Policiais militares do Batalhão de Fronteiras estão no local para buscar informações detalhadas da chacina. Foram assassinados quatro homens e duas mulheres.
Acre
Rede de Governança Ambiental é estratégica para apoiar municípios na implementação de programa de redução de desmatamento, diz secretária adjunta de Meio Ambiente
A Rede de Governança Ambiental será estratégica no apoio aos municípios para a execução das iniciativas previstas no programa União com os Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais, lançado nesta terça-feira, 9, pelo presidente Lula. A avaliação é da gestora adjunta da Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema), Renata Souza, que participou do lançamento da iniciativa, no Palácio do Planalto, em Brasília.


“Essa rede foi criada pelo governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e reúne secretários de meio ambiente de todos os municípios. Nela, são debatidas preocupações e soluções para problemas enfrentados nessa área”, explicou a secretária adjunta.
“Além disso”, reforçou Renata Souza, “o apoio do governo também estará no nosso plano de reflorestamento, enfim, através das políticas públicas executadas pelo governo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente”.


Ao lançar o programa, o presidente Lula alertou: “Precisamos cuidar da maior reserva florestal do mundo, que está sob os nossos cuidados”, disse ele. A ministra Marina Silva ressaltou que a iniciativa ultrapassa as diferenças políticas e que, acima delas, estão questões como “a preservação das nossas riquezas naturais”.


Municípios acreanos
O programa lançado hoje prevê investimento de R$ 730 milhões para apoiar 70 municípios da Amazônia considerados prioritários. Nessa relação aparecem os municípios acreanos: Tarauacá, Feijó, Manoel Urbano, Sena Madureira e Rio Branco. Para participar, é necessário assinar termo de adesão.
Conforme o governo federal, os recursos são provenientes do Fundo Amazônia, com R$ 600 milhões, e Projeto Floresta +, com 130 milhões. O programa prevê apoio na “prevenção, monitoramento, controle e redução dos desmatamentos e da degradação florestal”.


Entre as ações previstas com este objetivo estão a implementação de ações de regularização ambiental e fundiária e assistência técnica para o fortalecimento das cadeias produtivas. Haverá contrapartida para as prefeituras que aderirem à redução dos desmatamentos.


O lançamento da iniciativa contou com a participação de ministros, além de parlamentares e representantes estaduais e municipais, como o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim
E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows
A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.
Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.
Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.
E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.
A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!
Comentários
Acre
PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho
Comentários
Acre
Amazonas, Acre e Rondônia estão em alerta laranja para chuvas intensas, ventos de 60-100 km/h e risco de alagamento
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com início nesta segunda-feira (03) e finalizando na terça-feira (04) às 10h00. Os riscos são: risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Região Norte
– Rondônia: Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho;
– Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Tefé;
– Acre: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.
Você precisa fazer login para comentar.