Flash
Proposta de audiência pública de Vanda Milani é aceita em reunião de bancada com ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente
Integrantes da bancada federal acreana se reuniram esta quarta-feira, 6, em Brasília, com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Em pauta a denuncia de abusos de servidores do ICMBio contra moradores da Reserva Chico Mendes. Participaram ainda da audiência o presidente do ICMBio, cel. Homero Cerqueira, moradores da reserva, lideranças locais, vereador Gessi Nascimento, prefeito Ilderlei Cordeiro e produtores rurais da região de reserva. Na ocasião , a deputada Vanda Milani(Solidariedade) sugeriu a realização de audiência pública incluindo Ministério Público Federal(MPF),Ministério Público Estadual(MPE/AC),entidades civis e todos os interessados para juntos apurarmos e buscarmos uma possível solução, incluindo a possibilidade de verificação dos limites ocupados e titulados ainda antes da demarcação . A proposta foi acatada por todos os presentes.
O presidente do ICMBio disse ainda que a denúncia de abusos é passível de sindicância para a devida apuração e posterior instauração de processo administrativo disciplinar, com possibilidade de aplicação de pena com base no Estatuto do Servidor. As multas porventura aplicadas poderão ser alvo de recursos. A orientação é que se tem que entrar com a devida ação requerendo o cancelamento das ações. Ficou garantido que as ações que estavam sendo feitas pelo ICMBio serão suspensas.
Formalização
O ministro Ricardo Salles insistiu na necessidade de formalizar as denúncias em relatório a ser entregue ao presidente do ICMBio para a instauração dos procedimentos cabíveis. “É preciso que os interessados no fim dos abusos cometidos atuem num esforço conjunto para alinhar devidamente o interesse comum”, disse. Será feito um relatório conjunto, incluindo senadores, deputados e moradores locais relatando os fatos e pedindo providências sobre os abusos praticados contra os moradores.
Ao final do documento, será requerida a realização de uma audiência pública na Reserva Chico Mendes(conforme sugerida pela deputada Vanda Milani e aceita por todos) com a presença de toda a classe política, moradores locais e com o chamamento de todas as autoridades constituídas para unidos buscar uma solução, incluindo a possibilidade de verificação dos limites ocupados e titulados ainda antes da demarcação da reserva para proposta de lei de novos limites para a reserva, inclusive sendo compensada por áreas devolutas ou do Estado para recompor a totalidade da área da mesma.
Comentários
Flash
Homem é esfaqueado por desconhecido durante bebedeira em Senador Guiomard
Vítima já havia sido baleada em 2022 no mesmo bairro; suspeito do ataque fugiu e ainda não foi localizado
Arivaldo Lourenço Gomes, de 29 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite da última quarta-feira (8), no bairro Democracia — conhecido como Mutirão — no município de Senador Guiomard, distante cerca de 27 quilômetros da capital Rio Branco. Segundo informações da Polícia Militar, Arivaldo estava consumindo bebida alcoólica na companhia de um homem ainda não identificado, quando foi surpreendido com uma facada no peito, desferida pelo próprio companheiro de bebida.
Após o ataque, o agressor fugiu do local e não foi mais visto. Populares encontraram Arivaldo caído em via pública e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que realizou os primeiros socorros e o encaminhou ao Hospital Ary Rodrigues. Dada a gravidade do ferimento, ele foi transferido ao Pronto Socorro de Rio Branco, onde foi avaliado pela equipe de Traumatologia. A vítima apresentava uma perfuração no lado direito do tórax, mas seu estado de saúde foi considerado estável.
Equipes da Polícia Militar realizaram buscas na região, mas até o momento o suspeito não foi localizado.
Esta é a segunda vez que Arivaldo sofre uma tentativa de homicídio. Em 2022, ele foi baleado por criminosos enquanto tomava tereré com amigos, também no bairro Democracia. Na ocasião, um veículo preto se aproximou e ocupantes abriram fogo. Arivaldo foi atingido nas costas e na perna, mas sobreviveu. Os autores daquele crime também não foram identificados.
A Delegacia de Polícia Civil de Senador Guiomard investiga o caso.
Comentários
Flash
No Acre, projeto capacitará mais de 15 mil alunos e 600 professores no combate ao Aedes aegypti
Transformar mais de 15 mil alunos e 600 professores da Rede Pública de Ensino em agentes efetivos no combate ao Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – em 10 municípios do Acre. Este será o impacto das ações de educação e saúde do projeto “Todos contra o Aedes aegypti”, lançado na próxima segunda-feira, 12, no Afa Jardim, em Rio Branco, a partir das 9h. A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto Sapien em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e apoio do Governo do Estado.
A ideia é capacitar estudantes e educadores, por meio de conscientização e engajamento, para desenvolverem medidas preventivas como a eliminação de criadouros, a disseminação de informações entre as famílias e vizinhanças, além de outras. Nesse cenário, o projeto unirá educação e saúde pública como estratégia de enfrentamento nas escolas do Ensino Fundamental em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Capixaba, Feijó, Mâncio Lima, Senador Guiomard, Sena Madureira, Rodrigues Alves, Tarauacá e Xapuri.
Livros com jogos virtuais, vídeos educativos, cartelas de adesivos, carteirinhas de combatente e um guia de ação semanal estão entre os materiais destinados aos alunos. Eles terão uma cartilha com cronograma de conteúdo, questionários dos assuntos abordados nas capacitações e outros. Já os professores receberão uma formação técnica e pedagógica, com acesso a uma plataforma online de apoio. A partir do trabalho educacional focado na saúde pública, as escolas serão um centro de mobilização social com as iniciativas, que terão visitas domiciliares nas comunidades e ações com os agentes de saúde.
Presidente do Instituto Sapien, Lucas Varela destaca que a educação é a forma mais eficiente para combater vetores de epidemias como a de dengue envolvendo a população. “Através do incentivo à participação social de jovens, famílias e comunidades escolares, poderemos prevenir as doenças provocadas pelo Aedes aegypti e transformar a realidade do Acre. A população precisa ter consciência da importância do seu papel no combate ao mosquito. Para isso, pretendemos formar uma geração de alunos e professores com o compromisso de fortalecer a saúde pública e proteger vidas”, diz ele.
O projeto também prevê a realização de atividades lúdicas e dinâmicas nas escolas como gincanas, concursos culturais com premiação em dinheiro, apresentações teatrais e tecnologia de realidade aumentada. Com isso, pretende-se gerar engajamento real com o tema, tornando cada estudante um multiplicador. A expectativa é que, ao final do projeto, as cidades envolvidas tenham mais consciência sobre os riscos do mosquito e que o conhecimento adquirido ultrapasse os muros escolares.
Os interessados podem obter mais informações sobre a iniciativa do Instituto Sapien e do Ministério da Saúde por meio do endereço eletrônico www.todoscontraoaedesaegypti.com.br ou no Instagram pelo perfil @todoscontraoaedesaegypti. Nestas duas plataformas, as pessoas conhecerão com mais detalhes o desenvolvimento do projeto, ver os resultados positivos que ele ajudou a alcançar em outras cidades de diferentes regiões do Brasil, como quedas de índices de infestação, e acompanhar as atualizações.
Comentários
Flash
PRF encontra 5 kg de maconha escondidos dentro de máquina de lavar em ônibus interestadual
Droga saiu de Rio Branco com destino a Goiânia e foi interceptada em Ji-Paraná (RO); entorpecente foi encaminhado à Polícia Civil
Durante uma operação de fiscalização de combate ao crime, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia apreendeu, na última quarta-feira (7), cerca de 5 kg de maconha escondidos no interior de uma máquina de lavar roupas. A ação ocorreu no município de Ji-Paraná, nas proximidades do km 352 da BR-364.
O entorpecente foi descoberto após os agentes realizarem a verificação dos passageiros de um ônibus de viagem intermunicipal. Como parte do protocolo, a PRF também inspecionou os volumes despachados no bagageiro do veículo, momento em que a droga foi encontrada acondicionada dentro do eletrodoméstico.
A máquina de lavar havia sido embarcada em Rio Branco (AC) com destino final em Goiânia (GO). No entanto, os dados da documentação fiscal não correspondiam a nenhum dos passageiros nem ao motorista, o que impossibilitou a identificação do proprietário do item.
Diante da irregularidade, a máquina contendo os entorpecentes foi apreendida e encaminhada à Delegacia da Polícia Civil de Ji-Paraná para investigação. O ônibus foi liberado para seguir viagem após os procedimentos de praxe.
A PRF não divulgou informações sobre possíveis suspeitos, e o caso segue sob apuração das autoridades locais.
Você precisa fazer login para comentar.