fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Promotor arrecada livros e inaugura biblioteca em Centro Socioeducativo do Alto Acre

Tudo começou no mês de abril, quando o promotor Thalles Ferreira coordenou uma campanha de arrecadação de livros com a comunidade brasileense, que deu origem à Sala de Leitura

Publicado

em

Promotor Thales coordenou uma campanha de arrecadação de livros com a comunidade brasileense – foto: Alexandre Lima

Tornar o hábito de ler uma atividade obrigatória, porém prazerosa, dentro do Centro Socioeducativo (CS) do Alto Acre. Essa foi a intenção do promotor de Justiça Substituto Thalles Ferreira Costa ao implementar o projeto ‘Literatura Liberta’ no âmbito da unidade. Nesta quarta-feira (30), o promotor deu continuidade às atividades do projeto com uma importante etapa, que consistiu na inauguração da Sala de Leitura Doutor José Potyguara, dentro do centro de internação.

Na ocasião, o promotor de Justiça, juntamente com a equipe de servidores do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) em Brasiléia, promoveu uma série de orientações e capacitações aos adolescentes, bem como, à equipe psicossocial, para orientá-los acerca do processo de construção do Plano Individual de Atendimento e dos Relatórios de Acompanhamento.

É que, a partir de agora, a equipe psicossocial do centro deve proceder à indicação de bibliografia no momento de elaboração do Plano Individual de Atendimento dos adolescentes. Desse modo, a progressão da medida, ou até mesmo sua extinção, deve estar condicionada a parâmetros de razoabilidade e ao cumprimento da atividade proposta, ou seja, a leitura sugerida.

Sala de leitura no Centro Socioeducativo (CS) do Alto Acre – Foto: Assessoria

Instrumentos transformadores

Embora a referida noção de socioeducação do projeto tenha surgido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), quando da implementação das medidas socioeducativas, considera-se que pouco foi esclarecido sobre a concepção de socioeducação, como explica Thalles Ferreira.

“Foi uma importante conquista na atenção e intervenção com adolescentes autores de atos infracionais, porém não havia nada no estatuto que pudesse subsidiar intervenções efetivamente promotoras do desenvolvimento dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas”, pondera.

Com essa percepção, o promotor buscou, dentro dos objetivos estratégicos do MPAC, superar as fragilidades e imprecisões do que se entende por socioeducação. “Munimos toda a equipe e os agentes com instrumentos transformadores: os livros”, destaca.

Exercício da cidadania

Durante o evento, o diretor do Centro Socioeducativo, Jonas Vieira, agradeceu a iniciativa e relatou a importância desse tipo de projeto, que privilegia a socioeducação na sua essência.

“É preciso implementar um proposta pedagógica capaz de constituir-se em ação formadora dos adolescentes que se encontram internados. E a sala de leitura é um excelente caminho, pois a leitura transforma o indivíduo, preparando-o para o exercício da cidadania”, disse.

Ao final, o promotor Thalles Ferreira reafirmou o compromisso do MP acreano em acentuar parceiras e iniciativas, no que tange ao processo pedagógico inerente à socioeducação. Para tanto, já vem articulando, junto à Diretoria de Planejamento e Gestão Estratégica da instituição, ações que serão desenvolvidas dentro do Centro Socioeducativo do Alto Acre.

Como tudo começou

Tudo começou no mês de abril, quando o promotor Thalles Ferreira coordenou uma campanha de arrecadação de livros com a comunidade brasileense, que deu origem à Sala de Leitura. Primeiramente, deu-se a fase de estruturação (arrecadação de livros) e, posteriormente, os próprios adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas promoveram a catalogação das publicações.

Ao todo, foram 740 livros arrecadados dos mais variados gêneros. Entre os autores, estão Machado de Assis, Cecília Meireles, Gracialiano Ramos, Dostoievski, Augusto Cury, Carlos Drummond de Andrade, Aluísio Azevedo, Euclides da Cunha, Manuel Antônio Bandeira, José Potyguara, Lima Barreto e John Green, entre outros.

Educação

As atividades desenvolvidas dentro dos Centros Socioeducativos costumam ser restritas e girarem em torno apenas da prática de esporte e colaboração com a limpeza e higiene do local. Todavia, Thalles Ferreira acredita que faz-se necessário uma mudança de paradigma, de modo que as atividades girem em torno da educação.

O projeto do MPAC, segundo ele, consiste em uma alternativa de atividade a ser desenvolvida durante o processo de socioeducação, considerando, ainda, a necessidade de conferir à equipe psicossocial critérios objetivos para elaboração de planos de atendimento e relatórios.

“Deve-se ofertar aos adolescentes possibilidades de terem contato com a literatura, como forma de ‘libertação’ do processo de internação, desde que, obviamente, o adolescente tenha adquirido consciência reflexiva de suas condutas”, ressalta o promotor.

André Ricardo – Agência de Notícias do MPAC

Com informações da Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Brasiléia

Comentários

Continue lendo

Extra

Coluna do Dimas Gurgel – Política, economia e atualidades

Publicado

em

 

“A maior liberdade de um homem está na mente, é lá que tudo inicia e termina, compreendendo isso, já é o início de um grande avanço”

Dimas Gurgel

Coluna dedicada a todos autistas e meu querido Pai Felício Correia, que fez mais um aniversário, que Deus abençoe sempre!!!

Política é a arte de somar

A matemática da política nunca foi de subtrair e tão pouco dividir, ela sempre deu certo quando existe a multiplicação de apoios e soma de aliados, entenda isso…

Errados não estão

Foto divulgada na internet por meio das redes sociais, entre os deputados Tadeu Hassem (Republicanos), Nicolau Junior (Progressistas) e o prefeito de Epitaciolândia Sérgio Lopes, mostra que ambos amadureceram politicamente(…)

Muito além da foto

A imagem apresentada, vai muito além de uma foto, onde através de um diálogo abrangente, aberto e transparente, pode de fato atender a população da região

Anel Viário de Brasiléia e Epitaciolândia

Considerada uma das obras mais importante do Acre na atualidade, o contorno viário de Brasiléia e Epitaciolândia, parece que aos poucos vai caindo no esquecimento

 Extremamente necessário

A continuação e sobretudo a conclusão da obra do contorno, é extremante necessário para a Região, Acre e o Brasil(…)

Trânsito de carretas

Além de uma obra que mudará a logística de transportes, o anel viário contribuirá substancialmente com alívio para quem usa a região central de Brasileia e precisa passar pela ponte e chegar em Epitaciolândia ou sentido oposto(…), já que são centenas de carretas fazendo o trajeto em horário de grande movimentação

Veja o que disseram alguns políticos do Acre em relação ao anel viário de Brasiléia e Epitaciolândia em 2024(…) 

Alan Rick, senador da República

“Esta é uma obra importantíssima para Brasileia e Epitaciolândia, e aproveitamos a oportunidade para agradecer a sensibilidade do DNIT em assumir a conclusão desta obra.”

Marcio Bittar, senador da República

“Eu me coloco à disposição para alocar minhas emendas e conversar com o relator do orçamento para que possamos conseguir os recursos necessários para finalizar o anel viário de Brasileia e Epitaciolândia.” 

Roberto Duarte, deputado federal

“A bancada federal está unida em prol da conclusão do anel viário. Esta obra é de extrema importância para o Acre.”

Na época foi chamado de “Judas”

O prefeito da pequena cidade de Assis Brasil, Jerry Correia, quando tomou a decisão de deixar o partido dos trabalhadores, sigla que foi criado politicamente, foi chamado por companheiros de “Judas”

O tempo passou e mostrou que Jerry estava certo(…)

A decisão abriu espaço e horizontes jamais vistos naquele lugar, nem do ponto mais alto ou do morro da Cascata rsrs

Adotado pelo governo de Cameli

Literalmente, a pequena cidade de Assis Brasil, ganhou outra visibilidade no governo de Gladson Cameli, ruas asfaltadas, iluminadas, inauguração de obras, manutenção em ramais, construção de pontes etc.

Não foi um governador, Gladson foi um Pai para Assis Brasil

Peter Drucker foi um homem visionário e por isso é considerado como o Pai da “Administração Moderna”, por ser área de fronteira e estratégica para o Acre e Brasil, Gladson se tornou não apenas um amigo de Assis, mas, um Pai que cuidou e transformou a localidade…

Dia do Brega, Lei Reginaldo Rossi

A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou nesta semana o projeto de lei que cria o Dia Nacional do Brega (PL 5.616/2023). A data será celebrada em 14 de fevereiro — dia do nascimento do cantor Reginaldo Rossi, que faleceu em 2013. O projeto segue para a sanção do presidente da República.

A maior do Brasil

Foi inaugurada neste domingo (6) na cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul, a maior estátua de Cristo do Brasil. O monumento tem 43 metros de altura, cinco a mais que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. A estrutura gaúcha é feita em aço e concreto armado e pesa 1.712 toneladas.

Sem recursos públicos

A imponente obra, esculpida pelo artista Markus Moisés Rocha Moura, foi construída ao longo de dois anos a partir de doações e arrecadações promovidas pela comunidade organizada a partir da Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE). Segundo a página do empreendimento, não houve recursos públicos empregados em sua construção.

Entrevista para coluna do Dimas Gurgel com o jornalista, comunicador, vereador e portador de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Almir Andrade, o ligeirinho da fronteira…

Almir conta para os nossos leitores como foi sua reação ao laudo de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Qual a reação da sua família e amigos próximos?

Não foi surpresa. Minhas duas filhas e minha esposa já tinham muita consciência sobre um possível diagnóstico nesse sentido, principalmente por causa da minha seletividade alimentar, observada durante minha internação na UTI, quando sofri um infarto e precisei passar por procedimentos cirúrgicos. Além disso, mencionaram meus trejeitos singulares, histórias da minha infância contada pela minha mãe antes de seu falecimento e, sobretudo, o fato de eu não conseguir identificar maldade, má-fé ou segundas intenções nas pessoas que se aproximam.

Como foi esse descobrimento? De quem partiu a ideia de fazer os exames?

A ideia foi da minha esposa e das minhas filhas, que falavam sobre isso há cerca de um ano e meio. Eu nunca levei a sério, e confesso que fiquei chateado em algumas ocasiões, pois não queria aceitar, mesmo sabendo que diversas coisas acontecem de forma diferente dentro de mim. Houve muita resistência da minha parte, mas elas nunca desistiram, principalmente devido às terapias que eu poderia fazer para ter uma melhor qualidade de vida. Acredito que, hoje, ao saber da minha condição, consigo compreender melhor meus sentimentos e muitos comportamentos considerados “estranhos” e “esquisitos” ao longo da minha vida.

Uma coisa que me chamou atenção foi que você em nenhum momento se envergonhou. Muito pelo contrário, você acredita que existem pessoas que sentem vergonha e não querem se identificar como autistas? O que você diria para essas pessoas?

Sim, meu amigo, infelizmente sim. Sempre fui visto como “doido”, “sem noção”, com frases do tipo: “esse é um perturbado”, “olha esse sem noção”, por coisas simples que, a meu ver, não justificariam tanta ofensa, mas infelizmente aconteciam. E posso afirmar que, após o laudo e já na posição de vereador, recebo diariamente prints de grupos onde as pessoas continuam me ofendendo, agora na condição de autista, dizendo inclusive que inventei essa condição. E o mais triste: vem de pessoas esclarecidas, com estudos, lideranças, com poder de fala. Isso é muito triste, mas passei a vida inteira relevando. Ainda estou tentando modificar esse meu jeito e reagir, buscando meus direitos no judiciário, não por mim, mas sobretudo pelas centenas de pessoas que sofrem a mesma discriminação. Nenhuma mãe quer ouvir que seu filho é burro ou retardado, nenhum filho quer ouvir que seu pai ou mãe é sem noção por ser uma pessoa atípica. Isso precisa acabar. O respeito precisa prevalecer, e isso só se consegue através da educação e da conscientização.

Você, como parlamentar, já pensou em algum projeto voltado para esse público?

Sim, mas minha assessoria sugeriu que eu ainda não diga, pois está em processo de confecção, mas posso afirmar que teremos novidade e benefícios nesta seara. Logo… logo a população tomará conhecimento de algo para melhoria dessas famílias.

Você é uma pessoa bastante popular, as pessoas tocam no assunto com você?

Todos os dias recebo diversas mensagens de mães ou familiares de pessoas atípicas que necessitam de orientação.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – RESULTADO DE JULGAMENTO – CHAMADA PÚBLICA

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

RESULTADO DE JULGAMENTO – CHAMADA PÚBLICA Nº 001/2025

Processo Administrativo nº 001/2025                              

Objeto: Aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para o atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, para o exercício 2025.

A Comissão de Contratação comunica aos interessados, que a COOPERATIVA DE PRODUTORES AGROFLORESTAIS E AGRICULTORES FAMILIARES DE BRASILÉIA – COOPEGRÃOS – CNPJ (MF) 09.197.432/0001-09, venceu a Chamada Pública nº 001/2025, com o valor global de R$ 792.266,00 (setecentos e noventa e dois mil, duzentos e sessenta e seis reais). Assim, ficam notificados, para, querendo, no prazo de 3 (três) dias úteis, apresentar recurso, contados a partir da data de publicação desta ata no portal da Prefeitura e no Diário Oficial do Estado do Acre.

Brasiléia, 07 de abril de 2025.

 

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Agente de Contratação

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

Estado do Acre

Prefeitura Municipal de Assis Brasil

Comissão Permanente de Licitação

AVISO DE LICITAÇÃO

 PREGÃO PRESENCIAL Nº 003/2025 

OBJETO: “Contratação de empresas para o Fornecimento de serviços de Hospedagem, tendendo a solicitação da Secretaria Municipal de Administração.”

Origem: Secretaria Municipal de Administração.

Data da Abertura: 22.04.2025 as 09:00h

Retirada do Edital: 08/04/2025 à 22/04/2025

Local De Retirada: Site da Prefeitura municipal de Assis Brasil https://www.assisbrasil.ac.gov.br/licitacoes e no E-mail: [email protected], Horário: de Segunda à quinta-feira de 07h00m as 12h00m das 14h00m às 17h00m e sexta-feira das 07h00m às 13h00m.

Assis Brasil -AC, 07 de abril de 2025.

 

Willian Azevedo Bandeira

Pregoeiro PMAB

DECRETO Nº022/2025

Comentários

Continue lendo