Acre
Quatro secretários do governo são desligados de seus cargos para concorrer às eleições
O afastamento de secretários e dirigentes de autarquias é para cumprir o prazo determinado pela Justiça Eleitoral.
Da redação, com Gina Menezes
Para cumprir o prazo de desincompatibilização determinado pela Justiça Eleitoral, alguns secretários e diretores de autarquias do governo do Acre serão desligados de suas funções nesta terça-feira (1°) em um ato que será realizado no gabinete do governador, às 9:30 horas da manhã.
De acordo com a sub-secretária de Comunicação do governo do Acre, Andrea Zíllio, até o momento estão confirmados os nomes de quatro secretários do governo Tião Viana (PT) que se afastarão das suas funções para concorrer a cargos eletivos.
São eles: o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Lourival Marques, o presidente do Instituto Socioeducativo (Ise), Henrique Corinto, o secretário de Educação, Daniel Zen, e o secretário da Fazenda, Mâncio Lima Cordeiro.
O afastamento de secretários e dirigentes de autarquias é para cumprir o prazo determinado pela Justiça Eleitoral para que magistrados, defensores públicos, secretários estaduais, ministros de Estado e militares, em geral, que pretendem concorrer às eleições em outubro deste ano, possam se desligar de seus cargos seis meses antes do pleito, ou seja, até o dia 5 de abril.
Esse mesmo prazo é válido para membros do Tribunal de Contas da União, dos Estados e do Distrito Federal, de empresas públicas (presidente, diretor, superintendente, dirigente) e entidades mantidas pelo poder público (dirigente, administrador, representante), além de dirigentes de fundações públicas, em geral.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.


Você precisa fazer login para comentar.