Acre
Publicado edital da ECOPS que abre seletivo em Cruzeiro do Sul

A Empresa Cruzeirense de Obras Públicas, Serviços e Urbanização (ECOPS), vinculada à Prefeitura de Cruzeiro do Sul, publicou nesta sexta-feira, 16, o Edital nº 001/2025, que rege o novo processo seletivo simplificado para contratação temporária de servidores. A seleção será feita por meio de análise de títulos e experiência profissional, conforme estabelecido no edital e seus anexos.
As inscrições estão abertas entre os dias 16 e 20 de maio, exclusivamente de forma online, pelo site oficial: www.cruzeirodosul.ac.gov.br/ecops. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 e deve ser paga até o dia 21 de maio, por boleto ou PIX, gerados na própria plataforma de inscrição. Não haverá reembolso, exceto em caso de cancelamento do certame. As remunerações variam de um salário mínimo até R$ 1.648.
O edital prevê reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência e estabelece a contratação sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os cargos, salários e atribuições constam nos anexos do edital, e os contratos poderão ter duração de até 12 meses, renováveis por igual período, com validade total de até 2 anos.
Para participar, o candidato deve preencher corretamente o formulário de inscrição, anexar documentos obrigatórios como RG, CPF, comprovante de escolaridade e experiência profissional. Também será necessário declarar boa conduta, inexistência de impedimentos legais e aptidão física e mental para o exercício do cargo, incluindo capacidade para esforço físico, quando for o caso.
Segundo o edital, todos os atos do processo seletivo, incluindo lista de inscritos, resultados e eventuais retificações, serão publicados no portal da ECOPS e no Diário Oficial do Estado do Acre (DOEAC), sendo de responsabilidade exclusiva do candidato o acompanhamento das atualizações. Ao total, são 72 vagas entre servente de limpeza, roçador e rastelador.
A ECOPS alerta que não enviará boletos por e-mail e que qualquer tentativa de inscrição por outros meios, como correios, telefone ou e-mail, será desconsiderada. Os interessados devem estar atentos às datas do cronograma oficial e à correta escolha do cargo e da região de atuação.
Mais informações, incluindo o edital completo e o cronograma atualizado, estão disponíveis no site www.cruzeirodosul.ac.gov.br/ecops.
Comentários
Acre
Véspera de Natal no Acre será marcada por tempo instável e chuvas intensas
Previsão indica céu encoberto, pancadas fortes e temperaturas mais amenas em várias regiões

Foto: Sérgio Vale
A véspera de Natal no Acre, nesta quarta-feira (24), será de tempo instável, com muitas nuvens e chuvas a qualquer hora do dia, que podem ser intensas em diversas regiões do estado. A previsão é do portal O Tempo Aqui, que alerta para atenção redobrada de quem pretende se deslocar ou realizar confraternizações ao ar livre.
Segundo o levantamento meteorológico, o cenário de instabilidade atmosférica também atinge áreas do sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de regiões da Bolívia e do Peru, com possibilidade de volumes elevados de chuva ao longo do dia.
Nas microrregiões do leste e sul do Acre, que incluem Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo permanece fechado, com chuvas frequentes e chance de precipitações fortes. As temperaturas ficam mais amenas e a umidade relativa do ar varia entre 65% e 75% à tarde, podendo chegar a 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram fracos, predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste.
No centro e oeste do estado, abrangendo Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o clima será quente e abafado, com sol entre nuvens e pancadas de chuva isoladas, que também podem ser intensas em alguns pontos. A probabilidade de chuvas fortes é considerada média. A umidade do ar oscila entre 55% e 65% no período da tarde, alcançando até 95% ao amanhecer.
As temperaturas mínimas em todo o Acre devem variar entre 20°C e 23°C, enquanto as máximas ficam entre 25°C e 32°C, dependendo da região. Em Rio Branco e municípios vizinhos, os termômetros não devem ultrapassar os 27°C. Já no Vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as máximas podem chegar a 32°C.
Comentários
Acre
Rio Acre recua mais de um metro em 24 horas, apesar do aumento das chuvas em Rio Branco
Nível do manancial caiu 1,34 metro entre terça e quarta-feira, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
O nível do Rio Acre, em Rio Branco, apresentou nova redução entre a terça-feira (23) e a quarta-feira (24) de dezembro, conforme boletins divulgados pela Defesa Civil Municipal. Em apenas 24 horas, o manancial recuou 1,34 metro, mesmo com o aumento do volume de chuvas registrado na capital acreana.
Na manhã da terça-feira (23), às 5h12, o rio foi medido em 9,01 metros, com registro de 8,60 milímetros de chuva nas 24 horas anteriores. Já na quarta-feira (24), às 5h16, o nível caiu para 7,67 metros, apesar de uma precipitação maior, que totalizou 14,80 milímetros no mesmo período.
Em ambos os dias, o Rio Acre permaneceu bem abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, que é de 14 metros, afastando, por ora, o risco de alagamentos na capital.
Comentários
Acre
Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro
Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.
Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.


Você precisa fazer login para comentar.