Conecte-se conosco

Extra

Regional do Alto Acre terá Núcleo do Instituto Médico Legal

Publicado

em

MPAC, Estado e prefeituras firmam acordo de cooperação técnica para implantação de Núcleo de Perícias Criminais e Sexuais na Regional do Alto Acre

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (17), uma reunião entre autoridades do Ministério Público do Acre, Governo do Estado por intermédio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – Sejusp, da Polícia Civil do Estado do Acre – PCAC, da Secretaria de Estado de Saúde – Sesacre e prefeituras.

O objetivo é estabelecer parâmetros para o início da implementação de local de um núcleo de perícias criminais e sexuais, que será instalado em Brasiléia, com estrutura física adequada e dotado de profissionais qualificados, com realização das atividades de medicina legal, para atendimento da regional do alto acre.

A ação, que foi realizada pela promotoria de justiça, dentre as várias autoridades presentes, contou com a presença do Procurador Geral de Justiça, Drº. Danilo Lovisaro e a Coordenadora do Núcleo de Apoio Técnico, Drª. Marcela Cristina Ozório, da Promotora de Justiça do MP-AC – Brasiléia, Drª. Pauliane Mezabarba, Secretário de Estado, José Américo de Souza Gaia, Delegado- Geral de Policia Civil, José Henrique Maciel, Prefeitos do Alto Acre; Fernanda Hassem de Brasiléia, Sérgio Lopes de Epitaciolândia, Bira Vasconcelos de Xapuri e Jerry Correia de Assis Brasil, além do deputado Tadeu Hassem, vereadores e agentes da Polícia Federal.

Na ocasião, a Promotora de Justiça de Brasileia Dra. Pauliane Mezabarba fez uma explanação mostrando os altos índices de violência recorrente na Regional do Alto Acre, que vão desde crimes intencionais aos crimes sexuais, apontando a intervenção imediata do estado na implantação de um Núcleo de Perícias Criminais e Sexuais, para dar celeridade as investigações e elucidações dos crimes cometidos.

Os prefeitos e parlamentares falaram da importância desse acordão para a regional do Alto Acre.

Sérgio Lopes prefeito de Epitaciolândia, parabenizou aos envolvidos pela iniciativa. “Sou Delegado de carreira, hoje estou como prefeito, sei muito bem da falta que faz um Núcleo de Perícia, por muitas vezes as pessoas têm de sofrer com a dor da perda de um ente por um assassinato ou acidente, e ainda tem que esperar a chegada de peritos que pode demorar horas. Agora nossa regional irá poder contar com esse serviço, para nós, é motivo de muita alegria”, destacou o Prefeito.

A prefeita Fernanda Hassem falou da implementação da unidade de polícia técnica científica na região do Alto Acre. “E uma luta de muitos anos. Há dez anos a gente pede um olhar de respeito e de sensibilidade a região do Alto Acre. Foi apresentado na sede do ministério público para a promotora Pauliane, os tristes dados da nossa região. Hoje é a implantação completa de uma unidade de polícia técnica científica na região do Alto Acre”, disse.

Prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem – Foto: Wesley Cardoso

O Secretário de Justiça e Segurança Pública de Estado, José Américo de Souza Gaia ressaltou a importância dessa união para o combate à criminalidade. “A integração entre os órgãos que compõe a segurança pública, é imprescindível para o combate ao crime, essa parceria para obter sucesso ela tem que ir além dos órgãos que compõe o Sistema de Segurança, tem que abranger as prefeituras, o envolvimento de todos do Deputados e Vereadores em torno de uma causa única, que é o combate e a diminuição da criminalidade.

Comentários

Extra

Boas novas: Rio Acre recua em cerca de 2 metros em Assis Brasil

Publicado

em

A vazante anunciada no final do dia de sábado, chegou pela madrugada deste domingo, dia 26 na cidade de Assis Brasil, onde desalojou algumas famílias ao ponto de o gestor anunciar Situação de Emergência.

Em contato com prefeito Jerry Correia, já na manhã deste domingo (26), confirmou a previsão de que a vazante chegaria no período da madrugada. Nas primeiras horas, era visível as marcas deixadas nas residências afetadas pela enchente do rio Acre.

Segundo o prefeito, sua equipe já estão se mobilizando para ajudar as famílias que foram desalojadas e levadas áreas de acolhimento improvisadas no ginásio e escolas do Município, somando cerca de 300 famílias afetadas diretamente.

Jerry e sua equipe com apoio de instituições do Estado, realizaram um grande trabalho oferecendo ajuda aos desabrigados desde o início da cheia do rio.

A cidade vizinha peruana, Iñapari, também foi afetada pelas águas do rio, deixando centenas de famílias desabrigadas.

Mais informações a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo

Extra

Enchente: Prefeita Fernanda Hassem acompanha as famílias desalojadas no bairro 28 de Maio

Publicado

em

A Prefeita Fernanda Hassem, acompanhada do Vice-prefeito Carlinhos do Pelado, do Promotor de justiça Juleandro Martins e equipe municipal, esteve na comunidade 28 de maio, neste sábado, 25.

O bairro é povoado pela população indígena, que está sendo cuidadosamente retirada do local e transferida para o abrigo, localizado na Creche Municipal Roma Emilse.

As equipes de saúde e assistência social acompanham o translado de homens, mulheres e crianças indígenas, que possuem suas casas próximas ao Rio Acre.

A prefeita acompanha de perto todas as ações de resgate e acolhimento às famílias vítimas da enchente.

Dezenas de famílias indígenas saíram de suas casas, e estão recebendo assistência por parte da prefeitura de Brasiléia.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura de Assis Brasil é a segunda a decretar situação emergência no Alto Acre

Publicado

em

A prefeitura do município de Assis Brasil, localizada na tríplice fronteira e distante cerca de 330km da capital acreana, foi a segunda da regional do Alto Acre a decretar Estado de Emergência na tarde deste sábado, dia 24.

Assis Brasil é um município com maioria ruralista com cerca de 8 mil moradores, sofreu alagamento após dois de seus maiores afluentes transbordar, após três dias de fortes chuvas indo atingir várias famílias, além de estabelecimentos comerciais.

Segundo o Decreto nº 107, onde considerando que a Defesa Civil registrou o alagamento de quatros bairros e afetando diretamente cerca de 300 famílias, o prefeito assinou o Decreto de Situação Emergencial, onde foi registrado danos, vulnerabilidades de pessoas à ocorrência de danos e prejuízos à sua integridade física, à vida e às perdas materiais e principalmente à saúde da população.

Além da gravidade dos fatos e eventos correlacionados à saúde pública, somado aos adventos das chuvas que ocasionaram o transbordamento e inundação de vários pontos da cidade de Assis Brasil, deixando de súbitos um grande número de famílias atingidas pela cheia, sendo obrigadas muitas delas a serem desalojadas e desabrigadas de suas casas.

Diante de tudo e no âmbito de suas atribuições conforme Leis com parecer técnicos emitidos pela Defesa Civil, onde afetou diretamente os bairros; Centro, Bairro Cascata, Bairro Plácido de Castro e Bairro Bela Vista, o prefeito Jerry Correia estará apto a realizar com dispensa de licitação, os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de cento e oitenta dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos contratos nos próximos 180 dias.

Veja Decreto —–> Decreto 107-2023 Emergência – Assis Brasil

Comentários

Continue lendo

Em alta