fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Projeto cultural amplia e fortalece ações de cultura no Alto Acre

Publicado

em

O grupo Cultural Juventude que Dança vem fortalecendo a arte e a cultura nas comunidades. A iniciativa visa trabalhar de forma descentralizada a arte e a cultura para diversos públicos, garantindo o acesso à cultura e ao lazer dentro dos bairros, com oficinas experimentais, vivências artísticas e momentos de diversão em família.

A ação intitulada “ Cultura na Comunidade ”, desenvolve um circuito Cultural rotativo nos bairros e comunidades dos municípios de Epitaciolândia e Brasiléia, levando dança, teatro, capoeira, contação de história, desenhos, pinturas, cantigas de roda, brincadeiras tradicionais, exposição fotográfica, entre outras atividades realizadas pelo coletivo, que tem a frente dos trabalhos os fazedores de cultura, Enage Peres, Elane Larissa Peres, Samila Gomes, Eduardo Camargo, Elisson Victor, Jaine Souza, Jamiule Silva, Luzia Campos, Nizomar Filho, contando com apoio e produção de áudio visual de Ana Freitas, Wesley Cardoso e Jhonys David (Céara).

O projeto vem consolidando as ações culturais nos bairros e tem ganhado destaque de cunho cultural e social, pois abrange as áreas de maior índice de vulnerabilidade e conta com apoio da Fundação de Cultura Elias Mansour e governo do Estado, através do edital FUNCULTURA.

O fazedor de cultura Nizomar Filho falou sobre a alegria de fazer parte do projeto e levar cultura as comunidades.

“Somos felizes em poder desenvolver ações como estas, esse é  um movimento social e de muito amor a nossa arte e a nossa cultura, que já desenvolvemos a cerca de 5 anos, esse projeto foi idealizado pela nossa coordenadora do grupo, Enage Peres, que sempre nos incentivou a ver a cultura como um fator de transformação social, e a gente vem trabalhando parcerias e levando para os bairros, ocupações e diversas comunidades, tudo que temos e que somos, voltando para casa carregado de gratidão e de sorrisos que nos dizem da melhor forma muito obrigado. Então eu só quero aqui agradecer a FEM ao Governo do estado pelo apoio e agradecer a prefeitura de Brasiléia pela parceria”. Conclui Nizomar.

As ações e apresentações desenvolvidas pelo grupo são divulgadas na página oficial do Instagram @juventudequedanca, o grupo tem como parceiro das ações outros segmentos e setores culturais da região como grupo Axé Capoeira de Epitaciolândia, através do graduado Tacysson Lima, Grupo Mangálo de Capoeira em Brasiléia coordenado pelo professor Elwis Jhonnatan (lobo), contadora de história Amanda Nunes, e o grafiteiro Luciano Abahra.

Fotos: Ana Freitas

Comentários

Acre

Polícia apreende dois menores que tentaram invadir hospital de Feijó

Publicado

em

Por Sandra Assunção

Em ação integrada as Polícias Civil e Militar de Feijó apreenderam dois menores que tentaram roubar as armas dos seguranças do Hospital Geral do município na noite desta terça-feira, 6.

Jonathan Gonçalves dos Santos, de 16 anos, baleado por um dos seguranças, foi o primeiro a ser apreendido ainda durante a madrugada. Já José Carlos Lima, 17 anos, foi apreendido nesta quarta-feira, 7, na casa da namorada dele, no Bairro Conquista, em Feijó.

O delegado Railson Ferreira, disse que inicialmente havia a informação da atuação de 4 pessoas na ação criminosa na unidade hospitalar, mas durante as investigações, mais uma pessoa, foi identificada.

“As prisões foram feitas graças ao trabalho integrado das Polícias. Estamos trabalhando para prender todos os envolvidos, incluindo uma mulher”, conta o delegado afirmando que o objetivo do grupo era roubar as armas dos Vigilantes. “Eles queriam as armas e iriam roubar pessoas dentro e fora do Hospital”, destaca a autoridade policial.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre pode ter friagem com temperaturas abaixo de 10°C na próxima semana, informa Friale

Publicado

em

Pesquisador Davi Friale – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

Por

Uma poderosa onda de frio polar atingirá o Acre com temperaturas que podem atingir menos que 13°C, na próxima semana, segundo o Portal O Tempo Aqui, do pesquisador e meteorologista, David Friale.

A famosa “Friagem”, como conhecida pelos acreanos, é confirmada para a terça-feira, 13 de junho e de acordo com o boletim, devido aos ventos intensos, a sensação térmica poderá ficar próxima de zero.

As características climáticas serão forte, poderosa, abrangente e duradoura, conforme indica a previsão divulgada na tarde desta quarta-feira, 07.

“Essa forte onda de frio será duradoura no Acre, devendo permanecer, com noites “geladas”, pelo menos até domingo, dia 18 de junho, porém, com muito sol e baixíssima umidade do ar a partir da próxima quinta-feira”, diz a publicação.

Friale ainda indica que na quarta-feira, 14, as baixas temperaturas poderão atingir até mesmo 10°C ou menos, em Rio Branco, o que será a mais intensa dos últimos 20 anos no mês de junho.

Comentários

Continue lendo

Acre

Pagamento irregular de diárias na prefeitura de Epitaciolândia vira alvo de investigação do MP

Publicado

em

Prefeitura de Epitanciolândia autoriza contratação emergencial de profissionais da Saúde – Foto: internet

O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) decidiu abrir uma investigação para apurar supostas irregularidades no pagamento irregular de diárias realizado pela prefeitura de Epitaciolândia, comandada pelo prefeito Sérgio Lopes (PSDB). O documento foi publicado na edição do Diário Eletrônico desta quarta-feira, 7.

Recentemente, um pedido de afastamento do prefeito de Epitaciolândia, delegado de Polícia Civil Sérgio Lopes de Souza, foi aprovado por 5 votos a 4 na Câmara de Vereadores do município. Durante a 7ª sessão ordinária, foi apresentada uma denúncia feita por um morador do município. O denunciante acusavam o gestor municipal de improbidade administrativa.

Em virtude disso, o promotor Thiago Marques Salomão, relatou que a informação constante da Notícia de Fato n.º 01.2022.00002570-7, aponta a notícia de possível irregularidade no pagamento de diárias, pela Prefeitura Municipal de Epitaciolândia, no ano de 2021.

Segundo o órgão controlador, diante do relatório de comunicação de atividades atípicas encaminhado pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT), é necessário a continuidade das investigações, convertendo em procedimento preparatório – que antecede o inquérito civil.

Comentários

Continue lendo

Em alta