Acre
Rio Acre sobe 3,30m em 30 horas e prefeitura lança Plano de Contingência Contra Enchentes 2018
Cota de alerta atual é de 13,50 metros, informou o Major Cláudio Falcão, do Corpo de Bombeiros do Acre

Na manhã desta quinta-feira (28), houve uma singela diminuição de 19 centímetros, com marcação em 11,55 na capital Rio Branco (Foto: Ilustração)
Da Redação
Resultado direto das fortes e constantes chuvas que caem sobre o estado do Acre nas últimas semanas, o nível do rio Acre cresceu rapidamente no mês de dezembro. Em 30 horas, o nível aumentou 3,30 metros.
De acordo com informações repassadas à imprensa pelo Major Cláudio Falcão, do Corpo de Bombeiros do Acre, a medição registrou na última quarta-feira 11,74 metros. Na manhã desta quinta-feira (28), houve uma singela diminuição de 19 centímetros, com marcação em 11,55 na capital Rio Branco.
“O aumento dos números é consequência direta das chuvas. O esperado para dezembro deste ano era um aumento de 249mm, e já estamos com 440mm de chuva só neste mês. Com a medição de hoje, basta que o rio aumente 1,95 metro para entrar na cota de alerta”, explicou Falcão.
O Major também reforçou que as equipes ligadas à segurança pública já estão se preparando caso o rio entre na medição de 13,50 metros (cota de alerta), e que o monitoramento é constante. Os principais afluentes do Rio Acre (rios Xapuri, Espalha e Riozinho do Rola) também possuem registros de nível elevados. O prefeito Marcus Alexandre lançou nesta quarta-feira, 27, o Plano de Contingência Contra Enchentes 2018.
Níveis do Rio Acre e afluentes (registro de 28 de dezembro às 6h):
Rio Branco – 11,55
Riozinho do Rola – 9,15
Rio Xapuri – 7,34
Xapuri – 7,25
Capixaba – 6,83
Brasileia – 6,10
Espalha – 5,92
Assis Brasil – 4,18
O tempo instável, com chuvas a qualquer hora, que pode, ser instável, segundo Friale, e de acordo com o pesquisador, há possibilidade de alguns transtornos à população.
“Condições atmosféricas altamente favoráveis à ocorrência de chuvas fortes e volumosas”. A previsão é do pesquisador Davi Friale. Para ele, há a possibilidade de transtornos à população de alguns pontos vulneráveis, “como rápida inundação de ruas, transbordamento de pequenos rios e córregos, queda de árvores e deslizamento de terra”.
De acordo com informações divulgadas pelo pesquisador, a elevada umidade do ar deixa o tempo instável, com muitas nuvens e chuvas a qualquer hora, no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, na Bolívia e na região de selva do Peru.
Em muitas áreas, ele conta que ocorrem temporais com chuvas fortes ou prolongadas, raios e ventanias moderadas.
Para os próximos dias, Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, planícies da Bolívia e região de selva do Peru contam com chuvas fortes e volumosas, que, em algumas áreas, podem ser demoradas, principalmente na parte da tarde ou nas primeiras horas da noite.
Confira como fica a temperatura no interior:
– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 27 e 29ºC;
– Sena Madureira e Manuel Urbano, mínima, entre 21 e 23ºC e máxima, entre 27 e 29ºC;
– Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Xapuri e Capixaba, mínima, entre 20 e 22ºC, e máxima, entre 26 e 28ºC;
– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Porto Walter, mínima, entre 22 e 24ºC, e máxima, entre 28 e 30ºC;
– Marechal Thaumaturgo e Jordão, mínima, entre 22 e 24ºC, e máxima, entre 28 e 30ºC;
– Tarauacá, Feijó e Santa Rosa do Purus, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 28 e 30ºC;
– Acrelândia e Plácido de Castro, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 28 e 30ºC.
Na região da Vila Nova Aldeia, localidade a 23km do município de Senador Guiomard pela BR-364, foi pega de surpresa na madrugada de ontem quarta-feira (27), quando as águas do rio Iquiri tomaram de conta de quintais, casas e propriedades comerciais na região.
Uma equipe do Corpo de Bombeiro com apoio do secretário de Obras de Senador Guiomard, Nilson Graça deu apoio às famílias locais.
“A equipe da Defesa Civil informou que com a enchente todos os poços de água foram contaminados e aproveitamos para garantir o suporte necessários a população. Providenciamos água e todo apoio de ajudar no que fosse necessário”, explicou Nilson.
Segundo levantamento da Defesa Civil Estadual, mais de 50 famílias compõem a Vila Nova Aldeia que foi tomada pelas águas do Rio Iquiri na madrugada dessa quarta-feira.
No final da tarde de quarta-feira, o nível das águas deu uma leve recuada, mas com mais chuva no decorrer da noite e madrugada as atenções na região por parte da Defesa Civil e secretaria de Obras estão sendo constante.
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil promove confraternização para celebrar mais um ano do SCFV com a terceira idade

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira(04), uma grande celebração em alusão a mais um ano de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com o grupo da terceira idade. O encontro festivo reuniu idosos participantes do programa, marcando um momento de alegria, interação e reconhecimento pela trajetória construída ao longo do ano.
A comemoração contou com um almoço especial preparado para os participantes, reforçando o cuidado e o carinho dedicados ao público da melhor idade. Além da confraternização, o evento foi animado com música ao vivo, criando um ambiente leve e descontraído para todos os presentes.

Dinâmicas e momentos de integração proporcionaram ainda mais interação entre os idosos, reforçando o objetivo principal do SCFV: fortalecer vínculos comunitários, promover bem-estar e incentivar a socialização. Ao final da programação, foram distribuídos prêmios, levando ainda mais entusiasmo e sorrisos ao grupo.
O encontro reflete o cuidado da Prefeitura de Assis Brasil com políticas públicas que promovem inclusão, acolhimento e respeito, celebrando com carinho mais um capítulo dessa caminhada conjunta.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.






























Você precisa fazer login para comentar.