Extra
Promotor arrecada livros e inaugura biblioteca em Centro Socioeducativo do Alto Acre
Tudo começou no mês de abril, quando o promotor Thalles Ferreira coordenou uma campanha de arrecadação de livros com a comunidade brasileense, que deu origem à Sala de Leitura

Promotor Thales coordenou uma campanha de arrecadação de livros com a comunidade brasileense – foto: Alexandre Lima
Tornar o hábito de ler uma atividade obrigatória, porém prazerosa, dentro do Centro Socioeducativo (CS) do Alto Acre. Essa foi a intenção do promotor de Justiça Substituto Thalles Ferreira Costa ao implementar o projeto ‘Literatura Liberta’ no âmbito da unidade. Nesta quarta-feira (30), o promotor deu continuidade às atividades do projeto com uma importante etapa, que consistiu na inauguração da Sala de Leitura Doutor José Potyguara, dentro do centro de internação.
Na ocasião, o promotor de Justiça, juntamente com a equipe de servidores do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) em Brasiléia, promoveu uma série de orientações e capacitações aos adolescentes, bem como, à equipe psicossocial, para orientá-los acerca do processo de construção do Plano Individual de Atendimento e dos Relatórios de Acompanhamento.
É que, a partir de agora, a equipe psicossocial do centro deve proceder à indicação de bibliografia no momento de elaboração do Plano Individual de Atendimento dos adolescentes. Desse modo, a progressão da medida, ou até mesmo sua extinção, deve estar condicionada a parâmetros de razoabilidade e ao cumprimento da atividade proposta, ou seja, a leitura sugerida.
Instrumentos transformadores
Embora a referida noção de socioeducação do projeto tenha surgido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), quando da implementação das medidas socioeducativas, considera-se que pouco foi esclarecido sobre a concepção de socioeducação, como explica Thalles Ferreira.
“Foi uma importante conquista na atenção e intervenção com adolescentes autores de atos infracionais, porém não havia nada no estatuto que pudesse subsidiar intervenções efetivamente promotoras do desenvolvimento dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas”, pondera.
Com essa percepção, o promotor buscou, dentro dos objetivos estratégicos do MPAC, superar as fragilidades e imprecisões do que se entende por socioeducação. “Munimos toda a equipe e os agentes com instrumentos transformadores: os livros”, destaca.
Exercício da cidadania
Durante o evento, o diretor do Centro Socioeducativo, Jonas Vieira, agradeceu a iniciativa e relatou a importância desse tipo de projeto, que privilegia a socioeducação na sua essência.
“É preciso implementar um proposta pedagógica capaz de constituir-se em ação formadora dos adolescentes que se encontram internados. E a sala de leitura é um excelente caminho, pois a leitura transforma o indivíduo, preparando-o para o exercício da cidadania”, disse.
Ao final, o promotor Thalles Ferreira reafirmou o compromisso do MP acreano em acentuar parceiras e iniciativas, no que tange ao processo pedagógico inerente à socioeducação. Para tanto, já vem articulando, junto à Diretoria de Planejamento e Gestão Estratégica da instituição, ações que serão desenvolvidas dentro do Centro Socioeducativo do Alto Acre.
Como tudo começou
Tudo começou no mês de abril, quando o promotor Thalles Ferreira coordenou uma campanha de arrecadação de livros com a comunidade brasileense, que deu origem à Sala de Leitura. Primeiramente, deu-se a fase de estruturação (arrecadação de livros) e, posteriormente, os próprios adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas promoveram a catalogação das publicações.
Ao todo, foram 740 livros arrecadados dos mais variados gêneros. Entre os autores, estão Machado de Assis, Cecília Meireles, Gracialiano Ramos, Dostoievski, Augusto Cury, Carlos Drummond de Andrade, Aluísio Azevedo, Euclides da Cunha, Manuel Antônio Bandeira, José Potyguara, Lima Barreto e John Green, entre outros.
As atividades desenvolvidas dentro dos Centros Socioeducativos costumam ser restritas e girarem em torno apenas da prática de esporte e colaboração com a limpeza e higiene do local. Todavia, Thalles Ferreira acredita que faz-se necessário uma mudança de paradigma, de modo que as atividades girem em torno da educação.
O projeto do MPAC, segundo ele, consiste em uma alternativa de atividade a ser desenvolvida durante o processo de socioeducação, considerando, ainda, a necessidade de conferir à equipe psicossocial critérios objetivos para elaboração de planos de atendimento e relatórios.
“Deve-se ofertar aos adolescentes possibilidades de terem contato com a literatura, como forma de ‘libertação’ do processo de internação, desde que, obviamente, o adolescente tenha adquirido consciência reflexiva de suas condutas”, ressalta o promotor.
André Ricardo – Agência de Notícias do MPAC Com informações da Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Brasiléia
Comentários
Extra
Polícia Civil desarticula esquema de roubos e recupera motos em ação conjunta com a polícia boliviana
Operação coordenada pelo delegado Alex Danny resultou na prisão de suspeitos, apreensão de drogas, veículos roubados e carro clonado
A Polícia Civil de Epitaciolândia, sob coordenação do delegado Alex Danny, intensificou as investigações após uma série de roubos de motocicletas e arrombamentos a residências, comércios e prédios públicos registrados nos últimos dias no município. Entre os alvos dos criminosos estava a Escola José Hassem, localizada no bairro Satel.
Diante do aumento das ocorrências, o delegado determinou a formação de uma força-tarefa, com investigadores atuando de forma ininterrupta, em regime diuturno, para identificar e prender os responsáveis. Como resultado do trabalho investigativo, três suspeitos brasileiros foram abordados e detidos na noite desta segunda-feira, enquanto circulavam em via pública.
Segundo a Polícia Civil, os detidos e identificados como; Jacson Nunes de Lima, Jesus de Nazaré e Gerferson Junior da Silva Marinho, foram confrontados com imagens de câmeras de segurança espalhadas pela cidade, o que possibilitou a identificação e qualificação dos envolvidos nos crimes. A partir das informações obtidas durante os interrogatórios, os investigadores descobriram que os produtos roubados estavam sendo trocados por entorpecentes e revendidos no lado boliviano, na cidade de Cobija.
Com o apoio da Polícia Boliviana, a Polícia Civil de Epitaciolândia entrou em contato com o Comando Departamental de Pando, que prontamente atendeu à solicitação. Na manhã desta terça-feira (16), as forças de segurança dos dois países realizaram uma reunião para alinhar a operação conjunta.
Durante a ação em território boliviano, a polícia local conseguiu localizar a residência de um suspeito conhecido das autoridades por atuar como receptador de produtos roubados. No local, foram apreendidos entorpecentes, diversos materiais furtados e roubados, além de seis motocicletas com registro de origem ilícita.
Ainda durante a operação, foi encontrado um veículo tipo Jipe com sinais de clonagem. De acordo com a Polícia Civil, o próximo passo será a articulação entre as autoridades bolivianas e brasileiras para que o veículo seja oficialmente entregue e posteriormente devolvido ao verdadeiro proprietário.
A Polícia Civil destacou a importância da cooperação internacional no combate aos crimes transfronteiriços e reforçou que as investigações terão continuidade para identificar outros envolvidos no esquema criminoso.
Comentários
Extra
Gladson e Mailza reforçam investimentos em segurança, formam 45 militares da Rotam e elevam qualificação da PM a 90%
Ao participarem da formatura do 2º Curso de Operações Rondas Ostensivas Tático Móvel (2º COR/2025), o governador Gladson Camelí e a vice-governadora Mailza Assis reafirmaram o compromisso do Governo do Acre com o fortalecimento da Segurança Pública, uma das áreas prioritárias da gestão. A capacitação de 45 militares representa um investimento de R$ 4,3 milhões e consolida o avanço estrutural da Polícia Militar do Acre, que encerra o ano com cerca de 90% da tropa qualificada.
Durante 82 dias, os formandos enfrentaram uma rotina intensa de treinamentos técnicos e operacionais para integrar a Rotam, unidade especializada da PM-AC. O curso reuniu 40 policiais militares do Acre, dois do Mato Grosso e três policiais penais acreanos, com instruções que incluíram sobrevivência na selva, operações ribeirinhas e aéreas, patrulhamento de fronteira, abordagem tática, legislação policial e técnicas de tiro.
A Companhia Rotam, que completou sete anos de fundação em setembro, consolidou-se como referência no policiamento tático móvel no estado.
Para o governador Gladson Camelí, a iniciativa representa um avanço concreto na política de segurança pública. “A segurança é uma das áreas mais sensíveis para qualquer gestão pública. Por isso, nosso governo tem priorizado estruturar as forças policiais com preparo técnico, equipamentos e valorização profissional, garantindo mais proteção às famílias acreanas”, afirmou.
Durante a solenidade, o governador também anunciou a entrega de 1.055 pistolas Glock e 3.622 uniformes, com investimento de R$ 4,3 milhões, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC).
Gladson Camelí destacou ainda o apoio da bancada federal e dos deputados estaduais na viabilização de recursos e na aprovação de legislações estratégicas para o setor, além de reconhecer a atuação da vice-governadora Mailza Assis. “Agradeço à vice-governadora pela lealdade, competência e compromisso com o Acre, sempre presente nas decisões estratégicas do governo”, frisou.
A vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, ressaltou que os investimentos em segurança pública refletem diretamente na proteção de vidas e no cuidado com os mais vulneráveis. “Investir em segurança é proteger famílias, mulheres vítimas de violência e pessoas em situação de vulnerabilidade. Esse trabalho é amplo, integrado e beneficia toda a sociedade. Parabenizo cada formando pelo compromisso diário de servir e proteger a população acreana”, destacou.
90% da tropa capacitada
Segundo a comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marta Renata Freitas, a corporação encerra 2025 com cerca de 2 mil policiais capacitados, o que corresponde a aproximadamente 90% do efetivo. “Foram formações em áreas operacionais, administrativas, licitações, inteligência e até inteligência artificial, tanto na capital quanto no interior. Investir em qualificação significa melhorar o serviço prestado à sociedade”, afirmou.
A comandante também destacou a evolução do orçamento da PM desde o início da atual gestão. Em 2019, o orçamento da corporação era de R$ 5 milhões; atualmente, ultrapassa R$ 22 milhões, refletindo a prioridade dada à segurança pública.
Durante a solenidade, o governador Gladson Camelí assinou ainda a autorização para que 28 candidatos aprovados em concurso público ingressem no curso de formação da Polícia Militar a partir de janeiro do próximo ano, reforçando o efetivo da corporação.
Reconhecimento e representatividade
Em reconhecimento à gestão que priorizou o fortalecimento do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), o governador e a vice-governadora foram homenageados pela nova turma da Rotam. Os formandos realizaram uma apresentação operacional durante a cerimônia, acompanhados por autoridades e familiares.
Entre os destaques da turma está a soldado Jucyellen Lima do Nascimento, única mulher a concluir o curso nesta edição. Após 82 dias de treinamento intenso, ela destacou o sentimento de superação. “Essa conquista representa não só uma vitória pessoal, mas também um incentivo para outras mulheres que desejam seguir a carreira operacional. Foi um período desafiador, mas marcado pelo apoio dos colegas e da família”, afirmou.
Atualmente, dos 1.963 policiais capacitados da PM, cerca de 1,7 mil receberam formação no próprio Acre, enquanto os demais participaram de cursos em parceria com outras forças de segurança.
O diretor de Ensino da Polícia Militar, coronel Manoel Jorge da Silva, classificou o curso da Rotam como um dos mais elevados níveis de capacitação policial. “Não se trata apenas de técnica, mas de mentalidade, disciplina, coragem e responsabilidade. A Rotam é sinônimo de pronta resposta e atuação precisa diante do crime violento, garantindo a presença firme e legal do Estado”, concluiu.
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA – AVISO DE LICITAÇÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA
COMISSÃO MUNICIPAL PERMANENTE DE LICITAÇÃO – CMPL
AVISO DE LICITAÇÃO
CONCORRENCIA N.º 002/2025.
DATA PARA RETIRADA DO EDITAL: 16/12/2025 à 02/01/2026.
TIPO DE LICITAÇÃO: Menor Preço Global.
DATA DA ABERTURA: 05 de janeiro de 2026.
HORARIO: 09h00min (nove horas).
LOCAL: Rua Capitão Pedro de Vasconcelos n° 257 – Sede da Prefeitura Municipal de Epitaciolândia.
OBJETO: Contratação de Serviços de Engenharia, para realização da reforma da UBS JOSÉ FRANCISCO DO NASCIMENTO, conforme contrato de repasse n° 19023.2490001/23-011, para atender as necessidades do Município de Epitaciolândia/AC.
01 – As pastas contendo condições e especificações relativas ao presente Edital, encontram-se à disposição dos interessados para consulta na Secretaria da Comissão de Contratação, no endereço acima.
02 – A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia reserva-se ao direito de o todo e qualquer tempo, desistir, revogar adiar ou mesmo anular total ou parcialmente esta Licitação, sem que isto represente direito dos interessados a qualquer pedido de indenização, reembolso ou compensação dos valores.
Epitaciolândia – Acre, 16 de dezembro de 2026.
Agleison Rodrigues dos Santos
Agente de Contratação
Decreto n° 072/2025




















Você precisa fazer login para comentar.