Conecte-se conosco

Flash

Reforçando o atendimento de saúde de urgência, governo do Acre realiza entrega de ambulâncias aos municípios

Publicado

em

Qualificando o atendimento de saúde do Acre, o governador Gladson Cameli realizou nesta quinta-feira, 29, a entrega de três ambulâncias de suporte básico. O acréscimo à frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/AC) acontece por meio de doação do Ministério da Saúde e contempla os municípios de Plácido de Castro, Porto Acre e Xapuri.

Reforçando o atendimento de saúde de urgência, governo do Acre realiza a entrega de ambulâncias aos municípios. Foto: José Caminha/Secom

Os veículos fazem parte do programa de investimentos coordenado pelo governo federal, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Como parte do eixo de investimento em saúde, cada veículo contou com o investimento de R$ 289 mil, somando ao todo R$ 867 mil voltados para o atendimento de emergência nos municípios acreanos.

O Novo PAC é um programa de investimentos coordenado pelo governo federal, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais. Todo o esforço conjunto é para acelerar o crescimento econômico e a inclusão social, gerando emprego e renda; e reduzindo desigualdades sociais e regionais.

Governador do Acre, Gladson Cameli, enfatizou a importância da parceria com o governo federal e de oferecer as condições adequadas para os servidores do SAMU. Foto: José Caminha/Secom

O governador do Acre, Gladson Cameli, enfatizou a importância da parceria com o Governo Federal e de oferecer as condições adequadas para os servidores do SAMU, que se dedicam a salvar vidas.

“Precisamos agradecer a parceria com o governo federal e garantir condições adequadas para os servidores do SAMU, esses guerreiros que se dedicam a salvar vidas e proteger a população,” afirmou. “A eficiência pode fazer a diferença em salvar uma vida. Quero parabenizar os guerreiros do SAMU e à equipe do secretário Pedro Pascoal pelo excelente trabalho. Nosso compromisso é continuar valorizando o servidor público e proporcionando condições adequadas para o desempenho de suas funções.”

Titular da Sesacre, Pedro Pascoal, afirma que a doação advém da necessidade de troca de ambulâncias dos municípios beneficiados e aponta que até o final do ano, há a previsão da entrega de mais seis veículos de atendimento. Foto: José Caminha/Secom

O titular da Secretária de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Pedro Pascoal, afirma que a doação advém da necessidade de troca de ambulâncias dos municípios beneficiados e aponta que até o final do ano, há a previsão da entrega de mais seis veículos de atendimento. “Eram ambulâncias que já tinham critérios para serem trocadas e o Ministério da Saúde entendeu a necessidade. Então inicialmente essas três ambulâncias já se encontram no estado até o final do ano, previsão de pelo menos mais seis”, afirmou.

“Paralelo a isso o governador vem investindo nos nossos profissionais da saúde e está entregando fardamentos – que é um equipamento de proteção individual -, para que os nossos profissionais atendam de forma digna e segura os pacientes que necessitam de atendimento na rede de urgência e emergência”, concluiu o secretário.

Entre os diferentes tipos de ambulância, a ambulância de suporte básico (USB) é uma das mais comuns e importantes para o atendimento pré-hospitalar. Foto: José Caminha/Secom

Uma ambulância de suporte básico é constituída por uma equipe mínima de três profissionais: motorista, enfermeiro e médico. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi criado pelo governo federal brasileiro em 2003 como parte do Plano Nacional de Atenção às Urgências. Entre os diferentes tipos de ambulância, a ambulância de suporte básico (USB) é uma das mais comuns e importantes para o atendimento pré-hospitalar.

A ambulância de suporte básico é equipada com materiais e equipamentos que permitem o suporte à vida do paciente durante o transporte, como maca, oxigênio, soro medicinal e desfibrilador. Além disso, a tripulação é composta por um enfermeiro e um motorista socorrista, que estão preparados para prestar os primeiros socorros e estabilizar o paciente até a chegada ao hospital.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Prefeito Jerry Coreia participa de reunião no Tribunal de Contas do Estado do Acre

Publicado

em

O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, participou de uma importante reunião institucional no Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), em Rio Branco. O encontro contou com a presença da presidente da Corte, a conselheira Dulce Mattos, e da conselheira Nalu Gouveia.

Durante a reunião, foram discutidos temas estratégicos para a região do Alto Acre, com destaque para a situação e os encaminhamentos relacionados ao Hospital Regional do Alto Acre, outro ponto central da pauta foi a redefinição dos limites territoriais do Estado, uma demanda histórica que impacta diretamente diversos municípios acreanos e que necessita de amplo debate e encaminhamentos institucionais.

O prefeito Jerry Correia ressaltou a importância de que essa pauta avance de forma integrada, envolvendo o Tribunal de Contas, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o Governo do Estado, as prefeituras e os municípios afetados. Segundo ele, o diálogo entre as instituições é essencial para garantir segurança jurídica, planejamento adequado e melhorias efetivas para a população.

Ao final do encontro, o gestor municipal destacou sua satisfação com a forma como os prefeitos são acolhidos e orientados pelo Tribunal de Contas do Estado. “É muito importante contar com a orientação técnica do TCE-AC. Saímos fortalecidos para tomar decisões responsáveis e alinhadas com a legalidade e o interesse público”, afirmou o prefeito.

A Prefeitura de Assis Brasil reforça seu compromisso com o diálogo institucional e com a busca de soluções que promovam o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida da população.

Comentários

Continue lendo

Flash

Com mais de 880 pedidos de refúgio, vice-governadora Mailza cria câmara técnica para reforçar assistência a imigrantes no estado

Publicado

em

Vice-governadora Mailza Assis destaca que concurso impacta na qualidade do ensino no Acre. Foto: Alexandre Lima

A vice-governadora do Acre e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, por meio da Comissão Intergestores Bipartite do Acre (CIB-AC), aprovou a criação de uma câmara técnica (CT) voltada à análise de custos e à viabilidade de cofinanciamento estadual para o enfrentamento da situação migratória no Acre.

A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 15, prevista na Resolução CIB/AC nº 03, de 12 de dezembro de 2025.

“Com a criação da câmara técnica, o governo, em parceria com os municípios, busca fortalecer a resposta institucional ao fenômeno migratório, assegurando planejamento, sustentabilidade financeira e oferta de serviços socioassistenciais adequados à população em situação de migração e refúgio”, explica.

A iniciativa se dá em um contexto de crescimento de demanda por proteção social a pessoas migrantes e refugiadas no estado. Atualmente, o Acre contabiliza 888 pedidos de refúgio, o que reforça a necessidade de planejamento técnico e financeiro, para garantir atendimento adequado na rede socioassistencial.

De acordo com a resolução, a CT terá como principal atribuição realizar estudos e elaborar documentos que apontem os custos envolvidos e a viabilidade de cofinanciamento estadual das ações voltadas à população migrante. O trabalho deverá subsidiar decisões da gestão estadual e pactuações entre Estado e municípios no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Os critérios, prazos, formas de financiamento e demais definições de repasse serão construídos pela CT e apresentados para análise da gestão da SEASDH. Após essa etapa, as propostas serão submetidas à pactuação na própria CIB/AC.

A resolução se fundamenta em marcos legais e normativos da política de assistência social, como a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), a Norma Operacional Básica do Suas e a legislação estadual que organiza o sistema no Acre, garantindo respaldo jurídico à implantação da nova instância técnica.

De acordo com a chefe do Departamento de Gestão do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas), Regiane Ferreira, a CT vai entrar em contato com os municípios do Acre que fazem fronteira com outros países, para otimizar suporte e apoio.

“Com a criação da câmara técnica, o Estado vai estudar, com os municípios, a viabilidade de reforçar a quantidade de recursos, bem como direcioná-los prioritariamente para esse fim. Atualmente o estado já passa recursos e a ideia é dar um reforço. Os municípios solicitaram para a gente um recurso maior e não havia como avaliarmos quanto se gasta com esse fim. Será feito um estudo de viabilidade, custos e se o Estado vai ter orçamento. Após a câmara se reunir e discutir tudo isso, com a participação de representantes dos municípios, vai-se chegar a um dividendo comum para suporte”, informa Regiane.

The post Com mais de 880 pedidos de refúgio, vice-governadora Mailza cria câmara técnica para reforçar assistência a imigrantes no estado appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Flash

Deputado Tadeu Hassem destaca ações sociais e institucionais na fronteira

Publicado

em

O deputado estadual Tadeu Hassem cumpriu agenda na região de fronteira nesta semana, com participação em ações voltadas à mobilidade urbana, inclusão social e fortalecimento de serviços públicos nos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia.

Em Brasiléia, foram entregues coletes reflexivos para mototaxistas e capacetes para motoboys por meio do projeto Motociclista Consciente, além de habilitações do programa CNH Social, do Governo do Acre. As iniciativas visam garantir mais segurança no trânsito, inclusão social e oportunidades para trabalhadores que dependem da motocicleta como instrumento de trabalho.

Durante a atividade, o parlamentar parabenizou os mototaxistas do município pela organização da categoria, destacando o trabalho do presidente do sindicato, Manoel Antônio, e reconhecendo a atuação dos profissionais que enfrentam diariamente os desafios do trânsito.

Tadeu Hassem também agradeceu ao governador Gladson Cameli pela execução dos programas, ressaltando que as ações fortalecem a cidadania e impactam diretamente a vida de quem mais precisa.

Ainda na fronteira, o deputado esteve em Epitaciolândia, onde participou da inauguração da nova sede da Defensoria Pública do Estado. A unidade representa um avanço significativo no acesso à Justiça para a população local. O parlamentar fez menção especial à defensora pública-geral, Juliana Cordeiro, pelo trabalho desenvolvido à frente da instituição.

Segundo Tadeu Hassem, o mandato segue à disposição da população, apoiando iniciativas que promovem dignidade, fortalecem políticas públicas e contribuem para o desenvolvimento do Acre.

Comentários

Continue lendo