fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Representante do Reino Unido visita a Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri

Publicado

em

Com objetivo de reforçar a importância do apoio internacional para a conservação das florestas e melhoria de vida dos povos da floresta, a diretora do portfólio de Floresta do Fundo Investimento Climático (ICF) do Reino Unido no Brasil, Érika Melhoranse Gouveia, visitou a Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, em Xapuri (AC), nesta quinta-feira, 11.

Erika Gouveia conheceu uma das iniciativas financiadas pelo Reino Unido, por meio do Programa REM, que concede incentivo financeiro às famílias que têm como principal fonte de renda o extrativismo.

Acompanhada de gestores, representante do Reino Unido visita a Reserva Extrativista Chico Mendes no Acre. Foto: Ângela Rodrigues/IMC

No Acre, o Programa REM beneficia aproximadamente 600 extrativistas como o pagamento regular de subsídio para a borracha.

A agenda foi conduzida pela coordenadora geral do Programa REM Acre, Marta Azevedo, e a diretora executiva do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Jaksilande Araújo, e Elsa Mendoza, da consultoria internacional para a implementação do Programa REM Acre – Fase II.

Reino Unido destina recursos, por meio do Programa REM, às famílias que têm como principal fonte de renda o extrativismo. Foto: Arinelson Morais/REM

A secretária executiva da governança do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa) no IMC, Andreia Reis, e o soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), Gerbson Francisco Nogueira Maia, também acompanharam a agenda.

A comitiva contou com uma visita à propriedade do ativista ambiental e primo de Chico Mendes, Raimundo Mendes, o Raimundão. O líder ambientalista relembrou os embates, desafios e conquistas ao lado do líder Chico Mendes.

Raimundão Mendes reforçou a importância da continuidade do apoio internacional, incluindo o Reino Unido, para o prosseguimento das políticas públicas de conservação e valoração das florestas e fez considerações importantes para novos projetos que unam a conservação com a melhoria de vida nas comunidades.

Representante do Reino Unido dialogou com o ativista ambiental e primo de Chico Mendes, Raimundo Mendes, o Raimundão. Foto: Ângela Rodrigues/IMC

Em seguida, a diretora ICF do Reino Unido no Brasil visitou a Casa de Chico Mendes e a sede do 8° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xapuri, que também conta com apoio financeiro do REM para ações de enfrentamento e combate ao desmatamento ilegal.

Diretora do portfólio de Floresta do ICF do Reino Unido no Brasil, Érika Gouveia, visitou também a Casa de Chico Mendes, em Xapuri. Foto: Arinelson Moraes/REM

Ao falar da parceria internacional, Érika Gouveia reforçou o compromisso do Reino Unido na destinação de mais de R$ 3 bilhões ao Brasil para projetos voltados à proteção do clima e da natureza para acelerar a transição para uma economia de baixo carbono.

Ela lembrou que, no ano passado, o chanceler britânico James Cleverly, em agenda oficial no Itamaraty e Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), firmou a parceria Reino Unido-Brasil para um Crescimento Verde e Inclusivo.

A iniciativa prevê investimentos em florestas, compartilhamento de conhecimentos, colaboração política e apoio a programas de agricultura sustentável , finanças climáticas e transição energética.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Neymar publica escalação do Santos com mudanças e até jogador lesionado; veja o time

Publicado

em

Por

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Inter x Sport: polícia conclui que não houve ato racista por arremesso de banana no campo

Publicado

em

Por

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fafs abre inscrições dos Campeonatos Estaduais Sub-17 e 20

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Federação prepara mais duas competições na temporada

O departamento técnico da Federação Acreana de Futsal (Fafs) abriu as inscrições dos Campeonatos Estaduais nas categorias Sub-17 e 20, no feminino e no masculino.

“Nosso objetivo é promover os torneios com sete equipes nos dois naipes. Vamos fechar as inscrições no dia 15 de maio e os dirigentes têm um bom prazo para definir as participações”, comentou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.

15 mil de premiação

Segundo Rafael do Vale, se a meta de times for batida a Fafs deve oferecer uma premiação de 15 mil para ser dividida entre os campeões.

Confirmar participação

A Fafs vai confirmar as participações das equipes somente com, no mínimo, cinco fichas de inscrições dos atletas.

“Essa vem sendo uma exigência da federação para atender uma determinação da confederação. Os atletas precisam ter fichas de inscrições”, explicou o dirigente.

Comentários

Continue lendo