Acre
Região Norte vive surto de sarampo: alerta geral
Em municípios como Bujari, Assis Brasil, Porto Acre e Rodrigues Alves, menos da metade das pessoas que deveriam ser imunizadas foram vacinadas ano passado.
No Acre, a campanha de vacinação está marcada para o mês de agosto. O último caso de sarampo confirmado no Estado foi no ano 2000.

No Acre, a campanha de vacinação está marcada para o mês de agosto (Foto: internet)
COM ADAÍLSON OLIVEIRA
Em municípios como Bujari, Assis Brasil, Porto Acre e Rodrigues Alves, menos da metade das pessoas que deveriam ser imunizadas foram vacinadas ano passado.
Manaus, capital do Amazonas, decretou situação de emergência depois dos vários casos suspeitos de sarampo e da morte de uma criança. Em Rondônia, a suspeita de dois acasos levou a Secretaria de Estado de Saúde a antecipar uma campanha de vacinação que começou nessa segunda-feira (9). O alerta também foi ligado no Acre, estamos muito perto dos casos que também estão em Roraima.
No Acre, a campanha de vacinação está marcada para o mês de agosto. O último caso de sarampo confirmado no Estado foi no ano 2000. A secretaria de Saúde está preocupada, os números das últimas vacinações mostram o desinteresse da população em buscar a vacina.
___________________
A cobertura vem caindo a cada ano. Em 2014, o índice chegou a 99,2%; em 2105, caiu para 84,2%; em 2016, continuou a queda chegando a 75% e no ano passado só 70%.
___________________
Segundo a coordenadora do programa de prevenção ao sarampo, Renata Miranda, coordenadora programa de sarampo a doença é altamente transmissível e leva a morte. As crianças de 12 meses devem tomar a primeira com 12 meses e o reforço deve ser aplicado aos 15 meses.
“A doença chega parecendo uma gripe com muita tosse, mas logo vêm manchas vermelhas pelo corpo e conjuntivite e pode levar à morte”, alertou a especialista.
O governo quer mobilizar as famílias para que procurem a vacina e evite a entrada do sarampo no Estado. Em municípios como Bujari, Assis Brasil, Porto Acre e Rodrigues Alves, menos da metade das pessoas que deveriam ser imunizadas foram vacinadas ano passado.
Comentários
Acre
Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco
Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.
Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.
Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.
Comentários
Acre
Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.
De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos
A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Acre
Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco
Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.