Geral
Representação do governo em Brasília e Imac tratam de recursos para a área ambiental
A tramitação de iniciativas que destinam recursos para o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e respectivas liberações, como emendas parlamentares e projetos diversos, foram alguns dos assuntos tratados entre o chefe da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac), Ricardo França, e o diretor-presidente do Imac, André Hassem, em reunião, na quarta-feira, 23.
Na reunião, realizada na sede da Repac, na capital federal, Ricardo França ressaltou o papel do órgão no apoio aos gestores públicos estaduais, em todas as áreas de atuação do governo, a exemplo do Imac.

Na reunião, Ricardo França ressaltou o papel do órgão no apoio aos gestores públicos estaduais, a exemplo do Imac. Foto: Dilma Tavares/Repac
“É papel da Repac, orientação do governador Gladson Cameli e minha determinação pessoal, junto com a minha equipe, a busca incessante para fazer com que os pleitos do governo e dos gestores sejam atendidos, e que os recursos e seus benefícios possam chegar à população”, afirmou.
André Hassem ressaltou a importância do trabalho da Repac, especialmente no acompanhamento, orientação e articulação de demandas do órgão em Brasília, explicando que esse trabalho agiliza os processos e dá segurança aos gestores sobre o sucesso dessas iniciativas.
“Atualmente, por exemplo, estamos trabalhando para empenhar e garantir a liberação de recursos de uma emenda, da deputada Vanda Milani, para a compra de mobiliário e outros recursos para a nova sede do Imac, que será inaugurada em breve no estado graças ao empenho do governador Gladson Cameli, que garantiu a estrutura”, disse.
Hassem destacou a importância da nova sede para os servidores: “Para melhor atender o nosso agricultor, o homem do campo, todos os empreendedores do nosso estado, porque é no Imac que se inicia toda a parte de requerimento para se obter o licenciamento ambiental”.
Conforme explicou Hassen, além das melhorias estruturais, o objetivo é reforçar a educação ambiental. “É orientação do governo que trabalhemos de forma sustentável, com o agronegócio e o meio ambiente em equilíbrio. Para isso, a orientação do governador é que conversemos e orientemos os empreendedores, para que possam trabalhar tranquilos”, explicou.
Licenciamento
O diretor-presidente do Imac também anunciou para breve a implementação de um novo sistema de licenciamento no Estado, que será totalmente informatizado e integrado com o sistema nacional. “Isso permitirá que a pessoa realize as solicitações de licenciamento, os procedimentos e consultas pelo computador ou celular, facilitando a vida do empreendedor”, disse.
Na reunião com Ricardo França, André Hassem fez um balanço positivo das ações do Imac, citando como essencial para esses resultados o apoio do governador, além do secretário de Meio Ambiente, Israel Milani, e da Repac na viabilização dos pleitos do órgão em Brasília.
Comentários
Geral
Ação integrada da PCAC resulta na prisão de suspeitos de tortura e na apreensão de adolescente
A Polícia Civil do Acre (PCAC), em ação conjunta com a Polícia Militar, prendeu nesta sexta-feira, 5, três homens e apreendeu um adolescente suspeitos de envolvimento em crimes de tortura em Marechal Thaumaturgo, violação de domicílio, ameaça e associação criminosa. A operação ocorreu logo após a vítima conseguir escapar e pedir socorro.

Polícias Civil e Militar prendem três homens e apreendem adolescente por tortura e associação criminosa no interior do Acre. Foto: cedida
De acordo com o delegado Marcílio Laurentino, que coordenou a ação juntamente com o tenente João Oliveira, o grupo teria invadido a residência de um usuário de drogas, onde passou a espancá-lo enquanto proferia ameaças de morte. “Eles afirmaram que iriam matar a vítima. Ele conseguiu se desvencilhar e procurar ajuda da irmã, que veio até a delegacia pedir apoio”, explicou o delegado.
A partir do pedido de socorro, as equipes policiais iniciaram diligências imediatas e localizaram todos os envolvidos. Entre os detidos está um indivíduo apontado como “frente” de uma facção criminosa que atua no município. Segundo o delegado Marcílio, durante a condução ao cárcere, o suspeito chegou a ameaçá-lo de morte: “Ele disse que, ao sair da cadeia, iria me matar caso eu o prendesse”, relatou.
Os três adultos detidos passarão por audiência de custódia, enquanto o adolescente permanecerá apreendido à disposição da Justiça, aguardando decisão judicial posterior.
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Você precisa fazer login para comentar.