fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Qualidade do ar no Acre começa a baixar com início da estiagem; setembro deve ser pior mês

Em Rio Branco, a concentração de material particulado chegou, no dia 19 de maio, a máxima concentração de material particulado de 36,47 µg/m³. Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que a quantidade de material particulado por metro cúbico aceitável é de 25 microgramas.

Publicado

em

Com início do período seco, qualidade do ar começa a aumentar nível de poluição no AC — Foto: Sérgio Vale/Arquivo pessoal

Por Alcinete Gadelha

Com a transição do período de chuvas para o início da época mais seca no Acre uma antiga e permanente questão começa a preocupar os estudiosos: as temidas queimadas e, consequentemente, a poluição do ar que fica ainda mais grave em período de pandemia.

Rio Branco já apresenta um nível de poluição maior do que o estipulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como normal.

Dados do relatório da sala de situação de monitoramento hidrometeorológico do Acre, divulgados nessa quinta-feira (20), mostram que na capital acreana a concentração de material particulado chegou, no dia 19 de maio, a máxima concentração de 36,47 µg/m³.

A OMS prevê que a quantidade de material particulado por metro cúbico aceitável é de 25 microgramas. Acima disso, a qualidade é ruim para a saúde humana. Porém, o professor e pesquisador da Ufac, Alejandro Fonseca, diz que o ar ainda está dentro dos padrões, mas a situação deve piorar ainda na primeira quinzena de junho.

As leituras são feitas por equipamentos de monitoramento da qualidade do ar instalados na Universidade Federal do Acre (Ufac) e na sede do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC), no Centro de Rio Branco.

“Os valores ainda estão baixos, não está muito poluído, mas a tendência é que aumente à medida que passe a primeira quinzena de junho. É uma questão sazonal, todo ano acontece e, em setembro, a gente vai ter uma alta concentração de poluentes, praticamente em todo estado do Acre”, prevê.

Quando aumentam os níveis de poluentes do ar, o efeito negativo atinge principalmente pessoas com problemas respiratórios e crianças que começam a sentir muito mais o peso dessa qualidade do ar, a garganta seca, ardedura nos olhos por conta dessa concentração de poluentes.

Fonseca afirma que não é normal esse aumento dos poluentes, não deveria existir, mas todo ano acontece no período seco, devido às queimadas tanto urbanas, como as da zona rural.

“Não é normal, não deveríamos ter isso aqui. Nessa região ainda está respirável, não é um problema para a saúde ainda. Mudou o tempo e não estamos mais com chuvas e já estamos no período de transição para a seca, há dias que chove, outros não, e as pessoas aproveitam para queimar, o que se observa uma diferença entre os outros meses”, afirma.

Ainda conforme o relatório, entre o início de janeiro e 19 de maio, no Acre, foram registrados 28 focos de queimadas. A maior incidência estão nas cidades de Cruzeiro do Sul e Feijó, no interior do estado, com cinco focos em cada uma. Rio Branco aparece com dois.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Bruno e Adrian estreiam na 1ª etapa do Circuito Banco do Brasil Sub-19

Publicado

em

Foto FEAV: Dupla acreana chega bem preparada na competição

Bruno/Adrian estreia nesta segunda, 29, na 1ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia Sub-19, em Brasília, no Distrito Federal. O primeiro compromisso dos acreanos será contra a dupla mineira Moisés/Arthur.

Fase de preparação

Após o título na etapa do Circuito Acreano, Bruno e Adrian intensificaram os treinamentos e chegam em Brasília bem confiantes para tentar realizar uma boa campanha.

Eliminadas no qualifying

A dupla acreana Sara/Nicole foi eliminada no Qualifying ao perder para dupla da Paraíba Maria Isabel/Micka, por 2 sets a 0, com parciais de 21×17 e 21×6.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá fecha contratações e espera por Cabeludo e Marquinhos

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Ewerthon deixa o Humaitá para atuar no Audax

A diretoria do Humaitá fechou as primeiras contratações para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. O zagueiro Dudu, ex-Náuas, e o lateral Jeferson, ex-São Francisco, serão integrados ao elenco do Tourão.

“Vamos reforçar o elenco para a disputa do Brasileiro. Essas são as primeiras contratações visando o primeiro jogo no torneio”, afirmou o técnico Kinho Brito.

Cabeludo e Marquinhos

Kinho Brito confirmou o interesse nas contratações do volante Cabeludo e do atacante Marquinhos, campeões do Estadual pelo Independência.

“Temos uma negociação aberta com os dois atletas. Eles têm contrato com o Independência até o dia 5 e por isso estamos negociando por intermédio do técnico Eric Rodrigues”, explicou o treinador.

Não ficam 

O goleiro Marcelo, o zagueiro Jomar, os laterais Vitinho e Vinícius, o volante Magé, o meia Ewerthon e os atacantes Felipe Augusto, Fabinho e Magno El Lobo não ficam no Brasileiro.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Atlético e Calafate avançam para semifinal do Estadual nas penalidades

Publicado

em

Foto PHD: Partidas bem disputadas marcaram os primeiros duelos das quartas

Duas partidas bem disputadas marcaram nesse sábado, 27, no ginásio Álvaro Dantas, a abertura da fase de quartas de final do Campeonato Estadual de Feminino de Futsal.

Atlético e Juventus empataram por 2 a 2 no tempo normal e nas penalidades, o Atlético avançou ao vencer por 6 a 5.

“Tivemos muitos desfalques e isso dificultou muito para a nossa equipe. Conseguimos o objetivo e agora é começar a pensar na semifinal”, disse a goleira Brenda, do Atlético.

No outro jogo da programação, Calafate e Veneza empataram por 2 a 2 e nos pênaltis, o Calafate ganhou por 3 a 2.

Outros duelos

Os outros duelos da fase de quartas do Estadual serão disputados na terça, 30, a partir das 18h45, no Álvaro Dantas.

Assermurb e Real Sociedade abrem a rodada e no segundo confronto o Villa joga contra o Villa City.

Semifinais no dia 7

Marcelo Fontenele, um dos coordenadores do Estadual, confirmou para o próximo dia 7, no Álvaro Dantas, as semifinais do Estadual.

“Temos uma projeção de realizar as semifinais no dia 7 e a final no dia 14”, declarou Marcelo Fontenele.

Comentários

Continue lendo