fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Agente penitenciário relata domínio de facções e ingerência do estado em presídios do Acre

O agente relatou ainda que o uso de drogas é constante dentro e fora das celas.

Publicado

em

Ele diz que consumo de drogas e álcool são comuns e são os próprios presos quem ficam com as chaves das celas; direção nega

COM SALOMÃO MATOS

Um agente penitenciário que, por medida de segurança, pediu para não ter o seu nome divulgado, falou com a reportagem do jornal ContilNet e revelou que os presídios acreanos se transformaram em uma verdadeira sucursal do inverno, onde não há qualquer controle ou domínio por parte dos agentes penitenciários ou da própria direção do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC).

___________________

Segundo o agente, são os próprios presos que nomeiam um dos detentos para ficar de posse das chaves das celas para que faça a contagem, leve comida e recados de suas reivindicações à direção quando necessitam.

___________________

“Em cada pavilhão existe a figura do detento que chamam de ‘faxineiro’. Esse detento é eleito por eles mesmos para ficar de posse das chaves das celas. Nós agentes não temos autorização para entrar nos pavilhões e nem que pudéssemos, seria possível fazer isso porque são apenas quatro agentes penitenciários responsáveis para cuidar de 700 presos. Ninguém é doido para entrar numa situação dessas”, lamenta.

DROGAS

O agente relatou ainda que o uso de drogas é constante dentro e fora das celas. “Por mais que a gente consiga barrar a entrada de drogas nos dias de visitas, o que é flagrado na portaria não significa nem 10% da droga que ainda consegue entrar. É uma loteria para quem leva a droga. Se der azar, a gente pega, mas sempre passa e pelo que eles consomem lá é muita droga”, relata

BEBIDAS

O agente contou também que os presos fabricam as suas próprias bebidas alcoólicas, a “Maria doida”. “Eles fermentam a comida, cascas de laranja e com uso de fios elétricos ligados à energia, eles esquentam a água e artesanalmente fazem essa bebida que chamam de Maria doida. Na última vez que nós tivemos o apoio da PM para entrar nos pavilhões, antes da copa, para fazer uma revista, encontramos mais de 600 litros dessa bebida”, conta.

DIREÇÃO NEGA TUDO

Para o diretor do Iapen/AC, Aberson Carvalho, nem tudo que foi relatado condiz com a verdade. “Até o que foi mostrado na reportagem do fantástico no mês passado é mentira”, afirmou.

“O governo tem investido na segurança dos presídios acreanos e estamos contratando mais 100 agentes penitenciários para reforçar os complexos de Sena Madureira, Tarauacá e de Cruzeiro do Sul”, garante.

Agente denuncia dificuldades de atuação em presídios da Capital/Foto: CNJ

Com relação a entrada de drogas, Aberson diz que os investimentos em equipamentos inibiu em 100% a entrada de entorpecentes para dentro dos presídios.

“Compramos um aparelho de Raio-X que detecta qualquer anormalidade que a visita possa estar trazendo. Nada passa sem ser visto e por isso mesmo temos logrado êxito na apreensão de várias pessoas tentando entrar com produtos ilícitos que seriam levado para os presos”, diz.

Sobre a comunicação dos presos, em especial od líderes de facções criminosas com o mundo exterior, Aberson, admitiu que é impossível bloquear esse tipo de informação porque as mensagens são levadas por familiares e as visitas frequentes aos detentos.

“Os nossos bloqueadores de celular funcionam 100% e a comunicação via telefone celular é impossível, mas, nós não podemos impedir que esses presos mandem recados pelos seus parentes ou suas visitas íntimas para o mundo externo. É assim que eles fazem o comando lá de dentro aqui para fora. Infelizmente não podemos proibir as visitas”, lamenta.

Quanto a figura do “faxineiro”, eleito pelos presos para ficar de posse das chaves das celas, Aberson admitiu que essa situação é absolutamente normal.

“Em todos os presídios do país existe essa figura do que eles elegeram como o faxineiro. Essa pessoa é responsável para levar recados para a direção, tipo um preso que está doente ou comunicar alguma solicitação. Não é verdade que essa pessoa fique responsável pelas chaves das celas. Isso não é verdade. Nada do que foi mostrado por exemplo naquela reportagem do Fantástico foi verdade”, disse o diretor do IAPEN.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura encerrou atendimento humanitário no Parque de Exposição às vítimas da enchente

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco concluiu oficialmente o atendimento humanitário no Parque de Exposição, com um custo de aproximadamente R$ 35 milhões, em despesas relacionadas à enchente e assistência aos desabrigados. A medida foi anunciada pelo prefeito, acompanhado de secretários e diretores municipais, durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde dessa terça-feira (26).

Na ocasião, o prefeito prestou contas dos trabalhos realizados nos 11 abrigos mantidos pelo Poder Público Municipal, destacando a construção de 935 boxes para abrigar famílias e 235 para animais domésticos. Ele expressou gratidão aos envolvidos e elogiou a condução das operações.

“Garantimos o recurso necessário para amenizar a situação” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Essa é minha função, minha função não é tirar fotografia dentro da água para dizer que estou ali ajudando na alagação. Ajudar na alagação é botar dinheiro e é isso que, como prefeito, eu procurei fazer, garantir o recurso necessário para amenizar a situação crítica de cada morador”, afirmou o prefeito.

Além do suporte financeiro, o Município disponibilizou o aluguel social para famílias que não puderam retornar para suas residências. As últimas famílias deixaram o parque de exposição no último sábado (23).

Os recursos enviados pelo Governo Federal serão direcionados para a segunda fase da assistência humanitária, coordenada pela Defesa Civil Municipal, que incluirá distribuição de alimentos, kits de higiene e mapeamento de áreas de risco.

Frank: “Estivemos o mais próximo possível das pessoas” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Nós tomamos a decisão de transferir o gabinete do prefeito para dentro do parque, para que pudesse estar mais próximo possível daquelas pessoas que estavam passando por situação de vulnerabilidade”, explicou Frank Lima, chefe de gabinete da prefeitura.

Os esforços foram divididos entre as secretarias, com cada uma delas responsável por uma área específica, desde os primeiros atendimentos da Defesa Civil até os cuidados com os animais pela Secretaria de Saúde.

“A Secretaria de Saúde também atendeu nos abrigos. Nós estávamos todos os dias, visitando, realizando consultas, levando atendimento a todas as pessoas que estavam abrigadas também nas escolas”, destacou Sheila Andrade, secretária municipal de Saúde.

O encerramento das atividades no parque de exposição marca uma etapa importante no apoio às famílias afetadas pela enchente, evidenciando a atuação conjunta e coordenada do poder público em momentos de crise.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre terá equipe no Campeonato Brasileiro Júnior e Elite em Palmas

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Endril Lima é um dos ciclistas acreanos na disputa do Brasileiro

O ciclismo acreano terá uma equipe na disputa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Júnior e Elite, competição programada entre os dias 26 e 30 de junho em Palmas, Tocantins.

Segundo o presidente da Federação Acreana de Ciclismo (FAC), Tuxauá Marques, os atletas foram surpreendidos com a informação no início da noite desta sexta, 28, no Parque do Tucumã.

“Convocamos os atletas para uma reunião surpresa. Eles não sabiam da formação da equipe para o Brasileiro. Sem dúvida essa é mais uma grande notícia para o nosso ciclismo na temporada de 2024”, afirmou Tuxauá Marques.

Provas definidas

Tuxauá Marques confirmou as disputas com provas de Estrada e Circuito.

“Vamos com uma equipe fortíssima para um Brasileiro com os melhores atletas. Temos uma nova geração trabalhando com estrutura e melhores condições de treinamento. A nossa meta é começar a conquistar resultados em nível nacional”, avaliou o presidente.

Equipe acreana

Alannis Victória (Viking)

Letícia Macedo (Casa Araújo)

Marcos Daniel (Viking)

Rian Pereira (Viking)

Danilo Araújo (RBR Racing)

Mauro Henrique (Honda)

Carlos Eduardo (Honda)

Endril Lima (Mega Giro)

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia militar realizou passagem de comando do 5º Batalhão do Acre

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 26 de março, a Gestora de Organismos de Políticas para Mulheres (OPM), Suly Guimarães, marcou presença representando a Prefeita Fernanda Hassem na cerimônia de transição de comando do 5º Batalhão de Polícia Militar. O evento, que teve lugar em Brasiléia, foi prestigiado por diversas autoridades dos âmbitos estadual, municipal e federal.

O destaque da ocasião foi a passagem de comando do Major Wallace para o Capitão Thales Rafael, que assumirá o posto de comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar. Natural de Brasiléia, o Capitão Thales retorna à corporação pela segunda vez e expressou gratidão ao comando da Polícia Militar do Acre por confiar-lhe essa importante missão.

A cerimônia representou não apenas uma mudança de liderança na unidade militar, mas também um momento de reconhecimento e apoio das autoridades presentes às forças de segurança do estado.

Comentários

Continue lendo