análise técnica e poderão contribuir para a identificação de outras vítimas e possíveis comparsas envolvidos na prática criminosa.

Notebook, seis celulares e diversos chips telefônicos foram apreendidos durante a operação realizada no município de Maracanaú.
O investigado foi autuado em flagrante pela prática, em tese, dos crimes de estelionato tentado mediante fraude eletrônica, em continuidade delitiva, e desobediência, previstos no artigo 171, § 2º-A, combinado com o artigo 14, inciso II, na forma do artigo 71, além do artigo 330 do Código Penal.
De acordo com o delegado titular da DRCC, Eustáquio Nomerg, destacou a importância da cooperação entre as polícias civis para o enfrentamento aos crimes cibernéticos. “Essa prisão demonstra a eficiência da integração entre as polícias civis de diferentes estados no combate aos crimes praticados no ambiente digital. O golpe do falso advogado tem feito diversas vítimas em todo o país, e a Polícia Civil do Acre tem intensificado as investigações para identificar e responsabilizar os autores. A análise dos materiais apreendidos poderá revelar outras vítimas e possíveis integrantes do esquema criminoso”, afirmou.
Após a realização dos procedimentos legais, o suspeito foi colocado à disposição da Justiça.
Comentários
Geral
Motociclista fica ferido após colidir contra veículo que transportava portas na BR-364
Acidente ocorreu no Segundo Distrito de Rio Branco e vítima foi socorrida pelo Samu
O motociclista Geogladson da Silva, de 44 anos, ficou ferido após colidir a motocicleta que conduzia contra a traseira de um veículo que transportava portas de madeira, na tarde desta terça-feira (10), na BR-364, no bairro Belo Jardim II, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.
Segundo testemunhas, Geogladson trafegava no sentido bairro-centro quando acabou batendo na traseira de uma Chevrolet Montana de cor branca, que seguia no mesmo sentido transportando portas de madeira na carroceria.
Com o impacto, o motociclista atingiu o tórax nas portas e caiu no asfalto. Na queda, ele sofreu trauma fechado no tórax, com suspeita de fratura em algumas costelas, além de fratura na perna esquerda.
Populares que passavam pelo local prestaram os primeiros socorros e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Inicialmente, uma ambulância de suporte básico foi enviada para o atendimento, e posteriormente uma equipe de suporte avançado também foi deslocada para auxiliar no socorro.
Após ser imobilizado e estabilizado pela equipe médica, o motociclista foi encaminhado ao pronto-socorro da capital com estado de saúde considerado estável.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local, isolou a área para os trabalhos da perícia e, após os procedimentos de praxe, os veículos envolvidos foram removidos por um guincho.




Você precisa fazer login para comentar.