fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Rio Acre sobe 5 centímetros em dois dias e se afasta de cotas históricas em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio, porém, está mais de 30 centímetros abaixo do alcançado na mesma data no ano passado. Seca já afeta cerca de 387 mil pessoas na capital acreana.

Rio Acre bateu a segunda menor marca pelo segundo dia seguido. Foto: Jardel Angelim/Rede Amazônica Acre

O Rio Acre subiu cinco centímetros em dois dias e se afastou das cotas históricas após passar de 1,27 metro na sexta-feira (13) para 1,32 metro neste domingo (15), de acordo com a medição das 6h divulgada pela Defesa Civil de Rio Branco.

Este índice é sete centímetros acima da menor cota já registrada na capital acreana, que foi de 1,25 metro em 2 de outubro de 2022. O aumento na régua ocorreu, principalmente, entre o sábado (14) e o domingo, quando o rio subiu quatro centímetros, saindo de 1,28 metro para a marca atual.

Porém, segundo projeções da Defesa Civil, é possível que o nível continue baixando, podendo alcançar ou até superar a marca de 1,25 metro.

Contexto: O rio chegou a ficar três centímetros da menor cota histórica desde 1971, quando o manancial começou a ser monitorado em Rio Branco.

  • Seca: Toda a Bacia do Rio Acre está em situação de alerta máximo para seca, agravada em razão da falta de chuvas na região, situação que já perdura há dois meses.
  • População afetada: Mais de 387 mil pessoas nas zonas urbana e rural de Rio Branco
  • Prejuízos: como resultado da seca, produtores perderam plantações e houve queda nas vendas. O baixo nível do manancial também afeta o transporte das mercadorias.

Apesar do aumento significativo, a marca alcançada neste domingo é mais de 31 centímetros menor que o registrado na mesma data no ano passado, quando o rio estava em 1,63 metro.

Histórico de seca

Em 2016, o Rio Acre atingiu 1,30 metro pela primeira vez. Esta marca foi, na época, considerada a pior da história da capital acreana. O Departamento de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa) chegou a gastar mais de R$ 2 milhões em equipamentos e insumos para manter o abastecimento na cidade na época.

Depois de chegar até a marca, o rio voltou a subir, mas foram necessários mais nove dias até que voltasse a ficar acima dos dois metros.

Comentários

Continue lendo

Acre

Aberta as inscrições para empreendedores do setor de alimentação na festa do trabalhador

Publicado

em

FOTO: SÉRGIO VALE

Empreendedores do setor de alimentação interessados em participar da Festa do Dia do Trabalhador 2025 já podem se inscrever para garantir uma vaga no evento, nas modalidades de barraca ou ambulante. As inscrições são presenciais e ocorrem nesta sexta-feira (25) e sábado (26), na sede da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa).

Na sexta-feira (25), o atendimento será realizado das 9h às 12h e das 13h às 17h. Já no sábado (26), o horário vai das 8h ao meio-dia. A Acisa fica localizada na Avenida Ceará, nº 2351, bairro Dom Giocondo, em Rio Branco.

Para participar, os interessados devem apresentar RG, CPF e comprovante de endereço atualizado (emitido nos últimos 90 dias), com original e cópia.

O evento faz parte da programação oficial do Dia do Trabalhador na capital e contará com apresentações de artistas locais e da atração nacional Chiclete com Banana, com expectativa de reunir milhares de pessoas. Esta é uma oportunidade para comerciantes locais divulgarem e venderem seus produtos durante o evento.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ações contra desmatamento ilegal no Acre somam 22 processos, diz Imazon

Publicado

em

Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgou recentemente um relatório acerca do programa Amazônia Protege, criado pelo Ministério Público Federal (MPF), que combate o desmatamento ilegal na Floresta Amazônica brasileira. O programa utiliza imagens de satélite do sistema Prodes (INPE) cruzadas com bancos de dados públicos como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Sigef (do Incra) para identificar desmatamentos ilegais superiores a 60 hectares.

Apesar de estar longe dos números expressivos de estados como Pará, Rondônia e Mato Grosso, o estado acreano teve participação na judicialização de casos de desmatamento ilegal, com 22 ações civis públicas (ACPs) ajuizadas, todas entre 2017 e 2020.

Segundo o levantamento, 10 das 22 ações em Rio Branco já foram sentenciadas. Nos casos sem responsáveis certos, as ações são movidas contra “réus incertos”, uma inovação que só passou a ser reconhecida como válida após decisão do Superior Tribunal de Justiça, em 2020.

Em todo o país, o programa já ajuizou 3.561 ações, abrangendo mais de 265 mil hectares desmatados e pleiteando indenizações que somam R$ 4,6 bilhões. O relatório aponta que 56% dessas ações já têm sentença em primeira instância, com aumento de decisões procedentes desde 2021.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Aprovados no concurso do ISE serão empossados em maio

Publicado

em

Foto: Secom/AC

O Governo do Acre publicou nesta sexta-feira, 25, o Edital nº 100 SEAD/ISE, convocando os aprovados no concurso público do Instituto Socioeducativo do Estado (ISE/AC) para a posse nos cargos de nível médio e superior.

De acordo com o edital, os candidatos deverão comparecer para a solenidade de posse no dia 5 de maio de 2025. Em Cruzeiro do Sul, o atendimento ocorrerá às 9h, no Centro Socioeducativo da cidade, localizado na Rua Pedro Teles, nº 596, no bairro Manoel Terças. Já em Rio Branco, os nomeados devem se apresentar na sede do Instituto Socioeducativo, situada na Rua Rui Barbosa, nº 469, no Centro da capital.

A posse está condicionada ao cumprimento das exigências previstas no edital anterior, especialmente no subitem 3.2, que trata da entrega de documentos e demais requisitos legais para o exercício dos cargos.

As dúvidas e informações adicionais podem ser esclarecidas diretamente com o Instituto Socioeducativo, pelo telefone (68) 99224-2327, ou com a Secretaria de Estado de Administração (Sead), por meio do e-mail concursos.gov@gmail.com.

Comentários

Continue lendo