Acre
Remador percorre quatro mil km descendo o rio Juruá de caiaque
Aos 62 anos, o coronel Hiram Reis e Silva realiza sua quarta expedição pelos rios amazônicos. A primeira ocorreu em 2008 no rio Solimões. Este ano Hiram realiza a Expedição General Belarmino Mendonça, que começou na foz do Breu fronteira com o Peru e terminará em Manaus/Amazonas.
O nome da expedição é uma homenagem ao militar que fez o reconhecimento do rio Juruá em 1904.
Já se passaram 10 dias desde que o coronel e sua equipe saíram do ponto de largada, foz do Breu no Peru. Até Cruzeiro do Sul já são 450 km percorridos em apenas 8 dias de remo.
O Coronel Ivan Carlos Gindri Angonêse, que acompanhou Hiram da Foz do Breu até a cidade de Cruzeiro do Sul disse que ficou encantado com a região.
Além dos coronéis, dois soldados do exército acompanham a dupla durante todo o percurso em uma lancha. A equipe conta com o apoio de Policiais Militares do estado, prefeituras e o exercito brasileiro, além de outros parceiros que ajudam nas despesas.
Após a expedição, que tem por objetivo reconhecer alguns dos afluentes do Rio Juruá, será apresentado um livro com registros das experiências e dos levantamentos realizados no período da Expedição General Belarmino Mendonça.
Hiram Reis é professor-pesquisador no Colégio Militar de Porto Alegre e diz que a ideia de viajar pelos rios surgiu com uma promessa feita, após sua esposa sofrer um AVC e ter sobrevivido. Para Hiram, além de pagar a promessa e fazer o registro do livro, a emoção de interagir com a natureza, é sem dúvida a maior recompensa.
Hiram Reis é um aventureiro que deixaria boquiabertos jovens com menos da metade de sua idade. Mas ele não é só isso, é também um historiador que estuda a bibliografia do local e escreve relatos de suas viagens. Relatos que servirão de registros posteriores sobre as regiões visitadas.
Glória Maria – juruá on-line
Comentários
Acre
Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco
Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.
Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.
Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.
Comentários
Acre
Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.
De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos
A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Acre
Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco
Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.