Acre
Qualidade de banda larga é discutida em audiência pública na capital
Consumidores que se sentem prejudicados devem procurar a Anatel.
Banda larga fixa e móvel, e reclamações foram pautas discutidas.
G1/Acre
O Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) foi debatido nesta quinta-feira (14) no plenário da Assembléia Legislativa do Acre (Aleac), com a presença da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, representantes da Anatel, e de empresas de telefonia fixa que assinaram termos de compromisso com o Ministério das Comunicações. A quantidade de acessos de banda larga, fixa e móvel, o preço do serviço e as reclamações quanto a qualidade e velocidade das conexões no Brasil pautaram a audiência pública.
“De um modo geral, as reclamações quanto a qualidade são muitas”, afirmou o relator do PNBL no Senado, Aníbal Diniz. “Nós temos o maior interesse de coletar o máximo possível manifestações, porque nós entendemos que é um direito fundamental ter acesso à internet de boa qualidade e queremos saber o que impede a população do Brasil de ter acesso a esse serviço”, completa.
Ele ressalta ainda dados da Anatel e dos Procons dos estados, que mostram as empresas de telefonia fixa e celular entre as campeãs de reclamações dos consumidores, ao lado das prestadoras de serviços de TV a cabo e de internet. Entre os usuários de telecomunicações, os clientes de empresas de internet são os mais insatisfeitos.
Segundo Celso Ribas, gerente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Acre, caso o cidadão não se sinta atendido em qualquer um dos itens do regulamento geral de direitos do consumidor dos serviços de telecomunicações, deve procurar a Anatel através do telefone 1331 ou na própria página da Anatel.
“Nós temos um link para que as reclamações sejam feitas. O consumidor deve primeiro reclamar com a operadora o problema que ele está encontrando. Não teve solucionado, procure a Anatel com o protocolo de reclamação. Também temos, em cada capital do estado, uma sede, um escritório para que seja feito um atendimento pessoal”, afirma.
De acordo com dados do Ministério das Comunicações, a banda larga popular é ofertada pelas concessionárias que firmaram um acordo com o governo federal, em 2011, em 4,5 mil municípios. A meta é que todos os municípios possam contar com Internet em alta velocidade até dezembro deste ano. No Acre, 14 municípios são contemplados com o PNBL.
Apesar das inúmeras reclamações relacionadas a qualidade do serviço de banda larga no Acre, para Ribas, se for comparado com as áreas mais isoladas do resto do Brasil, o estado é privilegiado. “Nós temos concessionárias que têm fibra ótica passando por Rio Branco e chega até Cruzeiro do Sul, Assis Brasil. Então nós temos melhorado. É lógico que não temos conseguido estar num status de total satisfação com o serviço, mas melhoramos continuamente com as ações que a Anatel tem adotado”, garante.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.




Você precisa fazer login para comentar.