Acre
Região Norte vive surto de sarampo: alerta geral
Em municípios como Bujari, Assis Brasil, Porto Acre e Rodrigues Alves, menos da metade das pessoas que deveriam ser imunizadas foram vacinadas ano passado.
No Acre, a campanha de vacinação está marcada para o mês de agosto. O último caso de sarampo confirmado no Estado foi no ano 2000.

No Acre, a campanha de vacinação está marcada para o mês de agosto (Foto: internet)
COM ADAÍLSON OLIVEIRA
Em municípios como Bujari, Assis Brasil, Porto Acre e Rodrigues Alves, menos da metade das pessoas que deveriam ser imunizadas foram vacinadas ano passado.
Manaus, capital do Amazonas, decretou situação de emergência depois dos vários casos suspeitos de sarampo e da morte de uma criança. Em Rondônia, a suspeita de dois acasos levou a Secretaria de Estado de Saúde a antecipar uma campanha de vacinação que começou nessa segunda-feira (9). O alerta também foi ligado no Acre, estamos muito perto dos casos que também estão em Roraima.
No Acre, a campanha de vacinação está marcada para o mês de agosto. O último caso de sarampo confirmado no Estado foi no ano 2000. A secretaria de Saúde está preocupada, os números das últimas vacinações mostram o desinteresse da população em buscar a vacina.
___________________
A cobertura vem caindo a cada ano. Em 2014, o índice chegou a 99,2%; em 2105, caiu para 84,2%; em 2016, continuou a queda chegando a 75% e no ano passado só 70%.
___________________
Segundo a coordenadora do programa de prevenção ao sarampo, Renata Miranda, coordenadora programa de sarampo a doença é altamente transmissível e leva a morte. As crianças de 12 meses devem tomar a primeira com 12 meses e o reforço deve ser aplicado aos 15 meses.
“A doença chega parecendo uma gripe com muita tosse, mas logo vêm manchas vermelhas pelo corpo e conjuntivite e pode levar à morte”, alertou a especialista.
O governo quer mobilizar as famílias para que procurem a vacina e evite a entrada do sarampo no Estado. Em municípios como Bujari, Assis Brasil, Porto Acre e Rodrigues Alves, menos da metade das pessoas que deveriam ser imunizadas foram vacinadas ano passado.
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.
Comentários
Acre
Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Foto: Sérgio Vale
Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.
O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.
De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.
A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.

Você precisa fazer login para comentar.