Cotidiano
Representante do Reino Unido visita a Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri
Com objetivo de reforçar a importância do apoio internacional para a conservação das florestas e melhoria de vida dos povos da floresta, a diretora do portfólio de Floresta do Fundo Investimento Climático (ICF) do Reino Unido no Brasil, Érika Melhoranse Gouveia, visitou a Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, em Xapuri (AC), nesta quinta-feira, 11.
Erika Gouveia conheceu uma das iniciativas financiadas pelo Reino Unido, por meio do Programa REM, que concede incentivo financeiro às famílias que têm como principal fonte de renda o extrativismo.

Acompanhada de gestores, representante do Reino Unido visita a Reserva Extrativista Chico Mendes no Acre. Foto: Ângela Rodrigues/IMC
No Acre, o Programa REM beneficia aproximadamente 600 extrativistas como o pagamento regular de subsídio para a borracha.
A agenda foi conduzida pela coordenadora geral do Programa REM Acre, Marta Azevedo, e a diretora executiva do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Jaksilande Araújo, e Elsa Mendoza, da consultoria internacional para a implementação do Programa REM Acre – Fase II.

Reino Unido destina recursos, por meio do Programa REM, às famílias que têm como principal fonte de renda o extrativismo. Foto: Arinelson Morais/REM
A secretária executiva da governança do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa) no IMC, Andreia Reis, e o soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), Gerbson Francisco Nogueira Maia, também acompanharam a agenda.
A comitiva contou com uma visita à propriedade do ativista ambiental e primo de Chico Mendes, Raimundo Mendes, o Raimundão. O líder ambientalista relembrou os embates, desafios e conquistas ao lado do líder Chico Mendes.
Raimundão Mendes reforçou a importância da continuidade do apoio internacional, incluindo o Reino Unido, para o prosseguimento das políticas públicas de conservação e valoração das florestas e fez considerações importantes para novos projetos que unam a conservação com a melhoria de vida nas comunidades.

Representante do Reino Unido dialogou com o ativista ambiental e primo de Chico Mendes, Raimundo Mendes, o Raimundão. Foto: Ângela Rodrigues/IMC
Em seguida, a diretora ICF do Reino Unido no Brasil visitou a Casa de Chico Mendes e a sede do 8° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xapuri, que também conta com apoio financeiro do REM para ações de enfrentamento e combate ao desmatamento ilegal.

Diretora do portfólio de Floresta do ICF do Reino Unido no Brasil, Érika Gouveia, visitou também a Casa de Chico Mendes, em Xapuri. Foto: Arinelson Moraes/REM
Ao falar da parceria internacional, Érika Gouveia reforçou o compromisso do Reino Unido na destinação de mais de R$ 3 bilhões ao Brasil para projetos voltados à proteção do clima e da natureza para acelerar a transição para uma economia de baixo carbono.
Ela lembrou que, no ano passado, o chanceler britânico James Cleverly, em agenda oficial no Itamaraty e Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), firmou a parceria Reino Unido-Brasil para um Crescimento Verde e Inclusivo.
A iniciativa prevê investimentos em florestas, compartilhamento de conhecimentos, colaboração política e apoio a programas de agricultura sustentável , finanças climáticas e transição energética.
- Diretora do portfólio de Floresta do ICF do Reino Unido no Brasil, Érika Gouveia, visitou também a Casa de Chico Mendes, em Xapuri. Foto: Arinelson Moraes/REM
- Representante do Reino Unido dialogou com o ativista ambiental e primo de Chico Mendes, Raimundo Mendes, o Raimundão. Foto: Ângela Rodrigues/IMC
- Acompanhada de gestores, representante do Reino Unido visita a Reserva Extrativista Chico Mendes no Acre. Foto: Ângela Rodrigues/IMC
- Reino Unido destina recursos, por meio do Programa REM, às famílias que têm como principal fonte de renda o extrativismo. Foto: Arinelson Morais/REM
Comentários
Cotidiano
Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados
Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.
New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.
Indefinição no Juruá
As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.
Comentários
Cotidiano
Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026
Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.
Brasileia
O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.
Quinari
No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.
Dupla de arbitragem
Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.
Comentários
Cotidiano
Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo
O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.
Novo momento
Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.
Família Atleticana
Marcelo Avelino-Presidente
Ricardo Lopes-Vice-presidente
Paulo Santana-Tesoureiro
Francisco Brito-Diretor administrativo
Ilson da Silva-Diretor de patrimônio
Antônio Acivaldo-Diretor social
Juliano de Souza-Diretor comercial











Você precisa fazer login para comentar.