Acre
Rio Acre sobe 5 centímetros em dois dias e se afasta de cotas históricas em Rio Branco
Nível do rio, porém, está mais de 30 centímetros abaixo do alcançado na mesma data no ano passado. Seca já afeta cerca de 387 mil pessoas na capital acreana.

Rio Acre bateu a segunda menor marca pelo segundo dia seguido. Foto: Jardel Angelim/Rede Amazônica Acre
O Rio Acre subiu cinco centímetros em dois dias e se afastou das cotas históricas após passar de 1,27 metro na sexta-feira (13) para 1,32 metro neste domingo (15), de acordo com a medição das 6h divulgada pela Defesa Civil de Rio Branco.
Este índice é sete centímetros acima da menor cota já registrada na capital acreana, que foi de 1,25 metro em 2 de outubro de 2022. O aumento na régua ocorreu, principalmente, entre o sábado (14) e o domingo, quando o rio subiu quatro centímetros, saindo de 1,28 metro para a marca atual.
Porém, segundo projeções da Defesa Civil, é possível que o nível continue baixando, podendo alcançar ou até superar a marca de 1,25 metro.
Contexto: O rio chegou a ficar três centímetros da menor cota histórica desde 1971, quando o manancial começou a ser monitorado em Rio Branco.
- Seca: Toda a Bacia do Rio Acre está em situação de alerta máximo para seca, agravada em razão da falta de chuvas na região, situação que já perdura há dois meses.
- População afetada: Mais de 387 mil pessoas nas zonas urbana e rural de Rio Branco
- Prejuízos: como resultado da seca, produtores perderam plantações e houve queda nas vendas. O baixo nível do manancial também afeta o transporte das mercadorias.
Apesar do aumento significativo, a marca alcançada neste domingo é mais de 31 centímetros menor que o registrado na mesma data no ano passado, quando o rio estava em 1,63 metro.

Histórico de seca
Em 2016, o Rio Acre atingiu 1,30 metro pela primeira vez. Esta marca foi, na época, considerada a pior da história da capital acreana. O Departamento de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa) chegou a gastar mais de R$ 2 milhões em equipamentos e insumos para manter o abastecimento na cidade na época.
Depois de chegar até a marca, o rio voltou a subir, mas foram necessários mais nove dias até que voltasse a ficar acima dos dois metros.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.