Conecte-se conosco

Extra

Quaest: desaprovação a Lula ultrapassa 60% em SP, RJ e MG; aprovação cai mais de 15 pontos na BA e em PE

Publicado

em

Presidente Lula — Foto: EVARISTO SA / AFP

Pela 1ª vez, desaprovação supera aprovação mesmo onde o presidente venceu as eleições em 2022, como Bahia e Pernambuco. Pesquisa foi feita em 8 estados que representam 62% do eleitorado brasileiro.

Levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira (26) aponta que o 3º governo do presidente Lula (PT) é reprovado por 50% ou mais dos eleitores em 8 estados pesquisados. De acordo com a pesquisa, a desaprovação supera os 60% em SP, RJ e MG e a aprovação cai mais de 15 pontos na BA e em PE, estados onde Lula venceu as eleições em 2022. Pela 1ª vez, a desaprovação do presidente numericamente superou a aprovação nesses dois estados.

A pesquisa Genial/Quaest, contratada pela Genial Investimentos, foi feita entre os dias 19 e 23 de fevereiro com 6.630 brasileiros de 16 anos ou mais nos seguintes estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos em 7 estados, com a exceção de SP, em que é de 2 pontos para mais ou menos.

É a primeira vez que a Genial/Quaest inclui RJ e RS em suas pesquisas sobre a avaliação ao governo Lula. Os demais 6 estados possuem levantamentos anteriores (veja o histórico abaixo).

Veja os números de cada estado:

A desaprovação de Lula subiu 14 pontos em SP, de 55% em dezembro de 2024, para 69% no levantamento divulgado nesta quarta-feira. Aprovação caiu de 43% para 29%. Foram ouvidas 1.644 pessoas e margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos. Veja:

A Genial/Quaest realizou pela primeira vez pesquisa com eleitores do estado: 64% desaprovam a gestão de Lula, enquanto 35% aprovam. Foram ouvidas 1.400 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:

Os eleitores mineiros indicam desaprovação de 63% ao governo Lula, crescimento de 16 pontos em relação aos 47% registrados em dezembro de 2024. A aprovação caiu 17 pontos: de 52% para 35%. Foram ouvidas 1.482 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:

A desaprovação a Lula superou numericamente a aprovação pela primeira vez no estado: 51% desaprovam, enquanto 47% aprovam o governo federal. Houve crescimento de 18 pontos entre os que avaliam negativamente o petista e queda de 19 pontos entre aqueles que aprovam. Foram ouvidas 1.200 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:

Assim como na Bahia, Pernambuco é outro estado em que a desaprovação supera a aprovação pela 1ª vez: 50% contra 49%, dentro da margem de erro, que é de 3 pontos para mais ou menos.

Em dezembro de 2024, a desaprovação era de 33%, aumento de 17 pontos para a pesquisa desta quarta, enquanto a aprovação era de 66% e sofreu queda para 49%, recuo de 16 pontos. Foram ouvidas 1.104 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:

A desaprovação ao presidente subiu 15 pontos no Paraná: está em 68%, contra 53% no levantamento feito em dezembro do ano passado. A aprovação caiu 14 pontos: é de 30%, enquanto registrava 44% na última pesquisa. Foram ouvidas 1.104 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:

A primeira pesquisa da Quaest sobre o tema com eleitores do RS indica desaprovação de 66% dos entrevistados com o trabalho de Lula, já 33% aprovam o seu terceiro mandato. Foram ouvidas 1.404 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:

A desaprovação ao governo Lula subiu 14 pontos entre os entrevistados em GO: de 56% em dezembro de 2024 para 70%. Enquanto a aprovação caiu 13 pontos: de 41% para 28%. Foram ouvidas 1.104 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:

Popularidade em queda

Pesquisa Quaest indicou queda de popularidade de Lula em janeiro, quando o índice de desaprovação superou pela primeira vez, numericamente, a aprovação ao presidente em pesquisa nacional. Foram entrevistados 4,5 mil eleitores em todo o Brasil, na época.

Veja os números:

  • Aprova: 47% (eram 52% em dezembro);
  • Desaprova: 49% (eram 47%);
  • Não sabe/não respondeu: 4% (eram 2%).

Para Felipe Nunes, diretor da Quaest, o que explica a reprovação histórica é a percepção dos eleitores sobre a condução da economia no país e as promessas de campanha do presidente.

“Primeiro, Lula não consegue cumprir suas promessas. Esse percentual sempre foi alto, mas chegou ao seu maior patamar em jan/25: 65%. Ou seja, mais do que gerar esperança, o atual governo produz frustração na população”, afirma Nunes.

Quaest: Desaprovação de Lula supera aprovação em 8 estados

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Brasiléia pode enfrentar risco de invasões em propriedades rurais pelo MST?

Publicado

em

Acampamento cresce às margens da BR-317, levanta suspeitas de ocupações e preocupa produtores da região do Alto Acre

Vídeos que circularam intensamente nas redes sociais ao longo da última semana acenderam um alerta em Brasiléia e municípios da regional do Alto Acre sobre a possibilidade de invasões em propriedades rurais. As imagens mostram um acampamento que cresce dia após dia, reunindo centenas de pessoas e levantando suspeitas de uma possível ocupação de terras.

Nos registros divulgados, aparece o ex-vereador do Partido dos Trabalhadores (PT), Rosildo Rodrigues, discursando para o grupo sobre temas ligados à reforma agrária, citando o cenário político dos últimos dez anos e mencionando, inclusive, o ex-presidente Jair Bolsonaro. O conteúdo dos vídeos sugere que o movimento estaria em fase de articulação.

Imagem mostra Rosildo em sua casa falando sobre assentamento em uma das reuniões.

O acampamento estaria instalado em uma área localizada no km 29 da BR-317, a Estrada do Pacífico, em terras que pertencem ao próprio ex-parlamentar. Informações ainda não confirmadas indicam que Rosildo estaria à frente do cadastramento das famílias envolvidas, que podem ter ligação com o Movimento dos Sem Terra (MST), com possível apoio vindo de outro estado da região Nordeste.

Neste domingo, dia 18, Rosildo publicou um vídeo dizendo que estaria apoiando as pessoas que estão em suas terras, sendo preparadas para buscar uma alternativa de assentamento junto ao INCRA e pressionar o Governo Federal.

Rosildo confirma em vídeo que o acampamento está em suas terras e que as pessoas estão sendo preparadas para serem assentadas com o apoio do MST.

Atualmente, cerca de 250 famílias já estariam no acampamento sendo preparadas, passando por uma capacitação para entrar em um Edital onde poderão ter a tão sonhada terra. Destaca ainda que “em nenhum momento nenhuma família chegou aqui para invadir terras, elas foram convidadas. Aqui não tem partido político A, B ou C, elas estão aqui para serem capacitadas e serem assentadas futuramente pelo INCRA no projeto nesse ano se Deus quiser…”

O ex-parlamentar deixa claro que quem está coordenando o movimento é o MST e que teria liberado duas hectares para que as famílias recebessem capacitação e que não irão invadir área de ninguém, destacando que existe lei que impede e a área que será ocupada, vai ser comprada pelo Governo Federal e depois lotear e dar as pessoas que precisam produzir. De acordo com relato do próprio, cerca de 500 famílias estariam sendo cadastradas.

Atualmente cerca de 250 das 500 famílias estão acampadas no km 29 da BR 317 (Estrada do Pacífico).

Relatos preliminares contam que pelo menos duas propriedades rurais seriam apontadas como possíveis alvos de ocupação. Uma delas pertenceria a um pecuarista tradicional da região, com acesso pelo Ramal do Esperança, no km 5, e a outra estaria situada nas proximidades do km 80 da BR-317.

A movimentação tem causado apreensão entre proprietários rurais do Alto Acre, que relatam preocupação com uma possível invasão e afirmam estar se organizando para proteger suas áreas.

O caso segue sendo acompanhado e novas informações devem surgir nos próximos dias.

Veja vídeo:

Comentários

Continue lendo

Extra

Veja; BR-317 volta a apresentar risco de rompimento após cinco anos próximo a Epitaciolândia

Publicado

em

Buraco surge no mesmo trecho que cedeu em 2021, tráfego é reduzido e DNIT inicia vistoria emergencial

Cinco anos após o rompimento que isolou municípios da fronteira do Acre, a BR-317 voltou a preocupar motoristas e autoridades no km 28 próximo a cidade de Epitaciolândia. Um buraco surgiu no mesmo trecho onde, em 21 de março de 2021, a rodovia cedeu devido ao grande volume de chuvas e à incapacidade das bueiras de suportarem a força da água.

Na época, o rompimento causou sérios transtornos e interrompeu o tráfego entre as cidades da região de fronteira e a capital. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foi acionado no dia seguinte, 22 de março, e realizou intervenções emergenciais para restabelecer a trafegabilidade.

Agora, passados cinco anos, o reaparecimento do problema acende novamente o alerta. Placas de sinalização foram instaladas no local para advertir os condutores que seguem em direção à fronteira ou a Rio Branco. O tráfego foi reduzido para meia pista como medida preventiva.

Segundo informações preliminares, equipes de vistoria do DNIT já estão se mobilizando para avaliar as causas do novo dano estrutural e definir as providências necessárias para a recuperação do trecho, com o objetivo de evitar um novo colapso da rodovia.

Até o momento, o DNIT não divulgou nota oficial sobre o caso.

Comentários

Continue lendo

Extra

Assis Brasil se prepara para celebrar 50 anos de emancipação política com grande programação cultural

Publicado

em

Carnavassis, festival de praia e Expo Fronteira marcam calendário festivo e prometem aquecer a economia da tríplice fronteira

O município de Assis Brasil já iniciou os preparativos para a comemoração dos 50 anos de emancipação política, que será celebrada nos dias 14, 15 e 16 de maio. O calendário oficial dos eventos culturais foi instituído por decreto pelo prefeito Jerry Correia, que antecipou o lançamento com o objetivo de fortalecer parcerias e impulsionar a economia local e regional.

Entre os destaques da programação está o Carnavassis, carnaval fora de época que tradicionalmente reúne centenas de foliões no centro da cidade da Tríplice Fronteira. O evento atrai visitantes do Alto Acre e também de países vizinhos, como Peru e Bolívia, movimentando o comércio, o setor de serviços e gerando emprego e renda para a população.

Além das festividades de maio, o calendário inclui o Festival de Praia, previsto para o mês de julho, e a 2ª edição da Expo Fronteira, programada para setembro, consolidando Assis Brasil como polo de eventos culturais e econômicos da região.

Segundo o prefeito Jerry Correia, a comemoração dos 50 anos representa um momento histórico para o município. “Nossa cidade completa meio século de emancipação política, e temos que nos orgulhar da nossa luta, da nossa história e das conquistas alcançadas. Lançamos o calendário com antecedência para garantir boas parcerias com o Governo do Acre, Sebrae e outros importantes apoiadores”, destacou.

O gestor afirmou ainda que a programação detalhada do mês de maio, incluindo as atrações musicais do Carnavassis, será divulgada em breve. “Serão três noites de festa. Nossa população, os turistas e os comerciantes podem se preparar para um grande evento, seguido pelo festival de praia, a segunda Expo Fronteira e outras ações importantes para a economia do município”, concluiu.

Comentários

Continue lendo