Extra
Promotor arrecada livros e inaugura biblioteca em Centro Socioeducativo do Alto Acre
Tudo começou no mês de abril, quando o promotor Thalles Ferreira coordenou uma campanha de arrecadação de livros com a comunidade brasileense, que deu origem à Sala de Leitura
![](https://oaltoacre.com/wp-content/uploads/2018/05/IMG_20180425_102658-660x397.jpg)
Promotor Thales coordenou uma campanha de arrecadação de livros com a comunidade brasileense – foto: Alexandre Lima
Tornar o hábito de ler uma atividade obrigatória, porém prazerosa, dentro do Centro Socioeducativo (CS) do Alto Acre. Essa foi a intenção do promotor de Justiça Substituto Thalles Ferreira Costa ao implementar o projeto ‘Literatura Liberta’ no âmbito da unidade. Nesta quarta-feira (30), o promotor deu continuidade às atividades do projeto com uma importante etapa, que consistiu na inauguração da Sala de Leitura Doutor José Potyguara, dentro do centro de internação.
Na ocasião, o promotor de Justiça, juntamente com a equipe de servidores do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) em Brasiléia, promoveu uma série de orientações e capacitações aos adolescentes, bem como, à equipe psicossocial, para orientá-los acerca do processo de construção do Plano Individual de Atendimento e dos Relatórios de Acompanhamento.
É que, a partir de agora, a equipe psicossocial do centro deve proceder à indicação de bibliografia no momento de elaboração do Plano Individual de Atendimento dos adolescentes. Desse modo, a progressão da medida, ou até mesmo sua extinção, deve estar condicionada a parâmetros de razoabilidade e ao cumprimento da atividade proposta, ou seja, a leitura sugerida.
Instrumentos transformadores
Embora a referida noção de socioeducação do projeto tenha surgido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), quando da implementação das medidas socioeducativas, considera-se que pouco foi esclarecido sobre a concepção de socioeducação, como explica Thalles Ferreira.
“Foi uma importante conquista na atenção e intervenção com adolescentes autores de atos infracionais, porém não havia nada no estatuto que pudesse subsidiar intervenções efetivamente promotoras do desenvolvimento dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas”, pondera.
Com essa percepção, o promotor buscou, dentro dos objetivos estratégicos do MPAC, superar as fragilidades e imprecisões do que se entende por socioeducação. “Munimos toda a equipe e os agentes com instrumentos transformadores: os livros”, destaca.
Exercício da cidadania
Durante o evento, o diretor do Centro Socioeducativo, Jonas Vieira, agradeceu a iniciativa e relatou a importância desse tipo de projeto, que privilegia a socioeducação na sua essência.
“É preciso implementar um proposta pedagógica capaz de constituir-se em ação formadora dos adolescentes que se encontram internados. E a sala de leitura é um excelente caminho, pois a leitura transforma o indivíduo, preparando-o para o exercício da cidadania”, disse.
Ao final, o promotor Thalles Ferreira reafirmou o compromisso do MP acreano em acentuar parceiras e iniciativas, no que tange ao processo pedagógico inerente à socioeducação. Para tanto, já vem articulando, junto à Diretoria de Planejamento e Gestão Estratégica da instituição, ações que serão desenvolvidas dentro do Centro Socioeducativo do Alto Acre.
Como tudo começou
Tudo começou no mês de abril, quando o promotor Thalles Ferreira coordenou uma campanha de arrecadação de livros com a comunidade brasileense, que deu origem à Sala de Leitura. Primeiramente, deu-se a fase de estruturação (arrecadação de livros) e, posteriormente, os próprios adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas promoveram a catalogação das publicações.
Ao todo, foram 740 livros arrecadados dos mais variados gêneros. Entre os autores, estão Machado de Assis, Cecília Meireles, Gracialiano Ramos, Dostoievski, Augusto Cury, Carlos Drummond de Andrade, Aluísio Azevedo, Euclides da Cunha, Manuel Antônio Bandeira, José Potyguara, Lima Barreto e John Green, entre outros.
As atividades desenvolvidas dentro dos Centros Socioeducativos costumam ser restritas e girarem em torno apenas da prática de esporte e colaboração com a limpeza e higiene do local. Todavia, Thalles Ferreira acredita que faz-se necessário uma mudança de paradigma, de modo que as atividades girem em torno da educação.
O projeto do MPAC, segundo ele, consiste em uma alternativa de atividade a ser desenvolvida durante o processo de socioeducação, considerando, ainda, a necessidade de conferir à equipe psicossocial critérios objetivos para elaboração de planos de atendimento e relatórios.
“Deve-se ofertar aos adolescentes possibilidades de terem contato com a literatura, como forma de ‘libertação’ do processo de internação, desde que, obviamente, o adolescente tenha adquirido consciência reflexiva de suas condutas”, ressalta o promotor.
André Ricardo – Agência de Notícias do MPAC Com informações da Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Brasiléia
Comentários
Extra
Em conjunto com as forças de segurança, prefeito Carlinhos do Pelado anuncia ampliação de horário de funcionamento para bares, lanchonetes e restaurantes
O prefeito Carlinhos do Pelado recebeu na tarde desta quinta-feira 06, as forças de segurança na fronteira representadas pelo poder judiciário, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para tratarem de assuntos relevantes para o município.
Na pauta principal , o assunto foi a atenção aos empresários que atendem com serviços de lanchonetes, bares e restaurantes que estavam com alvará de funcionamento até meia noite.
Muitos empresários já haviam procurado o prefeito Carlinhos do Pelado para que revesse essa situação uma vez que estava havendo prejuízo a esses estabelecimentos e a própria população que após meia noite não encontrava mais lugares para fazer refeições ou se divertir.
Em decisão coletiva com as forças de segurança, o prefeito Carlinhos do Pelado estabeleceu que a partir dessa data, os proprietários de bares, lanchonetes e restaurantes terão horário ampliado conforme a particularidade dos bairros de Brasiléia.
Ao final o gestor brasileense mandou mensagem a todos os interessados no assunto. “Tivemos a oportunidade de sentarmos com o judiciário, polícia civil, militar e bombeiros, para tratarmos de um assunto que está assolando a todos nós que é o horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes. Chegamos a um denominador comum em conjunto, a partir de hoje todos esses proprietários desses estabelecimentos devem procurar o setor de cadastro e ampliar o seu horário de funcionamento, tivemos aqui hoje essa oportunidade juntamente com todos que participaram conosco e chegamos a esse denominador comum que é prolongar esses horários para que todos consigam fazer o seu trabalho aqui no nosso município de Brasiléia”, anunciou o prefeito.
Participaram da reunião o prefeito Carlinhos do Pelado, a representante do gabinete-Lajúcia Cantuário, delegado-Erick Marciel, Tenente Ferreira-da polícia militar, Luciano Augusto-Setor de Cadastro, Juízes da comarca de Brasiléia -Dr. Guilherme Mioto e Dr. José Leite Neto, Tenente Gledson-Corpo de Bombeiros e Chiquinho Chaves-Secretário de comunicação.
Comentários
Extra
Polícia Civil investiga execução de filho de fundador de facção em Rio Branco
Hilquias Santos, de 19 anos, foi morto a tiros após ser cercado por criminosos. Ele era investigado por dois ataques a tiros ocorridos na terça-feira (4).
A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil abriu, na manhã desta quinta-feira (6), um inquérito para apurar as circunstâncias da execução de Hilquias Santos de Souza, de 19 anos. O jovem, filho de Geremias Lima de Souza, um dos fundadores da facção Bonde dos 13, foi assassinado a tiros na noite de quarta-feira (5), na Rua Rui Barbosa, no bairro Papouco, em Rio Branco.
Segundo informações da polícia, Hilquias foi cercado por criminosos e atingido por vários disparos. Mesmo baleado, ele tentou fugir, mas acabou caindo no interior de uma residência, onde não resistiu aos ferimentos.
O jovem já era investigado pela Delegacia de Homicídios por suposta participação em dois ataques a tiros ocorridos na tarde da última terça-feira (4). De acordo com as investigações, Hilquias teria sido o autor de uma tentativa de homicídio no bairro Cidade Nova e de uma dupla tentativa de homicídio contra um pai e seu filho na Cidade do Povo.
A polícia suspeita que os ataques tenham sido motivados por represália. Hilquias era filho de Geremias Lima de Souza, morto em dezembro do ano passado em frente à sede da 2ª Regional da Polícia Civil. Na terça-feira, os avós de Hilquias também foram alvos de criminosos, que atiraram contra a casa do casal no Conjunto Habitacional Cidade do Povo. Os idosos foram obrigados a deixar a região por determinação dos criminosos.
O caso segue sob investigação, e a polícia trabalha para identificar os responsáveis pelo homicídio de Hilquias e pelos ataques recentes.
Comentários
Extra
Prefeituras do Alto Acre buscam parcerias com o governo do estado para realização do 1º Festival Internacional da Castanha.
Na Casa Civil, prefeitos e representantes das prefeituras do Alto Acre e Capixaba buscam apoio do Governo do Estado para a realização do I Festival da Castanha, que será realizado no Município de Epitaciolândia.
A Secretaria de Planejamento de Epitaciolândia, Marinete Mesquita, juntamente com representantes da Coopaeb.ac e demais prefeituras que compõem a regional do Alto Acre, busca parcerias com as entidades governamentais do estado a fim de fortalecer o evento.
A iniciativa é promovida pela COPERACRE e Copaeb, em colaboração com diversas entidades parceiras, incluindo prefeituras e câmaras de vereadores do Alto Acre. O festival tem como objetivo valorizar a produção extrativista local, promover a preservação ambiental e fortalecer a economia regional.
A iniciativa da programação tem como objetivo a valorização dos Castanhais, por meio de um Festival com vínculo na preservação ambiental, promovendo oficinas temáticas, rodas de conversas, cânticos, premiações para a escolha da maior castanha, além de uma deliciosa gastronomia. O evento conta com o apoio da prefeitura de Epitaciolândia. O evento está previsto para acontecer no mês de fevereiro, nos dias 21, 22 e 23.
Você precisa fazer login para comentar.