Acre
Rio Acre sobe dois metros em 24 horas e dá sinal de vazante
Alexandre Lima
As réguas de medição da Agência Nacional das Águas (ANA), localizada na cidade de Epitaciolândia, registrou nas últimas 24 horas, uma subida abrupta no nível do Rio Acre. Apesar da normalidade para a época do ano.
O que chama atenção neste caso, seria o nível do Rio estar com sua medição bem abaixo em relação ao ano passado. Até a semana passada, apesar de estar com as águas barrentas, vinha mantendo o mesmo do verão.
Segundo o registro feito desde sexta, dia 16, às 07h00 estava marcando 4,70cm. 24 horas depois (no sábado), subiu para 6,08cm. Já neste domingo, no mesmo horário, marcava 4,04cm e continuava descendo.
O nível de alerta para transbordamento, é de 10,80cm. Segundo foi publicado recentemente pelo pesquisador Friale, o rio Acre não correria risco de uma nova enchente para este ano de 2017.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.






Você precisa fazer login para comentar.