Cotidiano
Projeto de porte de armas é reprovado por 70% da população e aprovado por 28%, diz Datafolha
Instituto também questionou os entrevistados sobre a posse de armas; a maioria concorda com a frase: “a posse de armas deve ser proibida, pois representa ameaça à vida de outras pessoas”.
O projeto do presidente Jair Bolsonaro para facilitar o porte de armas é reprovado por 70% da população e aprovado por 28%, diz pesquisa Datafolha divulgada pela “Folha de S.Paulo” nesta quinta-feira (11). Entre os entrevistados, 2% disseram não saber e 1% se declararam indiferentes.
A pesquisa ouviu 2.086 pessoas com 16 anos ou mais em 130 municípios brasileiros, em 4 e 5 de julho. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
As entrevistas foram feitas pouco mais de uma semana após Bolsonaro revogar decretos sobre armas assinados nos primeiros meses do ano e editar outros três, com conteúdo semelhante. Ele também enviou ao Congresso um projeto sobre o tema.
Veja a seguir recortes da pesquisa sobre o projeto de porte de armas (por conta de arredondamentos, a soma das porcentagens pode ser maior do que 100%):
Por preferência eleitoral
- Eleitores de Bolsonaro: 50% são contrários, 47% são favoráveis, 1% são indiferentes e 2% não sabem
- Eleitores de Fernando Haddad (PT): 92% são contra o projeto, 7% são a favor e 1% não sabem
- Voto branco, nulo ou nenhum: 84% contra, 13% a favor e 3% não sabem
Por sexo
- Mulheres: 78% contra, 20% a favor e 2% não sabem
- Homens: 61% contra, 37% a favor, 1% indiferentes e 1% não sabem
Por renda familiar mensal
- Até dois salários mínimos: 75% contra, 22% a favor, 1% indiferentes e 2% não sabem
- Mais de 2 até 5: 67% contra, 31% a favor, 1% indiferentes e 1% não sabem
- Mais de 5 até 10: 63% contra, 37% a favor
- Mais de 10: 51% contra, 46% a favor e 3% indiferentes
Por cor
- Parda: 72% contra, 27% a favor e 1% não sabem
- Branca: 63% contra, 33% a favor, 1% indiferentes e 2% não sabem
- Preta: 74% contra, 23% a favor e 2% não sabem
- Amarela: 70% contra, 29% a favor e 1% indiferentes
- Indígena: 82% contra, 16% a favor e 2% não sabem
Posse de armas
O Datafolha também questionou os brasileiros sobre a posse de armas. Ao todo, 66% disseram concordar com a frase “a posse de armas deve ser proibida, pois representa ameaça à vida de outras pessoas”. Em abril, 64% concordavam com isso.
Comentários
Cotidiano
Diretoria do Galvez fecha planejamento da Copa do Brasil Sub-17

Foto ASCOM/Galvez: Eriano Santos terá mais 10 dias de trabalho antes da estreia
A diretoria do Galvez fechou o planejamento visando à disputa da Copa do Brasil Sub-17. O elenco embarca para Macapá, no Amapá, no próximo dia 22 e no dia 24 enfrenta o Oratório no estádio Zerão, a partir das 13 horas(hora Acre).
“Embarcamos na madrugada e iremos chegar no início da tarde. A logística nos favoreceu e os atletas terão um bom período de descanso para a partida”, declarou o presidente do Galvez, Igor Oliveira.
Jogo treino
O time do Galvez enfrentou o Vasco, profissional, nesta quarta, 11, no Tonicão e foi goleado por 7 a 0.
“O resultado não é importante. Precisamos seguir melhorando a equipe para podermos lutar pela classificação em Macapá”, declarou o técnico Eriano Santos.
Definição da Lista
Eriano Santos define nesta quinta, 12, a relação dos atletas para o jogo da 1ª fase do torneio nacional.
“Estamos construindo uma nova equipe. Vamos ter muitos garotos jogando a competição pela primeira vez”, afirmou o treinador.
Comentários
Cotidiano
Cristiam Matheus é mais um reforço do Rio Branco para o Estadual

Foto arquivo pessoal: O zagueiro Cristiam Matheus atua também como volante
O zagueiro Cristiam Matheus, ex-Cambé do Paraná, foi apresentado nesta quarta, 11, no José de Melo, e é mais um reforço do Rio Branco para a sequência do Campeonato Estadual Sicredi de 2026.
“Estava trabalhando e chego bem fisicamente. Terei duas semanas para treinar com o restante do elenco até a próxima partida e quero ajudar o Rio Branco”, declarou Cristiam Matheus.
Quer reforços
O técnico Ulisses Torres deve se reunir com os dirigentes do Estrelão e pedir reforços para o momento decisivo do Estadual.
“Precisamos ter mais opções. O jogo contra a Adesg fica de exemplo. Um meia de criação é fundamental para a reta final”, afirmou Ulisses Torres.
Intertemporada
O elenco do Rio Branco inicia nesta quinta, 12, no José de Melo, uma intertemporada. A equipe volta a campo somente no dia 23 e o principal objetivo é melhorar o condicionamento físico do grupo para a reta final do Campeonato Estadual.
“Precisamos melhorar a força dos atletas. Esse vai ser um período de preparação importante”, declarou o professor Selcimar Maciel.
Comentários
Cotidiano
Santa Cruz joga contra o São Francisco e precisa vencer

Foto Jhon Silva: O volante Yan deve ser um dos titulares do Santa Cruz
O Santa Cruz joga contra o São Francisco nesta quinta, a partir das 18 horas, na Arena da Floresta, em duelo válido pela 5ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. O Santa Cruz precisa vencer para entrar no G4 do torneio.
Santa Cruz
O técnico Sandro Resende vai manter a estrutura tática da última partida, mas não divulgou os titulares.
Segundo o meia Marquinhos, o Santa Cruz precisa pensar somente na vitória.
“Temos três jogos para conquistar uma vaga na semifinal e a primeira decisão será contra o São Francisco”, disse Marquinhos.
São Francisco
Na última colocação no Estadual com 3 pontos, o São Francisco vai para o jogo contra o Santa Cruz para se manter vivo na competição.
O técnico Daniel Pereira deixou para confirmar os titulares somente na Arena da Floresta. Contudo, não terá o zagueiro Brenner e o volante João Gomes, ambos suspensos.
Trio de arbitragem
Jackson Rodrigues apita Santa Cruz e São Francisco. Douglas Santos e Evandro Andrade serão os auxiliares.


Você precisa fazer login para comentar.