Acre
Rio Juruá atinge 13,70 metros e amplia locais atingidos pela enchente

Marcando 13,70 metros nesta quarta-feira,19, o Rio Juruá em Cruzeiro do Sul já afeta 12 bairros e 15 comunidades rurais. Além das 3 famílias já abrigadas em uma escola municipal, outras devem ser retiradas de casa hoje, já que o manancial segue em elevação.
O prefeito Zequinha Lima, que decretou Estado de Emergência no município devido à enchente, visitou o abrigo onde já estão três famílias e anunciou a criação de uma Sala de Situação no Corpo de Bombeiros. “Na Sala de Situação vamos tratar de toda a logística. A nossa equipe está de prontidão, o bombeiro está de prontidão, todas as equipes já estão avisadas que em qualquer momento podem ser chamadas. Nossos abrigos estão prontos”, explicou.
Escolas como abrigos

Na Escola Municipal Corazita Negreiros, há três famílias abrigadas. Além da alimentação, contam com ações de Assistência Social e Saúde, como vacinação.
“A equipe fez minha mudança, eu não precisei pegar em nenhuma bolsa. É claro que a casa da gente é o melhor lugar, mas da forma que o rio está não tem condições de ter segurança, entra formiga, cobra, a água cai atingindo nossas coisas. Só agradeço por esse cuidado com a gente”, comentou a moradora Sirlei Souza.
Desde 2021, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul abriga as famílias desalojadas pela enchente, em escolas, oferecendo mais conforto e dignidade às famílias afetadas, que antes eram alocadas em ginásios. “Eu lembro que antigamente os abrigos eram dentro de um ginásio com uma lona, dois por dois, quente, era um negócio muito difícil de conviver ali dentro. Na nossa gestão, a gente tentou trazer essa dignidade, tentar trazer um conforto maior para as pessoas porque sair de casa já é difícil, é um desconforto. A escola é um local seguro, é um local onde você se acomoda melhor. Sala de aula na sua grande maioria tem ar condicionado, cada família fica em uma sala de aula diferente, tem a sua privacidade também. Eles trazem a sua geladeira, o seu fogão, seu colchão, suas coisas pessoais, então é importante isso”, explicou o prefeito Zequinha Lima.
Casas elevadas minimizam transtornos da enchente
Zequinha destacou o trabalho preventivo realizado a primeira gestão, que tem evitado que muitas famílias precisem ser retiradas de suas casas. Cita a elevação de residências situadas em áreas de risco de alagamento, o que tem permitido que mais de 100 famílias não precisem abandonar suas casas nesse período.
“Se nós não tivéssemos feito o trabalho que fizemos ao longo dos últimos anos, uma época dessa em que o nível do Rio se encontra, já teríamos mais de 100 pessoas nos abrigos. Mas nós elevamos a casa dessas pessoas, identificamos onde a água atingiria primeiro e, a partir daí, a Defesa Civil, através do planejamento que foi feito, elevou essas casas. O trabalho preventivo que fizemos fez com que tivéssemos apenas três famílias nesse momento. Em outros anos, no mesmo nível que o Rio se encontra, certamente já teríamos mais de 100 famílias já alojadas nos abrigos municipais”, concluiu o prefeito.
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61







Você precisa fazer login para comentar.