Acre
Rio Acre ultrapassa cota de alerta em Rio Branco e governo do Estado reforça monitoramento
O Rio Acre ultrapassou a cota de alerta na manhã deste domingo, 9, em Rio Branco. De acordo com a Defesa Civil Municipal, às 5h31, o nível do rio chegou a 13,66 metros, acima da cota de alerta de 13,50 metros e se aproximando da cota de transbordamento, que é de 14 metros. As chuvas nas últimas 24 horas acumularam 11,2 mm, contribuindo para a elevação do nível da água.
O governo do Estado, por meio da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros, está monitorando a situação em tempo integral e reforçou o suporte às prefeituras dos municípios atingidos pelas cheias. Em Cruzeiro do Sul, onde o Rio Juruá já está 20 centímetros acima da cota de transbordamento, o governador Gladson Cameli se reúne, neste domingo, com autoridades locais para coordenar as ações emergenciais.

Rio Acre ultrapassou a cota de alerta na manhã deste domingo, 9, em Rio Branco. Foto: Pedro Devani/Secom
“Nosso governo está atento e mobilizado para dar todo o suporte necessário às famílias que possam ser atingidas pelas cheias. Em Cruzeiro do Sul, estamos acompanhando a situação do Rio Juruá de perto, e aqui na capital, nossa estrutura está preparada para atuar caso o Rio Acre atinja a cota de transbordamento”, afirmou Gladson Cameli.
Na capital, o nível do Rio Acre continua subindo e pode atingir a cota de transbordamento nas próximas horas. O coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Carlos Batista, explica que a elevação é impulsionada pelo volume de água vindo dos afluentes, como o Riozinho do Rola.
“A Defesa Civil do Estado está em total sintonia com a Defesa Civil Municipal para garantir apoio imediato às famílias, caso o transbordamento ocorra. Toda a estrutura do governo já está mobilizada para assistência e remoção de desabrigados, se necessário”, reforçou o coordenador.
Municípios em alerta com a cheia dos rios
O coronel Batista destacou ainda que as chuvas acima da média para o mês de março estão elevando os níveis dos rios em várias regiões do Acre.
Em Plácido de Castro, o Rio Abunã já está 39 centímetros acima da cota de transbordamento. Até o momento, apenas uma família precisou ser retirada para a casa de parentes. Já em Sena Madureira, o Rio Iaco atingiu 14,17 metros, ultrapassando a cota de alerta de 14 metros. A cota de transbordamento é de 15,20 metros, e alguns bairros já foram atingidos pela cheia.
Em Cruzeiro do Sul, onde o Rio Juruá alcançou 13,20 metros, o governo do Estado e a prefeitura já mobilizam equipes para possíveis remoções de famílias. O governador Gladson Cameli participa de uma reunião às 14 horas com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil no quartel da corporação para definir estratégias de enfrentamento. Em seguida, às 15h, ele visita as áreas alagadas no município.
O governo do Estado segue acompanhando a situação nos municípios e mobilizando esforços para minimizar quaisquer impactos das enchentes.
Comentários
Acre
Primeira fase do Complexo Viário da Avenida Ceará será inaugurada nesta quinta-feira (26) em Rio Branco
Viaduto da Getúlio Vargas será liberado para o tráfego a partir das 8h30, marcando avanço na mobilidade urbana da capital
O Complexo Viário da Avenida Ceará, maior obra estruturante em andamento no Acre e marco no processo de modernização da infraestrutura urbana e da mobilidade, terá a primeira fase inaugurada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), nesta quinta-feira (26), com o tráfego sendo disponibilizado para a população a partir das 8h30.
A entrega da primeira etapa liberará o tráfego na parte superior do viaduto, na Avenida Getúlio Vargas, permitindo a circulação de veículos sobre a estrutura e contribuindo para a melhoria da fluidez em uma das regiões mais movimentadas da capital.
“Esta é uma das obras mais importantes para o desenvolvimento do Acre. É o resultado do esforço da nossa gestão com a melhora da mobilidade urbana e com o bem-estar de todos, inclusive no trânsito. Cuidar das pessoas é o nosso compromisso. Cada etapa concluída representa avanço na infraestrutura e também geração de emprego e renda para nossa população”, afirmou o governador Gladson Cameli.

Obras do viaduto do Complexo Viário são realizadas no cruzamento das avenidas Ceará e Getúlio Vargas. Foto: Secom
O gestor da pasta de Obras Públicas, Ítalo Lopes, ressaltou o empenho do governo na execução da obra e os impactos positivos que serão percebidos com a liberação desta fase.
“O governador determinou que essa obra pudesse beneficiar a população já neste primeiro momento, por compreender a importância desse investimento para desafogar o trânsito. Isso demonstra, na prática, a transformação que estamos promovendo na mobilidade urbana de Rio Branco”, destacou.
Cronograma das próximas etapas
A entrega ocorre de forma planejada, permitindo que a população comece a usufruir dos benefícios da obra antes da conclusão total, ao mesmo tempo em que reduz os impactos no trânsito durante a execução dos serviços.

Viaduto está sendo construído no centro da capital, além de beneficiar o transporte coletivo, a obra também proporciona mais fluidez e segurança para os condutores de veículos de passeio. Foto: Secom
As próximas etapas do Complexo Viário já têm cronograma definido:
-
Até julho: conclusão das intervenções na parte inferior da Avenida Ceará e liberação das quatro alças de acesso
-
Até o fim do ano: alargamento das faixas, contemplando um trecho total de aproximadamente 1.660 metros, entre a Rua Floriano Peixoto e a Quarta Ponte
Considerada a maior obra estruturante em execução na história recente do Acre, o Complexo Viário da Avenida Ceará tem como objetivo principal a implantação de um corredor exclusivo de ônibus, permitindo que os usuários do transporte público se desloquem entre o Terminal Urbano e a ligação com a Avenida Getúlio Vargas de forma mais direta, reduzindo o tempo de viagem.
Com isso, além de beneficiar o transporte coletivo, a obra também proporciona mais fluidez e segurança para os condutores de veículos de passeio.
Investimentos
O Complexo Viário é fruto de convênio entre o governo do Acre, por meio da Seop, e o governo federal, via Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
O investimento total já ultrapassa R$ 40 milhões, sendo mais de R$ 23 milhões com recursos próprios do Estado e o restante do valor de emendas da bancada parlamentar.

Imagem aérea do cruzamento das Avenida Ceará e Getúlio Vargas, onde foram realizadas as obras de construção do viaduto do Complexo Viário. Foto: Secom
Comentários
Acre
Polícia Civil prende “Adrenalina”, condenado a 14 anos de prisão por envolvimento com organização criminosa
Mandado de prisão foi cumprido no bairro Cabreúva, na Baixada da Sobral, em Rio Branco; investigado terá pena cumprida em regime fechado
A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), cumpriu nesta terça-feira (24) um mandado de prisão contra L.J.M., conhecido como “Adrenalina”. A ação ocorreu no bairro Cabreúva, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.
A prisão foi realizada em cumprimento a uma determinação da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas da capital. O investigado é alvo de regressão cautelar de regime, em um processo que apura crimes relacionados à Lei nº 12.850/2013, que trata do combate a organizações criminosas.
Segundo o mandado judicial, o homem possui uma pena remanescente de 14 anos, que deverá ser cumprida em regime fechado.
Procedimentos
Após ser capturado, L.J.M. foi encaminhado à unidade policial, onde passou pelos procedimentos legais. Em seguida, ele foi colocado à disposição do Poder Judiciário para as providências cabíveis.
Em nota, a Polícia Civil destacou que a ação reforça o compromisso da instituição no enfrentamento à criminalidade organizada, além de garantir o cumprimento das decisões judiciais no estado.

A prisão foi realizada em cumprimento a uma determinação da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas da capital. Foto: captada
Comentários
Acre
Forças de segurança recapturam dois dos quatro detentos que fugiram do Presídio Manoel Neri em Cruzeiro do Sul
Robson Rodrigues da Silva e João Paulo Lima de Souza foram localizados e reconduzidos à unidade; outros dois seguem foragidos
Dois dos quatro detentos que fugiram do Presídio Manoel Neri, na última segunda-feira (23), foram recapturados nesta terça-feira (24) por forças de segurança em Cruzeiro do Sul. A ação contou com a atuação de policiais penais, com apoio da Polícia Militar, que localizaram e reconduziram à unidade prisional os internos Robson Rodrigues da Silva e João Paulo Lima de Souza.
Até o momento, as autoridades não divulgaram detalhes sobre o local onde os dois foram encontrados. Enquanto isso, outros dois foragidos identificados como Railon Rodrigues Lopes e Zaqueu da Conceição Lima continuam sendo procurados.
A fuga ocorreu a partir do bloco 3 da unidade prisional, poucos dias após uma operação realizada no local. Durante a vistoria, agentes encontraram um aparelho celular, objetos de ferro e indícios de escavação em uma cela situada entre os blocos 3 e 4, o que levanta suspeitas sobre a forma utilizada na evasão.

O caso acende um alerta para a segurança no presídio Manoel Neri, que já registra três fugas em um intervalo de seis meses. Foto: captada
O caso acende um alerta para a segurança no Presídio Manoel Neri, que já registra três fugas em um intervalo de seis meses. As ocorrências anteriores foram registradas em setembro do ano passado e no último dia 1º de março deste ano , aumentando a preocupação das autoridades quanto à vulnerabilidade da unidade.

Os foragidos capturados são Robson Rodrigues da Silva e João Paulo Lima de Souza, ainda foragidos: Railon Rodrigues Lopes, Izaqueu da Conceição Lima. Foto: captada
Buscas continuam
As forças de segurança seguem mobilizadas nas buscas pelos dois detentos que permanecem foragidos. A população pode contribuir com informações anônimas por meio do telefone 190.

Na vistoria, agentes encontraram um aparelho celular, objetos de ferro e indícios de escavação em uma cela situada entre os blocos 3 e 4, o que levanta suspeitas sobre a forma utilizada na evasão. Foto: captada













Você precisa fazer login para comentar.